Passeios e Pontos Turísticos, Transporte   Portugal

O que fazer em 7 dias em Portugal?

Ola galera, estou planejando 10 dias na terrinha..
- quais cidades devo conhecer e quanto tempo em cada?
- melhor se locomover por trem/ônibus ou alugar um carro? (quesito $$ e tempo)
tenho a intenção de ir até Braga, pouco acima de Porto, saindo de Lisboa (3) e conhecendo as cidades,
como Estoril e Sintra (mesmo dia) Fátima (1 ), Porto (2) e Braga (1).

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Rosana

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Tamara Ferretti

MELHOR RESPOSTA

Tamara Ferretti Gaspar

respondeu 2 anos atrás

Olá, fiquei um mês em Portugal. Por isso fizemos o cartão para usar todos os transportes de Lisboa (eles só valem em lisboa mesmo) pagamos em torno de 30 euros, 15 para fazer o cartão mais a recarga. Então pagamos a parte para ir para Cascais que é muito lindo.

E para Sintra que recomendamos muito, a cidade é um encanto e fomos de trem. Não me recordo o valor, mais não era muito caro. Com nosso dinheiro estava contado fomos apenas no Castelo dos Mouros tinha outras atrações bacanas mais como era paga não conseguimos ir. Chegando na cidade tem um ônibus de turismo que leva e busca no castelo e também passa em outras atrações da cidade. Acho que foi uns 11 euros. Mais vale a pena porque passa com frequencia nos pontos. Infelizmente não conseguimos ir para Porto. :( 

Purpurine Lira

Purpurine Lira Rio de Janeiro

respondeu 2 anos atrás

Rosana, o dia que fiz Braga fiz Barcelos primeiro, recomendo! E a noite fomos jantar em Guimarães, a caminho de Porto, mas fomos direto de Braga. Em Braga almoçamos na Taberna do Felix e em Guimarães jantamos no Buxa. Em Porto tb recomento o Abadia!!

André Cabral

André Cabral

respondeu 2 anos atrás

Fui de carro.

Em Sintra se voce for ao castelo, vai levar o dia todo. Vale a pena ir, o trajeto é bonito, apertado e muito concorrido. Dificil estacionar. 

Porto 2 dias esta legal - é muito bonito a parte velha. Comida magnifica no MAL COZINHADO com apresentacao de fado. 

Vale a pena um passeio na parte baixa, varios bares e uma clima muito legal. 

eu não fui a Braga, fui pro outro lado até FARO, de carro corremos aquela costa toda atras da paisagem do guia de viagens, foi maravilhos. 

Passamos por Coimbra, muito bonita tambem, proximo voce vai encontrar uma cidadezinha super linda OBIDOS. 

ENFIM, viagem por PORTUGAL sempre vale a pena, pessoal é super gente fina, vinho maravilhoso e a comida, nem se fala.

Joao Vedovello

Joao Vedovello

respondeu 2 anos atrás

Olá Rosana, tudo bem?

Quando fui para Portugal com minha família, ficamos um tempo relativamente parecido com o seu e, sem sombra de dúvidas, o carro foi a melhor opção que poderíamos ter escolhido.

Nosso roteiro foi Porto sentido Lisboa, mas pelo que pude ler em sua pergunta o seu será inverso, o que não muda o planejado.

O interessante é você estabelecer cidades bases de parada e, nos dias que estiver por lá, explorar as cidades vizinhas de cada uma das bases. Por exemplo, estávamos em Coimbra com destino a Lisboa, fizemos a parada em Fátima no trajeto. Foi ótimo aproveitar o Santarém, depois o Santuário, almoçar e chegar no horário correto de check-in em Lisboa no fim da tarde e passear um pouco por lá logo no primeiro dia.

Aqui eu reproduzo um pouco do que fizemos. Como sugestão, deixo alguns lugares que visitamos:

Dia 1 – Lisboa

Ficamos 03 dias, para conhecer as atrações abaixo e outras que não descrevi, como o Castelo de São Jorge, Oceanário, Estádio da Luz, etc. Pela manhã sugiro que você já veja os pontos mais emblemáticos, próximos ao Rio Tejo. Em poucas horas você faz estes quatro primeiros pontos, que são os principais e pode usar a tarde para outros lugares interessantes. Eles se localizam na Av Brasilia. Ficam um ao lado do outro, tudo muito próximo. Estacione seu carro logo a frente do McDonalds, que tem uma área de estacionamento interessante.

Torre de Belém

Torre emblemática, que era utilizada como defesa. É linda, foi construída no século XV e representa um dos maiores cartões postais de Lisboa.

Padrão dos Descobrimentos

É um monumento construído às margens do Rio Tejo, que retrata os principais navegantes portugueses ou a serviço de Portugal. Construção mais que interessante de se observar e fotografar.

