Nosso Roteiro por Portugal


  Portugal  2830 visualizações

Uma das dúvidas comuns aqui no Dubbi é sobre Portugal, o que visitar, quais cidades conhecer... por conta disso, este texto trata sobre o roteiro que fiz para Portugal junto de minha filha e meu pai. Foi uma viagem que agradou a todos... desde a filhota adolescente até meu pai, que já está na terceira idade.

Portugal consegue agradar a todos... excelente culinária, paisagens maravilhosas, cidades cheias de vida e uma facillidade de deslocamento impressionante. O melhor é alugar um carro e aproveitar cada roteiro que se desenha a cada nova cidade. 

O interessante é você estabelecer cidades bases de parada e, nos dias que estiver por lá, explorar as cidades vizinhas de cada uma das bases. Este roteiro funciona de 10 a 20 dias em média. Tudo depende de quanto tempo você vai ficar em cada cidade.

Aqui eu reproduzo um pouco do que fizemos. Como sugestão, deixo alguns lugares que visitamos:

Parte I – Lisboa

No primeiro dia fizemos estas quatro atrações no período da manhã. Tem um estacionamento bem próximo do McDonald´s e do Pastel de Belem que você pode parar. É uma área ampla e, para  mim, a parte mais emblemática da cidade.

Joao Vedovello adicionou foto de Portugal Foto 1

Torre de Belém

Torre emblemática, que era utilizada como defesa. É linda, foi construída no século XV e representa um dos maiores cartões postais de Lisboa.

Padrão dos Descobrimentos

É um monumento construído às margens do Rio Tejo, que retrata os principais navegantes portugueses ou a serviço de Portugal. Construção mais que interessante de se observar e fotografar.

Pastel de Belém

Ponto obrigatório. Olhando à partir do McDonalds, você vai ver no outro lado da rua um estabelecimento com a fachada escrita "Pastel de Belém". Apenas este estabelecimento pode usar este nome, pois são os criadores. No restante de Portugal este doce é conhecido como Pastel de Nata.

Mosteiro dos Jerônimos

A entrada ao Mosteiro é paga. A graça reside em sua arquitetura, seu átrio central e suas diversas salas. É muito bonito, mas se não estiver em suas prioridades não vale a pena, recomendo algumas fotos na fachada e a entrada na Igreja apenas (que é gratuíta e possui as tumbas de Camões e Vasco da Gama). Ao lado existe o Museu da Marinha.

Na parte da tarde foi a vez de conhecer outros lugares, mas todos dentro da área central de Lisboa, o que significa ir a pé. Estacionar por esta região não vale o sacrifício. Deixamos o carro no hotel e fomos de metrô, como referência utilizamos a estação Baixa-Chiado no metrô para o desembarque.

Café a Brasileira

É aquele que tem uma estátua do Fernando Pessoa, muito concorrida para se fotografar inclusive. Tem a história por trás, exatamente por ser um dos pontos favoritos deste escritor.

Convento do Carmo

Fica uns 300 metros do elevador, arquitetura muito bonita. Vale também uma visita se não estiver muito concorrido ou apenas algumas fotos em sua área externa.

Elevador de Santa Justa (Rua do Ouro / Rua do Carmo)

É um antigo elevador que liga a parte baixa com a parte alta. É pago, mas possui uma vista interessante do alto, que mostra alguns pontos muito bonitos de Lisboa.

Praça Dom Pedro IV

Saindo do elevador, pela Rua Augusta ou Rua Áurea, você caminha em direção a esta praça. Tem uma atmosfera legal, uma estátua de Dom João I que todo mundo fotografa também.

Aliás, a Rua Augusta possui muitos comércios e lojas de departamento, pode ser uma opção para umas compras extras.

A Ginjinha

Cruzando a praça, passando pela estação do Rossio e um McDonalds, voce vai chegar num estabelecimento chamado A Ginjinha. Assim como os pastéis de Belém, este é outro produto exclusivo.

