Mercado de Kom El Khalili e o Bairro Copta
Mercado Khan El Khalili, dá vontade de não mais sair desse lugar com tantas coisas lindas. O Mercado é enorme! Teríamos que passar mais dias para realmente apreciar e comprar tanta variedade que existe. Todos os vendedores quando sabem que sou brasileira, o atendimento é personalizado, oferecem um banco para sentar, trazem café, etc. Mas também cuidado todos esses agrados é para que você compre também, claro. Mas eles são muito carismáticos. E para negociar agente dá o nosso preço também e assim todos ficam satisfeitos. Tinha somente uma horinha para a visita por sinal pouquíssimo tempo e acabei dobrando, passei duas horas. Tomamos um café turco e saímos para outro lugar. Espero retornar e passar o dia inteiro nesse Mercado riquíssimo e fazer muitas compras. Nós mulheres gostamos. Eu adoro!
Visita ao Bairro Copta no qual ainda preserva suas origens. É onde encontramos as Igrejas mais antigas cristãs do mundo e um dos bairros mais velhos do Cairo.
SINAGOGA DE BEN EZRA, um dos templos mais antigos do Egito e acredita-se que foi construída nesse lugar onde o cestinho que estava Moisés foi encontrado quando colocado no Rio Nilo pela sua mãe para escapar da fúria do rei e não ser morto. Possui dois andares um para cada sexo ou seja mulheres e homens pois não permitem que rezem juntos. Nele conhecemos a igreja de São Sergio muito simples com suas ruelas, onde a Sagrada Família Maria, José e o menino Jesus se escondeu durante a fuga para o Egito, quando foram avisados por um anjo que o Rei Herodes rei da Judéia, ordenou a matança de todos os bebês recém-nascidos na época. Visitei o Porão onde a Família se refugiou. Uma honra! A cada informação de perigo eles se escondiam nesse porão. O rei sabendo do nascimento de um Messias, temia que o mesmo roubasse o seu trono. Quanta covardia!
Percorremos as ruelas e através de uma passagem subterrânea, visitamos a Sinagoga e os cemitérios, descendo alguns degraus devido o elevado nível do solo. Encontramos pelo caminho lojas com artigos em prata e muitos souvenirs. Comprei alguns colares e pulseiras baratíssimos dessa senhorinha que é uma batalhadora e voltarei a encontrá-la, espero.
Visita a MESQUITA ALSULTAN HASSAN. Na época da construção da mesquita foi considerada notável para seu tamanho fantástico e inovadores componentes de arquitetura. Depois visitamos a MESQUITA AL REFAI. Essa mesquita foi a maior do seu tempo e abriga as tumbas da realeza egipcia com majestosos designers, como também é um importante lugar de adoração.
Para entrada nas mesquitas, temos que cobrir a cabeça com lenço como também deixar os sapatos na recepção.
Logo após visitamos de fora a CIDADELA DE SALADINO.
Após o almoço, passamos pela cidade dos mortos, sim um lugar onde 60.000 pessoas convivem digamos assim, com os mortos no cemitério.
À noite saímos para jantar. Lindo o Show de Dança do Ventre, Dervish e um cantor com uma música romântica maravilhosa.
Tudo perfeito o jantar, o atendimento, o cantor, as músicas, etc.
Retorno ao hotel e descansar para fazer mais visitas no próximo dia.
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Sola no Mundo comentou 8 anos atrás
Muito legal Clebia!
Clebia Sabino comentou 8 anos atrás
Obrigada Raquel.