Brasília - Muito além da Lava Jato


  Brasília  2242 visualizações

"O que você vai fazer em Brasília? Não tem nada por lá! É só concreto! Só tem corrupto!"

Se algum dia você mencionou que iria passear por Brasília, muito provavelmente deve ter ouvido alguma coisa parecida daqueles que não conhecem a cidade de verdade, nem entendem a variedade de opções de turismo que existe por lá.

Conhecer Brasília é sim fazer um pouco de turismo cívico, aprender um pouco mais sobre a história do Brasil, se maravilhar com aulas de arquitetura, contemplar muitas obras de arte e respirar cultura em cada exposição que acontece por lá.

Em resumo, é uma cidade imperdível!

Dentre tantas opções que existem por lá, vou passar por algumas delas e detalhar como visitar alguns dos prédios que fazem parte do cotidiano dos jornais e noticiários. Sem contar que quase tudo é gratuito, desde a entrada até o estacionamento. Coisa pouco comum quando comparado a outros centros nacionais.

Catedral Metropolitana

Joao Vedovello adicionou foto de Brasília Foto 1

Para mim, um dos pontos mais bonitos da cidade. Sua forma pouco usual para uma igreja é um dos destaques. Internamente, a iluminação que recebe é impressionante, uma sobriedade que te coloca em reflexão. Os anjos na parte superior compõe o ambiente de forma especial.

Palacio do Itamaraty

Joao Vedovello adicionou foto de Brasília Foto 2

Local onde as recepções aos Chefes de Estado são organizadas. Impressiona os jardins de Burle Marx, e obras de artistas como Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Bruno Giorgi e Tomie Ohtake,  além de quadros de Pedro Américo e Portinari. Para visitar o Palácio do Itamaraty você deve enviar um e-mail para ([email protected]) ou pelo telefone (61) 2030-8051.

Congresso Nacional

Joao Vedovello adicionou foto de Brasília Foto 3

O ponto mais icônico da cidade é o Congresso Naciona, que aloja a Câmara dos Deputados e o Senado Federal em seu interior. Como se não bastasse, ainda possui dois anexos que são os museus de cada uma das casas, com sua história e mobiliário que remonta ao período que a sede do Governo Federal ainda era no Rio de Janeiro. Conhecer os dois ambientes, entender um pouco como a política é feita e a história que existe por trás de tudo isso é uma verdadeira aula de História do Brasil. Imperdível. Para visitar o congresso você deve acessar o endereço http://www2.congressonacional.leg.br/visite/agendamento-pt e informar data, horário e número de visitantes.

Supremo Tribunal Federal - STF

Joao Vedovello adicionou foto de Brasília Foto 4

Se no tópico acima falamos do Legislativo, aqui temos o Judiciário, que também é disponível para visita guiada e permite que você conheça um pouco mais da história e dos personagens que trabalharam nesta casa, sendo o guardião responsável de nossa Constituição. A visita, como de costume, também apresenta muitas obras de arte, muita história e muita arquitetura. Para que você possa conhecer mais este pedaço de Brasília, entre no site http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=sobreStfVisitacaoPalacio e faça sua reserva.

Centro Cultural Banco do Brasil

Joao Vedovello adicionou foto de Brasília Foto 5

Saindo um pouco da política, o CCBB é um dos lugares imperdíveis quando o assunto é cultura. Exposições permanentes e temporárias levam você num tunel do tempo, com os principais momentos da história brasileira e da participação do Banco do Brasil na história brasileira. Possui um café e um bistrô para lanches e refeições rápidas, amplo estacionamento, área extremamente bem cuidada e muita informação.

Museu de Valores do Banco Central

Joao Vedovello adicionou foto de Brasília Foto 6

A história do dinheiro pelo mundo, a história da moeda brasileira. De tudo um pouco você pode ver aqui. Assistimos aos noticiários e ouvimos falar de SELIC, Juros, COPOM, BACEN... tudo isso fica neste prédio e ainda tem este museu que é um dos melhores de Brasília. Você pode ver o dinheiro brasileiro de todas as épocas, cédulas de muitos países, histórias incríveis e inusitadas. A Sala Ouro conta um pouquinho da história do garimpo brasileiro. É imperdível! Do lado de fora, você encontrará várias lanchonetes que oferecem refeições a preços módicos; muita gente do Banco Central almoça por lá. 

Templo da Legião da Boa Vontade - LBV

Joao Vedovello adicionou foto de Brasília Foto 7

Local ecumênico e muito bonito. Considerado uma das Sete Maravilhas de Brasília, também é uma visita imperdível, com características espirituais, para reflexão e meditação. Impressione-se com a riqueza de detalhes e abrangência da obra da LBV. Não deixe de visitar a Sala Egípcia, para meditação e também a parte interna da pirâmide, que é o símbolo externo mais fácil de ser identificado.

Torre da TV

Joao Vedovello adicionou foto de Brasília Foto 8

Para se ter uma vista elevada de todo o Plano Piloto, subir a Torre da TV é passeio obrigatório. Você consegue entender perfeitamente o projeto arquitetônico, entender o que é Asa Norte, Asa Sul, e ainda ter o Lago Paranoá ao fundo. Tente chegar no fim da tarde, para ver o pôr do sol à partir do mirante. O céu de Brasília é diferente... é muito bonito... e o pôr do sol é igualmente lindo.

Memorial JK

Joao Vedovello adicionou foto de Brasília Foto 9

Este memorial foi deixado por último porque é aquele representa tudo o que existe aqui. Foi por intermédio de Juscelino Kubitschek que Brasília se transformou em realidade. Com o auxílio de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, que transforam esta vontade em obras únicas no mundo, o sonho da Capital Federal no Planalto Central ganhou forma. Estar no memorial é pagar tributo a grandiosidade de JK e entender um pouquinho do seu sonho. É um lugar lindo! De todos os mencionados é o único que cobra uma taxa simbólica de entrada, que auxilia na manutenção do próprio Memorial. Estudantes tem desconto de 50% com a Carteirinha Estudantil. História pura.

E então? Será que Brasília é só política mesmo? Permita-se conhecer um dos locais onde cultura, conhecimento e informação estão disponíveis a todos!

Eu tenho certez que você passará bons momentos e entenderá ainda mais sobre nosso país.

Até a próxima!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Ubirata Aguiar

Ubirata Aguiar comentou 6 anos atrás

João, show!!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasília,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.