Ginjinha é um licor feito à partir de uma fruta (Ginja) que possui um gosto peculiar (não é ruim) e que considero como ponto obrigatório. A produção é local, você vai ver um monte de garrafas de vários tipos e modelos. Se tiver a opção de beber em um copinho de chocolate, melhor ainda! Alguns lugares também vendem o vinho do Porto com estes copinhos, fica muito bom.

Parte II – Sintra

Sintra é complicado... eu pensaria em até dois dias para ela, de tão bonita e interessante. Tem dois palácios imperdíveis para se visitar, além de uma outra atração inusitada e interessante.

Além disso, tem os "Travesseiros de Sintra" que são uns doces deliciosos feitos por lá e se tornam obrigação achar um lugar e comer alguns deles.

Joao Vedovello adicionou foto de Portugal Foto 2

Palacio da Pena

Este é aquele palácio colorido, com várias referências arquitetônicas utilizadas durante sua construção e reforma. Também é mais do que bem vinda conhecê-lo. Vale a pena chegar bem cedo e tentar entrar logo no primeiro horário (09h00 ou 09h30). Como é no alto do morro e muito estreito para andar dentro dele, se você deixar para vê-lo a tarde, vai perder muito tempo. Eu iria direto para ele.

Quinta da Regaleira

Ele possui várias áreas de interesse, um labirinto, um poço iniciático (que dizem ser baseado na Divina Comédia) e outras atrações similares. 

Palacio Nacional de Queluz

Se você fizer um bate-e-volta até Sintra, deixeo Palácio Nacional de Queluz para visitar no fim da tarde, ou reserve um tempo exclusivamente para ele. Acredito ser o palácio mais bonito de Portugal, com jardins igualmente belos. Talvez seja o mais europeu deles. Vale muito a visita.

Cabo das Rocas

Bem próximo de Sintra tem Cascais, Estoril e o Cabo das Rocas, o ponto mais ocidental de toda Europa.

Joao Vedovello adicionou foto de Portugal Foto 3

A vista é maravilhosa! Faz a gente pensar nas navegações, no mar que tanto fascina, nos textos de Camões. Não deixe de conhecer, mas leve um agasalho (mesmo que seja no verão) pois venta demais nesta região!

Travesseiros de Sintra

O "Piriquita" é o lugar mais famoso destes doces, mas provavelmente estará lotado e não é o único lugar. O doce é do município e não apenas de um único estabelecimento.

Eu comi na "Casa do Preto", que tem uma estrutura um pouco melhor e maior, além de mais espaço e preços melhores. Não deixem de provar.

Parte III – Fátima

Faça o caminho mais rápido e utilize a Rodovia A1 para ir até Fátima. Acredito que esteja a uns 130km de distância de Lisboa, o que faz com que o dia seja mais concentrado no Santuário para evitar um desgaste ainda maior de vocês, depois de tanto andar nos dias anteriores.

Joao Vedovello adicionou foto de Portugal Foto 4

Próximo do Santuário tem um estacionamento bem amplo (gratuito) e do estacionamento até a entrada do Santuário existem várias lojinhas do seu lado esquerdo com artigos religiosos. Do lado direito também existem muitas lojas, mas estas com estrutura de loja mesmo, maiores, mais variadas. Não faltam opções de ambos os lados para todos os gostos e bolsos.

Dentro do Santuário à esquerda fica a capela das aparições, a Igreja, os túmulos dos pastores e toda a parte mais clássica e sagrada. É realmente um lugar emocionante e diferenciado.

À sua direita fica a parte mais recente, com diversas capelas, museu e centro de convenções e reuniões, também é muito bonito, mas de arquitetura um pouco mais moderna. Porém, não menos interessante.

