Minha Experiência na India.


  Índia  5900 visualizações

Laíze Gama Seixas adicionou foto de Índia Foto 1

Se você planeja conhecer  a India, ou tem curiosidade de como as coisas "funcionam" por lá esse é um relato pessoal da minha experiênca. Resolvi contar um pouco de como foi minha viagem e dar algumas dicas. As experiências foram muitas e visitei várias cidades, tentei resumir ao máximo e mesmo assim, precisei dividir tem 3 posts no meu blog.  Abaixo vou por a parte, conclusão e dicas importantes,  aí vai:


Dicas:

Informe-se:
Antes de ir li muito sobre a Índia, tracei (e mudei várias vezes) meu roteiro. Programe seu roteiro com antecedência, anote rotas, treins, ônibus, onde embarcar ou desembarcar. Escolha a melhor época. Você definitivamente não vai quer visitar a Índia no verão, tao pouco nas monções (época das fortes chuvas e enchentes). Eu fui em Abril, na primavera, quando o inverno  já tinha acabado e o verão ainda não tinha começado.  Mesmo assim, fez muito calor em Dehli e Agra e friozinho mais ao norte. Algumas pessoas preferem Outubro e Novembro, logo depois das monções.

Visto:
O visto foi uma novela para conseguir, não sei se aí no Brasil é mais rápido, fui 4 vezes ao consulado indiano aqui em Amsterdam até finalmente consegui dar entrada nos papéis. O visto ficou pronto 1 mês depois. Portanto só marque sua passagem quando já estiver com o visto aprovado.

Vacinas:
É aconselhável tomar algumas vacinas, contra febre amarela por exemplo, entre outras doenças. Algumas pessoas dizem que é obrigatório se vacinar. No meu caso, deixei para olhar a questão vacinaem cima da hora, além de ser muito caro, como já estava bem próximo da minha viagem e as vacinas demoram um tempo para fazerem efeito decidi não tomar. Não tive problemas, ninguém perguntou se tomei as vacinas , e também não fiquei doente. Fica ao critério de cada um.

Dinheiro:
É super difícil trocar dinheiro antes de viajar, procurei muito e não encontrei. Troquei dinheiro no aeroporto assim que desembarquei em Dehli, depois troquei mais em uma casa de câmbio e também fiz saques em caixas rápido algumas vezes.
Os indianos não aceitam notas rasgadas ou furadas, portanto quando receber algum troco, verifique se as notas estão em boas condições, depois você não consegue passa-las à frente.

Onde ficar:
Escolhi e reservei todos os hotéis  antes de embarcar, achei melhor,  uma coisa a menos para me preocupar. Como a moeda indiana é desvalorizada os custos saem bem baixos, por isso você tem inúmeras opções de hospedagens para escolher, sem precisar gastar muito. Aconselho a não escolherem o mais barato de todos, escolha um intermediário, com pelo menos banheiro privativo com vaso sanitário, ao invés do convencional “buraco no chão”. Deixem sempre o vaso fechado  para evitar surpresas como cobras e escorpiões (acreditem, isso acontece!).
Se não abre mão de se hospedar em um bom hotel e não se importa em pagar mais por isso, também não há problema, você também vai encontrar hotéis incríveis, com ótimos serviços. O primeiro hotel em que fiquei por exemplo, era um 5 estrelas de uma famosa cadeia internacional e foi maravilhoso. O hotel tinha piscina, sauna e serviços de spa com massagens tipicamente indianas, era um alívio poder contar com isso ao fim de um dia de maratona no trânsito indiano. A cozinha também era ótima!  Houve um dia em que comentei ao sair pela manhã com uma recepcionista que aquele dia era uma data comemorativa, quando retornei ao fim da tarde tinha um bolo e flores a minha espera no quarto com um cartão super simpático!Para as outras cidades fiquei em hotéis bem mais baratos.

O que comer/beber:
Esse é um tópico muito importante. Não me arrisquei muito com comidas, procurei só comer em lugares mais limpos e não provei nenhuma comida de rua. Aliás, em uma das minhas viagens, paramos em um restaurante na beira da estrada, quando fui ao banheiro vi que um cara estava lavando no chão, ao lado do “vaso” as vasilhas de comida que ele estava vendendo la fora (para quem não sabe, a maioria dos banheiros na Índia são um buraco no chão). Imagina a bagunça!
Comida indiana é super condimentada, portanto, cuidado com a pimenta.
Água, só em embalagens lacradas e evite também comer frutas que já estejam abertas ou fatiadas.
Tenha sempre um frasco de álcool gel em mãos.

O que vestir:
Para as meninas, NÃO usar roupas curtas ou cavadas. Os turistas já chamam atenção normalmente, e fica super desconfortável se for mulher, os indianos ficam encarando o tempo todo. Ou seja, como faz muito calor, o melhor é usar calças largas, de tecido fino e confortável, tipo calça saruel, calça do Aladin, calça de yoga, calça de hippies,  seja lá como se chamam. Eu usava blusas de mangas curtas, mas sempre colocava um lenço em volta, cobrindo os ombros. É muito comum ver turistas, principalmente europeias usando shorts super curtos, sinceramente, acho uma loucura, um risco desnecessário, sem contar uma falta de respeito com a cultura local.

Espero não ter assustado com os meus relatos, o meu objetivo não é esse. O que quero é fazer com as pessoas estejam preparadas para saber agir em todas as situações que aparecerem. Que não se desesperem quando uma coisa não sair como  deveria. Quero também levar informação e compartilhar  as minhas experiências.   Portanto, se você ainda não foi a Índia, o que está esperando????? E se você já foi, comente embaixo e deixe seu relato.

Laíze Gama Seixas adicionou foto de Índia Foto 2
Laíze Gama Seixas adicionou foto de Índia Foto 3

Mais das minhas aventuras:

www.queroseramelia.com
@qsamelia

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Índia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.