Purpurine Lira

Melhores cidades e programas para visitar e fazer em Dezembro

Boa Tarde! Ainda não conheço Portugal e estarei colocando os pés em Porto dia 21/12/16, vamos eu e meu namorado e gostaríamos de ter uma boa noção de Portugal, mas ao mesmo tempo com atenção ao clima... Minha ideia é começar por Portugal mas passar o Réveillon em alguma cidade da Espanha (postei uma pergunta tb sobre isso), então tenho até dia 30 em Portugal. Alugaremos um carro e a minha ideia seria ir descendo até Lisboa, de Lisboa fazer um bate/volta a Sintra, acham que ir a Peniche vale a pena?? Enfim, gostaria de dicas para aproveitar bem o meu tempo nesse país que sonho em conhecer faz tempo, mas também levar em conta o clima, visto que só pude marcar essa viagem para esse período.
Penso em programas culturais e românticos.
Desde já agradeço!
bjos

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Purpurine

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

A Fragata Surprise

MELHOR RESPOSTA

A Fragata Surprise  Brasília DF

respondeu 3 anos atrás

Eu acabei de voltar de Portugal, fiz um roteiro de carro de 20 dias por lá (Alcobaça, Batalha, Aveiro, Porto, Braga, Amarante, Peso da Régua, Coimbra, Serra da Estrela, Évora e LIsboa). 

Já viajei por lá no inverno e achei a temperatura bem suportável. Basta se agasalhar direitinho e dá tudo certo, dá pra passear bastante e aproveitar.

Também fiz uma viagem pela Adaluzia no inverno e foi maravilhosa. Cheguei a pegar 17 graus em Córdoba (!), embora estivesse muito frio em Ronda e Granada.

Não sei quantos dias você tem para essa viagem, mas vou sugerir um roteiro e você adapta às suas necessidades. Só alerto que você precisa de autorização para atravessar a fronteira de Portugal para a Espanha com o carro alugado. Você pode driblar essa questão fazendo alguns trechos da viagem de trem ou ônibus e alugando o carro pontualmente, para cobrir alguns percursos mais cênicos.

Começando pelo Porto, sugiro três dias inteiros na cidade,que é maravilhosa e tem muita coisa pra ver (não deixe de atravessar o rio para Vila Nova de Gaia pra visitar as caves de vinho do porto).

Descendo do Porto para Lisboa, recomendo um dia em Coimbra (pra ver a Universidade, o Convento de Santa Clara e o Museu Machado de Castro, alem de bater pernas pelas ladeiras históricas da Almadina) outro em Aveiro, para ver a arquitetura Art Nouveau da cidade e fazer um passeio de barco pela Ria.

Se você curte velhar construções medievais, reserve mais um dia para passar pelos mosteiros de Batalha e Alcobaça (dá pra ver os dois no mesmo dia).

Lisboa merece um mínimo de quatro dias (mínimo mesmo). 

Da capital, você pode descer para o Alentejo para ver Évora, uma das cidades mais bonitas que já visitei. A região tem pelo menos 60 castelos medievais e, de carro, dá para escolher um ou dois para visitar (Montemor-o-Novo, do ladinho de Évora, é fantástico). Essa etapa merece uns três dias.

Do Alentejo é um pulo para a fronteira e a Estremadura, na Espanha. Ainda não conheço Mérida (morro de vontade), que fica a 160 km de Évora. A cidade foi a capital da província romana da Lusitânia, tem um patrimônio histórico rquíssimo. Como ainda não conheço, não sei quanto tempo de estadia recomendar. 

Tem um ônibus da Alsa que sai e Évora para Mérida, via Badajóz.

De Mérida a Sevilha são 200 km. A capital da Andaluzia é uma cidade apaixonante. Fiquei seis noites lá e ficaria outras mais. Fique pelo menos três noites, pra ver a Catedral, o Alcázar, a Casa de Pilatos, o bairro de Triana, a Praça de Touros de La Maestranza e o Museu de Belas Artes. 

De Sevilha a Córdoba são 140 km. Muita gente vai até lá só para ver a Mesquita (inacreditável, de tão maravilhosa), mas tem muito mais pra ver. Eu fiquei quatro noites. Fique pelo menos duas. 

De Córdoba a Granada são mais 200 km. Essa é outra cidade onde as pessoas costumam reservar pouco tempo, somente pra ver a Alhambra. Mas o bairro do Albaicín, a Catedral, a Carrera del Darro, o Mosteiro de San Jerónimo, o bairro cigano do Sacromonte e a casa de Garcia Lorca também rendem passeios inesquecíveis. Eu fiquei quatro noites, achei pouco.