Se vocês estiverem com pique ainda neste dia, existem algumas opções complementares:

a) Santarém

Santarém fica uns 40km de Fátima, para quem está retornando à Lisboa. É uma cidade com monumentos, castelos e muito da tradição da antiga monarquia portuguesa. Por não ser uma das cidades mais badaladas dos turistas, fica bem tranquilo (e barato) de se conhecer. Tem um passeio de barco pelo Rio Tejo bem legal.

b) Leiria

Leiria fica uns 30km para frente de Fátima. É outra daquelas cidades escondidas, com menos turistas, que possui muito da história portuguesa a ser mostrada. As entradas em seus castelos são extremamente baratas e rendem excelentes fotos.

c) Batalha e Alcobaça

Ficam a pouquíssimos quilómetros de Fátima, mesmo que as duas cidades acima não lhe sejam possíveis, estas duas você consegue realizar facilmente. Parada imperdível!

Joao Vedovello adicionou foto de Portugal Foto 5

Parte IV - Coimbra

Base de parada. Ficamos alguns dias para conhecer a cidade e a região. Possui a universidade de Coimbra que é famosa e referência, Museu do Fado, Sé de Coimbra e muitas atrações nesta região.

Joao Vedovello adicionou foto de Portugal Foto 6

Vale lembrar que o Fado de Coimbra tem algumas diferenças em relação ao fado português, como seus cantantes. É igualmente lindo.

Entre Lisboa e Coimbra você tem Óbidos, Figueira da Foz, Caldas da Rainha, Nazaré... são tantas opções que dá vontade de parar em todas as cidades.

Parte V - Porto

Mais alguns dias de boas visitas à própria cidade e às cidades ao redor dela.

De Coimbra até Porto, a primeira parada é Aveiro, uma das cidades mais bonitas que visitei. Conhecida como a Veneza Portuguesa, possui litoral, canais e uma área muito interessante de se passear. A gastronomia aqui também é parada obrigatória.

Porto é um capítulo a parte. Uma cidade incrível! Certamente você já pensou num roteiro por aqui e quando mais próximo a região da baixa, mais interessante vai ficando.

Joao Vedovello adicionou foto de Portugal Foto 7

Além de tudo isso, existem algumas cidades que são paradas obrigaórias em seu trajeito: Penafiel, Braga, Guimarães, etc.

Joao Vedovello adicionou foto de Portugal Foto 8

Se quiser incrementar ainda mais a sua viagem, da cidade do Porto, você consegue ir/voltar no mesmo dia à Espanha. Você consegue ir até Santiago de Compostela, que é marco do turismo e de peregrinos. Lembra do livro O Diário de um Mago, do Paulo Coelho? Pois é, está a pouco mais de 200km de você. Leve moedas trocadas para os pedágios que existirão na Espanha. O "sem parar" português é válido apenas em terras lusitanas.

Enfim, opções não faltam. O problema é a vontade de ficar mais, de conhecer mais... é uma terra vibrante Portugal e mereceria uns 30 dias se tivessemos tanto tempo rsss

Até a próxima postagem!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Beatriz Bougleux

Beatriz Bougleux comentou 6 anos atrás

Lisboa é uma cidade linda mas o Porto é minha cidade favorita aqui em Portugal.

Joao Vedovello

Joao Vedovello comentou 6 anos atrás

Confesso que fiquei encantado com o país todo Beatriz... mas o Porto tem algo especial mesmo... quero voltar!!!!

Leila Conz

Leila Conz comentou 6 anos atrás

Quando voltar, reserva uns dias para conhecer Bragança, no norte... um charme de cidade, e com um dos castelos mais bonitos de Portugal (na minha opinião)

Joao Vedovello

Joao Vedovello comentou 6 anos atrás

Valeu pela dica Leila! Vou marcar Bragança sim... quero conhecer ainda mais de Portugal!

mönica maria ¨de oliveira

mönica maria ¨de oliveira comentou 6 anos atrás

Seu texto sobre o roteiro é excelente. Dicas simples e práticas. Parabéns!

Karen Mello

Karen Mello comentou 5 anos atrás

Ótimo texto João! Vou guardar para me ajudar no meu roteiro! Obrigada

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Portugal,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.