Intercâmbio Voluntário. Por onde e como começar o planejamento?

Tenho cada vez mais pensado em fazer um intercambio voluntário no exterior, talvez para atuar com crianças ou dando aulas de inglês ou matemática. Teria disponível somente 1 mês para isso. Mas....por onde começar? Como escolher o lugar? Qual época ir? Montar um esquema planejando por conta ou fechar um pacote com essas empresas que fazem isso? Na minha visão me parece que estas empresas são muito comerciais....mas como ter segurança agendando tudo por conta? Dica de sites de busca de trabalhos voluntario? Ou seja...qualquer informação para ajudar com o início desse projeto.

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Natureza

Responda a dúvida de Carolina

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

Fernanda Leal

MELHOR RESPOSTA

Fernanda Leal Salvador

respondeu 3 anos atrás

Oi, Carolina!

Daqui a 8 dias, embarco rumo ao Egito a partir de uma vaga de voluntariado oferecida pela AIESEC, uma organização estudantil sem fins lucrativos. Já recebi alguns intercambistas de lá e gostei bastante da experiência. Agora, é minha vez de partir. Estou super ansiosa e espero que seja incrível!

Quanto ao planejamento, confesso que sou um tanto quanto intuitiva e, mesmo sendo taxada de irracional, costumo pôr em prática aquilo que faz o coração bater mais forte. 

No meu caso, vi a vaga enquanto acessava as oportunidades disponíveis e, mesmo sendo controversa, resolvi me jogar. O meu critério de escolha foi basicamente assim:

- O que eu mais gostaria de fazer?

- O que eu dificilmente teria a oportunidade de fazer em outro contexto?

- Posso me organizar para pagar?

Racionalmente falando, acho que o primeiro ponto é definir o quanto você deseja gastar. A partir daí, é só listar as oportunidades que se encaixam e analisar os prós e contras de cada uma delas.

Nanda Souza

Nanda Souza São Paulo, São Paulo, Brasil

respondeu 3 anos atrás

Carolina, boa tarde

Todas as respostas são muito válidas, a minha sugestão é realmenmte primeiro vc definir sua prioridade - É o local ou o tipo de trabalho a ser desenvolvido?

Eu trabalho com turismo a 25 anos e sim acredito que o trabalho de um agente e uma empresa especializada nisso seja extremamente valido, afinal o nome ja diz, especialista....estudam e são treinados para exercer esta função. Mas montar seu esquema de viagem sozinha tambem é muito enriquecedor e " talves" possa ficar mais barato, mas vai depender da sua desenvoltura em organizar tal viagem. Então, tudo depende do ponto de vista, do que desejamos e qual a disposinibilidade para buscar tudo por conta própria... eu qdo fui fazer um intercambio, que não era voluntário, optei por uma empresa especializada a principio, que me auxiliou em tudo, e depois de 2 meses que estava lá , prorroguei por conta propria....

Boa sorte e boa Viagem

Nanda

Fernanda Leal

Fernanda Leal Salvador

respondeu 3 anos atrás

Ah! Acabei esquecendo de dizer. Também sentia esse aspecto "comercial" em muitas instituições. A AIESEC foi a primeira que me passou uma impressão diferente. Mas isso tem prós e contras, hein? 

Viajar pela AIESEC significa economizar e ter a certeza de estar contribuindo com uma organização jovem e sem fins lucrativos. Porém, abrir mão de uma organização mais "comercial" também significa deixar de lado uma série de confortos que você teria. 

Beatriz Proença de Oliveira

Beatriz Proença de Oliveira Viçosa

respondeu 3 anos atrás

Oi Carolina, tudo bom ? 
Eu sei de uma instituição chamada AIESEC que realiza intercâmbios voluntarios, porém ela é voltada para estudantes de nivel superior.. não sei se é esse o seu caso. 

Caso não seja, eu aconselho procurar pelos programas nos paises que deseja, ao invés de intermediar por agencias brasileiras. 

Por exemplo, entre nos sites das agências de viagens por aqui e veja o nome do programa voluntario e tente contato com eles diretamente. Eu acredito que fique até mais barato. 

Boa Sorte ! 

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para África, Tailândia, Grécia, Europa,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Carolina

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.