Dicas para Alugar uma Bicicleta em Amsterdam.


  Amsterdã  6773 visualizações

Laíze Gama Seixas adicionou foto de Amsterdã Foto 1
Já diz o ditado: “Quando em Roma, faça como os romanos”. Nada melhor que viajar e conhecer novas culturas, costumes, experimentar a culinária, e até mesmo se locomover como os moradores locais.

Quando falamos de Holanda, logo se pensa em: Tulipas, Canais, Tamancos, Coffeshopps e é claro, BICICLETAS.
As bicicletas são o meio de transporte mais usado na Holanda, isso mesmo, meio de transporte. Ou seja, a bike por aqui vai muito além daquele passeio no parque no fim de semana. Por ter uma papel tão importante na cultura holandesa é natural que os visitantes queiram experimentar esse gostinho de pedalar por aí, como nós moradores.
Mas o que parece ser um programa super divertido, pode se tornar uma experiência traumática  e até mesmo arruinar suas férias.  Mas não se preocupe caro leitor, estou aqui para o salvar! De nada.

Cansada de ouvir várias pessoas reclamarem dos turistas que alugam bikes por aqui e de já, eu mesma ter sofrido vários mini-infartos por causa das asneiras que os visitantes fazem pelo caminho, resolvi escrever esse post para orientar as pessoas que pensam em alugar uma bike quando estiver visitando o país das bicicletas. Vamos às dicas.

Onde Alugar:

Existem vários lugares em que você pode alugar sua bike, em Amsterdam, onde moro, o turista encontra várias opções espalhadas em pontos estratégicos da cidade, próximo a parques, a museus, a estações de trem etc. Vários hotéis também oferecem aluguel de bikes.

Como Alugar/Preços:

Você precisa ter um documento de identificação e deixar uma calção de 50 euros, ou seu cartão de crédito. Isso é devolvido quando você entregar a bike sã e salva.
Os preços começam em torno dos 6 euros. Você pode escolher alugar por hora ou por dias. Os preços não variam muito de loja para loja, portanto, não vale a pena perder tempo  pesquisando  qual lugar é mais barato. 

Como Escolher o Modelo:

Você pode escolher uma bike básica ou se quiser um passeio mais romântico tem a opção de alugar a bike com 2 assentos. Se estiver viajando com crianças pode alugar uma bike com cadeirinha para bebês. Alguns lugares oferecem bikes com cestinhas na frente,  pode ser muito útil para carregar sua mochila ou sacolas de compras.

Importante:

A maioria das bikes aqui usam o sistema de freio contra-pedal. O que será isso? Já conto, eu aprendi da pior maneira. No meu primeiro rolê de bike aqui ninguém me avisou desse pormenor. Fui descobrir quando precisei frear e não havia freios no guidom, só parei quando bati em um carro, que por sorte estava estacionado. O freio contra o pedal  é quando para parar a bike você precisa pedalar ao contrário, ou seja, pedalar para trás. Se você não está acostumado com este sistema, alugue uma bike com freios convencionais e evite problemas.

Onde Ir:

Trace seu caminho com calma, antes de alugar, tenha em mente os lugares que deseja ir para não ficar perdido. Informe-se na locadora, peça ajuda se necessário. Todas a locadoras fornecem um mapinha da cidade, pegue o seu, oriente-se e marque os pontos que deseja conhecer. Normalmente as pessoas escolhem pequenos roteiros, dentro do centro, praças principais, canais e um passeio no parque.

Devo ou Não Alugar?:

Se você tem o hábito de andar de bicicleta, anda com frequência e sabe se comportar no trânsito, pode alugar sem medo e aproveite o passeio. Se você só andou de bicicleta uma vez na vida a 15 anos atrás, pense bem antes de alugar. O volume de trânsito, de bikes, de pedestres, combinado com os sinais e as regras de trânsito pode ser um pouco estressante se você não está acostumado. Se não se sente seguro não alugue.  Ou alugue uma bike de 2 lugares com um amigo que tenha experiência.

Importantíssimo:

Deixei a parte mais importante para o fim. Bicicleta não é brinquedo, é um veículo, portanto você DEVE obedecer e usar algumas regras. Infelizmente as locadoras não alertam o turista e eles saem por aí fazendo um monte de “caca”. Esse último parágrafo é um apanhado, de algumas coisinhas que você deve sempre ter em mente:

  • Respeite os sinais de trânsito e ande sempre nas ciclovias. Faça sinais de braço se for virar à direita ou esquerda.
  • Se for passear a noite deixe sempre os faróis ligados.
  • Respeite os moradores locais. As pessoas aqui usam a bike para TUDO. Para ir para o trabalho, para ir à escola, para levar os filhos, para fazer compras, geralmente estamos correndo de um lugar para o outro. Não faça nada para por em risco sua segurança e/ou a do outro condutor. Mantenha-se do lado direito da ciclovia, dando passagem para as outras bikes. Ande em fila indiana, nunca lado a lado com o amigo, a não ser que tenha espaço para isso, dentro de um parque por exemplo.
  • Use a buzina só se necessário, é comum um grupo de amigos alugarem bikes e andarem por aí buzinando só por diversão, para chamar o amigo da frente, pra fazer barulho, etc. NÃO FAÇA ISSO! É super chato.
  • Use o cadeado. Ao alugar a bike você recebe também um cadeado, USE. Sempre tranque a bike e tenha atenção onde estacionar.
  • Use o bom senso. Não saia por aí pedalando em locais que não deveria, é simples, você é o único na bike? Então provavelmente não deveria estar aí, desça  e empurre a bike até a ciclovia.

Se você quer muito passear numa bike por aqui mas não sente se confiante o suficiente com o trânsito louco de Amsterdam, há também a opção de passeios em vilas ao redor da cidade onde é muito mais tranquilo e você vai aproveitar muito mais seu passeio.  

Deixe aí nos comentários se tiverem perguntas ou se já  alugaram bikes por aqui, quero saber como foi sua experiência.

Aproveitem!

www.queroseramelia.com
@qsamelia

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marcos Arata

Marcos Arata comentou 7 anos atrás

Laíze que dicas bacanas! Quando visitei Amsterdam fiquei impressionado com a quantidade de bicicletas! Como pedestre, após tomar leves sustos e buzinadas no início da viagem, depois acostumei a sempre olhar com atenção para os dois lados antes de atravessar ou andar em uma via! :-)

Laíze Gama Seixas

Laíze Gama Seixas comentou 7 anos atrás

Oi Marcos, Que bom que gostou das dicas. O trânsito daqui é realmente uma loucura, levei uns dias para me adaptar, e até hj ainda me assusto quando estou na bike e os turistas atravessam a pista sem olhar. Hehehe

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Amsterdã,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.