Pastel de Belém

Ponto obrigatório. Olhando à partir do McDonalds, você vai ver no outro lado da rua um estabelecimento com a fachada escrita "Pastel de Belém". Apenas este estabelecimento pode usar este nome, pois são os criadores. No restante de Portugal este doce é conhecido como Pastel de Nata.

Mosteiro dos Jerônimos

A entrada ao Mosteiro é paga. A graça reside em sua arquitetura, seu átrio central e suas diversas salas. É muito bonito, mas se não estiver em suas prioridades não vale a pena, recomendo algumas fotos na fachada e a entrada na Igreja apenas (que é gratuíta e possui as tumbas de Camões e Vasco da Gama). Ao lado existe o Museu da Marinha.

Na parte da tarde você tem a possibilidade destes outros lugares, mas todos dentro da área central de Lisboa, o que significa ir a pé. Estacionar por esta região não vale o sacrifício. Se o hotel que vocês forem ficar possuir estacionamento, eu não pensaria duas vezes. Na pior das hipóteses, ache uma área barata para estacionar e faça os passeios a pé. Para ter uma referência, utilize a estação Baixa-Chiado no metrô.

Café a Brasileira

É aquele que tem uma estátua do Fernando Pessoa, muito concorrida para se fotografar inclusive. Tem a história por trás, exatamente por ser um dos pontos favoritos deste escritor.

Convento do Carmo

Fica uns 300 metros do elevador, arquitetura muito bonita. Vale também uma visita se não estiver muito concorrido ou apenas algumas fotos em sua área externa.

Elevador de Santa Justa (Rua do Ouro / Rua do Carmo)

É um antigo elevador que liga a parte baixa com a parte alta. É pago, mas possui uma vista interessante do alto, que mostra alguns pontos muito bonitos de Lisboa.

Praça Dom Pedro IV

Saindo do elevador, pela Rua Augusta ou Rua Áurea, você caminha em direção a esta praça. Tem uma atmosfera legal, uma estátua de Dom João I que todo mundo fotografa também.

Aliás, a Rua Augusta possui muitos comércios e lojas de departamento, pode ser uma opção para umas compras extras.

A Ginjinha

Cruzando a praça, passando pela estação do Rossio e um McDonalds, voce vai chegar num estabelecimento chamado A Ginjinha. Assim como os pastéis de Belém, este é outro produto exclusivo.

Ginjinha é um licor feito à partir de uma fruta (Ginja) que possui um gosto peculiar (não é ruim) e que considero como ponto obrigatório. A produção é local, você vai ver um monte de garrafas de vários tipos e modelos. Se tiver a opção de beber em um copinho de chocolate, melhor ainda! Alguns lugares também vendem o vinho do Porto com estes copinhos, fica muito bom.

Dia 02 – Sintra

Sintra é complicado... eu pensaria em até dois dias para ela, de tão bonita e interessante. Tem dois palácios imperdíveis para se visitar, além de uma outra atração inusitada e interessante.

Além disso, tem os "Travesseiros de Sintra" que são uns doces deliciosos feitos por lá e se tornam obrigação achar um lugar e comer alguns deles.

Palacio da Pena

Este é aquele palácio colorido, com várias referências arquitetônicas utilizadas durante sua construção e reforma. Também é mais do que bem vinda conhecê-lo. Vale a pena chegar bem cedo e tentar entrar logo no primeiro horário (09h00 ou 09h30). Como é no alto do morro e muito estreito para andar dentro dele, se você deixar para vê-lo a tarde, vai perder muito tempo. Eu iria direto para ele.

Quinta da Regaleira

Ele possui várias áreas de interesse, um labirinto, um poço iniciático (que dizem ser baseado na Divina Comédia) e outras atrações similares. 

Palacio Nacional de Queluz

Vale a pena ser feito no período da tarde, já retornando para Lisboa. Após visitar o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira (se der tempo), dirija-se para este que fica mais próximo à Lisboa.

Acredito ser o palácio mais bonito de Portugal, com jardins igualmente belos. Talvez seja o mais europeu deles. Vale muito a visita.

Travesseiros de Sintra

O "Piriquita" é o lugar mais famoso destes doces, mas provavelmente estará lotado e não é o único lugar. O doce é do município e não apenas de um único estabelecimento.

Eu comi na "Casa do Preto", que tem uma estrutura um pouco melhor e maior, além de mais espaço e preços melhores. Não deixem de provar.

Dia 03 – Fátima

Faça o caminho mais rápido e utilize a Rodovia A1 para ir até Fátima. Acredito que esteja a uns 130km de distância de Lisboa, o que faz com que o dia seja mais concentrado no Santuário para evitar um desgaste ainda maior de vocês, depois de tanto andar nos dias anteriores.

Próximo do Santuário tem um estacionamento bem amplo (gratuito) e do estacionamento até a entrada do Santuário existem várias lojinhas do seu lado esquerdo com artigos religiosos. Do lado direito também existem muitas lojas, mas estas com estrutura de loja mesmo, maiores, mais variadas. Não faltam opções de ambos os lados para todos os gostos e bolsos.