De Granada a Ronda são 180 km que voce vai fazer de vagar, porque a estrada pelas serras é cascuda. Ronda é uma vertigem de tão linda. Tem muito mais que o famoso desfiladeiro para se ver (palácios incríveis, muralhas mouras...).

Por fim, siga até Cádiz atravessando a rota dos Pueblos Blancos (cidezinhas encantadoras encravadas nas montanhas. Dá para devolver o carro em Sevilha e voar de volta a Lisboa.

Tem dois roteiros em Portugal e um na Andaluzia no meu blog. Se quiser dar uma olhada, seguem os links:

20 dias em Portugal - Roteiro de carro
http://www.fragatasurprise.com/2016/06/roteiro-portugal.html

De Lisboa a Santiago de Compostela - roteiro de carro
http://www.fragatasurprise.com/2013/01/roteiro-lisboa-compostela.html

20 dias na Andaluzia: Roteiro de uma viagem inesquecível

http://www.fragatasurprise.com/2014/01/20-dias-na-andaluzia-imagens-de-sevilha.html

Aproveite a viagem :)

Nanda Souza

Nanda Souza São Paulo, São Paulo, Brasil

respondeu 3 anos atrás

Purpurine, boa tarde

Acho que vc ja tem traçado um esboço do que deseja. Ia indicar isso mesmo, alugar um carro e ir descendo ate Lisboa. A Melhor maneira é pegar o mapa e ver o que tem no caminho, dar uma pesquisada no local etc... assim vc escolhe as cidades que deseja parar, eu fiz assim, mas cada um tem um gosto e as vezes é legal ficar meio livre, parara em pequenas cidades nao turisticas para vivenciar a cultura e dia dia local. eu sou apaixonada por Portugal e Espanha , entao qualquer lugar me diverte. A distancia entre Porto e Lisboa sao aproximadamente 300km, entao da para fazer parando e curtindo, Mas nao deixe de desfrutar uns dias em Porto, com suas Caves, o Rio Douro entre outros locais a conhecer... No Caminho há Coimbra e Fatima ( merece ao menos um pedido de proteção), mas não achei uma cidade legal para pernoite. Batalha, Figueira da Foz, Obidos. Lisboa é um caso a parte, adoro e com certeza vc consegue fazer estes bate e volta para dormir em Lisboa, conhecendo sintra, estoril etc...

Tem um site que da dicas de Portugal ( mais de Lisboa) e inclusive informa que o reveillon é bem legal e lindo, com muitos fogos de artificio. e que os lugares mais  famosos são o Terreiro do Paço e o Parque das Nações. da uma olhada la. www.dicasdelisboa.com.br

Boa viagem

Nanda

Vládia Lóscio

Vládia Lóscio Fortaleza

respondeu 3 anos atrás

Bom diaPurpurine! Portugal é um páis lindo e há muitos lugares para conhecer, muitos sabores a se provar. Em dezembro, principalmente no norte se prepare para pegar frio, mas nada que bons agasalhos não resolvam. Sua idéia de chegar pelo Porto e ir descendo até Lisboa é ótima. Poderia sugerir ir até Braga, Guimarães (onde nasceu Portugal), mas como tens poucos dias, talvez não seja um boa idéia. Mas no caminho do Porto a Lisboa sugiro Coimbra, Évora, Tomár, Fátima, Batalha, Óbidos, além de Sintra. Vale a pena pesquisar um pouco para saber quais dessas cidades te desperta mais interesse. Particularmente trocaria Peniche por outro local, mas aí é questão de gosto mesmo. Espero ter ajudado, também estarei em Portugal em Dezembro e ficarei por lá até Janeiro. Boa viagem!

Patricia Kameda

Patricia Kameda São José dos Campos

respondeu 3 anos atrás

Olá. Em dezembro é muito frio em Portugal. Por coincidência a alguns anos atrás fui a Portugal na mesma data que vc. Rsrs

A região de Porto é mais fria, mas mesmo assim dá para vc aproveitar. Vc consegue ir nas caves, passeio de barco pelo rio Douro, ir na livraria Lello, torre dos clérigos e outros.

Em Lisboa tem muitas coisas para fazer, vc pode reservar um período do dia no Oriente, Bairro Estrela, Baixo Chiado, Belém. Passei o Ano Novo em Lisboa e foi bom. Fiquei na Av. Da Liberdade.

Eu fiz bate e volta para Sintra ( no caminho parei em Queluz, tem um palácio nessa cidade), Coimbra, Cascais. Mesmo sendo frio nessa época, tem dias que faz sol. :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Portugal,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Purpurine

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.