Dentro do Santuário à esquerda fica a capela das aparições, a Igreja, os túmulos dos pastores e toda a parte mais clássica e sagrada. É realmente um lugar emocionante e diferenciado.

À sua direita fica a parte mais recente, com diversas capelas, museu e centro de convenções e reuniões, também é muito bonito, mas de arquitetura um pouco mais moderna. Porém, não menos interessante.

Se vocês estiverem com pique ainda neste dia, existem duas opções complementares:

a) Santarém

Santarém fica uns 40km de Fátima, para quem está retornando à Lisboa. É uma cidade com monumentos, castelos e muito da tradição da antiga monarquia portuguesa. Por não ser uma das cidades mais badaladas dos turistas, fica bem tranquilo (e barato) de se conhecer. Tem um passeio de barco pelo Rio Tejo bem legal.

b) Leiria

Leiria fica uns 30km para frente de Fátima. É outra daquelas cidades escondidas, com menos turistas, que possui muito da história portuguesa a ser mostrada. As entradas em seus castelos são extremamente baratas e rendem excelentes fotos.

c) Batalha e Alcobaça

Ficam a pouquíssimos quilómetros de Fátima, mesmo que as duas cidades acima não lhe sejam possíveis, estas duas você consegue realizar facilmente. Parada imperdível!

Dia 04 - Coimbra

Base de parada. Ficamos 02 dias para conhecer a cidade e a região. Possui a universidade de Coimbra que é famosa e referência, Museu do Fado, Sé de Coimbra e muitas atrações nesta região.

Vale lembrar que o Fado de Coimbra tem algumas diferenças em relação ao fado português, como seus cantantes. É igualmente lindo.

Entre Lisboa e Coimbra você tem Óbidos, Figueira da Foz, Caldas da Rainha, Nazaré... são tantas opções que dá vontade de parar em todas as cidades.

Dia 05 - Porto

Mais 3 dias de boas visitas à própria cidade e às cidades ao redor dela.

De Coimbra até Porto, a primeira parada é Aveiro, uma das cidades mais bonitas que visitei. Conhecida como a Veneza Portuguesa, possui litoral, canais e uma área muito interessante de se passear. A gastronomia aqui também é parada obrigatória.

Porto é um capítulo a parte. Uma cidade incrível! Certamente você já pensou num roteiro por aqui e quando mais próximo a região da baixa, mais interessante vai ficando.

Além de tudo isso, existem algumas cidades que são paradas obrigaórias em seu trajeito: Penafiel, Braga, Guimarães, etc.

Se quiser incrementar ainda mais a sua viagem, da cidade do Porto, você consegue ir/voltar no mesmo dia da Espanha. Você consegue ir até Santiago de Compostela, que é marco do turismo e de peregrinos. Lembra do livro O Diário de um Mago, do Paulo Coelho? Pois é, está a pouco mais de 200km de você. Leve moedas trocadas para os pedágios que existirão na Espanha. O "sem parar" português é válido apenas em terras lusitanas.

Enfim, opções não faltam. O problema é a vontade de ficar mais, de conhecer mais... é uma terra vibrante Portugal e mereceria uns 30 dias se tivessemos tanto tempo rsss

Espero ter ajudado!

Boa viagem!

Purpurine Lira

Purpurine Lira Rio de Janeiro

respondeu 2 anos atrás

Isso tudo que escrevi sobre Sintra só foi possível pq estávamos de carro! O Carro te dá mais liberdade e flexibilidade! Achei o carro em Portugal imprescindível! Vale lembrar de verificar se o hotel tem garagem, senão vai ser um custo a mais! Depois que saímos do Cabo da Roca passamos por Estoril para conhecer de carro mesmo! Não deixe de jeito nenhum de ir a Óbidos, foi a nossa grata surpresa na viagem! Chegamos à noite em Óbidos. Fatima vc não fica um dia inteiro, a não ser uma escolha sua religiosa, mas não é tão grande assim... meio dia e olha lá dá pra ver tudo! Nazaré e Aveiro tb são lugares fantásticos! Espero ter ajudado! Bj

Purpurine Lira

Purpurine Lira Rio de Janeiro

respondeu 2 anos atrás

Rosana, 1 dia tem q ser inteiro em Sintra, o lugar é mágico, as opções de locais são muito diferentes um do outro e todos maravilhosos! Eu fui em Dezembro e o meu dia foi assim: Pena (abri o Palácio), Castelo dos Mouros, descemos para a cidade e almoçamos rapidinho e fomos para a Quinta da Regaleira, passei no Piriquita (o travesseio é realmente imperdível), pegamos o carro e o plano era o Montserrat, mas estamos muito cansados (Castelos dos Mouros e a Quinta da Regaleira vc anda muitooo, mas vale cada minuto!), desistimos e Montserrat e visemos a melhor escolha da vida, fomos correndo para ver o Por do Cabo da Roça, a coisa mais linda da vida!!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Portugal,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Rosana

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.