Mateus Souza

 Estudo e Intercâmbio   Europa, Oceania

Intercâmbio aos 30 anos

Caros, estou com quase 26 anos e ainda não consegui fazer um intercâmbio. Pela andar da carruagem (profissão e grana, principalmente) só vou conseguir perto dos 30.

Alguém aqui já fez mais velho? Se sim, como foi? O que é preciso para fazer um intercâmbio mais velho? Quais as vantagens e desvantagens? Como programar melhor?

Abraços

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Mateus

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

8 Respostas

Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Bom dia Mateus,

Já tem ideia de pra onde vai? Quanto tempo pretende ficar? Que curso quer fazer ou apenas inglês?

Cara, está se tornando cada vez mais comum um intercâmbio com mais idade, não só pelas condições financeiras, mas também porque hoje em dia a cabeça das pessoas está mudando com relação a viajar e morar fora mesmo que por um pequeno período de tempo.. hoje em dia é mais fácil você ver alguém sair do trabalho, pegar o dinheiro e passar 6 meses / 1 ano fora..

Eu fiz com 18, mas estou próximo dos 30 e começo do ano estou me mandando de vez.. em tese, não deixa de ser um intercâmbio no começo, por mais que meu desejo seja de permanecer fora o resto da vida daqui pra frente, eu pretende morar em vários países diferentes durante um certo período de tempo e também me pego pensando toda vez sobre "será que estarei velho e terei a mesma vontade que tenho hoje" e isso só o tempo vai dizer e minhas experiências futuras, mas não deixe que isso te abale e não perca essa oportunidade..

O que é preciso? Independente da idade o necessário é o mesmo, uma grana pra se manter la fora em caso de não conseguir / não querer arrumar um emprego pra ficar fora por um certo período, visto, passaporte, ingressar em um curso e só!

Pra mim não existe desvantagem nenhuma, talvez apenas o fato de você se privar mais de algumas coisas, desconfiar de certos acontecimentos e as vezes não se jogar de cara nas aventuras que possam aparecer ou nas pessoas que vai se relacionar assim logo de cara, por já ter mais experiência, o que não ocorre quando somos mais novos, vemos as consequencias apenas após nossos atos e atitudes, depois de certa idade nós pensamos mais do que agimos, por um lado é bom, por outro, em outro lugar do mundo, pode ser ruim porque você pode perder uma oportunidade unica se me entende..

As vantagens são que não vai gastar dinheiro com coisas desnecessárias e fúteis as vezes, vai ter mais foco nos estudos e no objetivo que deseja, vai ter mais descanso, afinal não vai ser aquele jovem de ir pra balada de segunda a segunda, já vai ter experiência independente do ramo o que mostra mais respeito e confiança pra quem quer te contratar para um emprego..

Acho que o básico é isso.. apenas vá, não pense muito! Se organize, faça algumas contas do quanto precisará guardar por mês, vai sempre pesquisando novas coisas de onde pretende ir e se manda.. vai ser a melhor experiência da sua vida, posso te afirmar.

Boa sorte =)

Jeannie Klein

Jeannie Klein Brasília

respondeu 3 anos atrás

Olá Mateus, fiz meu intercâmbio com 35 anos!! :)

As vantagens é viajar com mais maturidade e mais foco! Poder fazer algumas escolhas que somente quem passou dos 30 é capaz de entender. Como não querer festar até de madrugada para poder aproveitar o próximo dia indo para alguma cidade vizinha!

Para mim a (única) desvantagens é que a maioria dos intercambistas são mais jovens, estão em outra fase e tem objetivos diferentes. Porém, na minha sala havia duas pessoas (bem) mais velhas que eu: um senhor argentino que já tinha mais de 60 e uma taiwanesa que estava perto dos 50. Ainda assim, fiz muitas amizades e me diverti muito - do meu jeito e no meu tempo!!

Se é o seu desejo não se preocupe com estas questões planeje, colocque em pratica, pesquise e divirta-se!!

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 3 anos atrás

Oi Mateus, estou na mesma, com 28 e ainda não fiz, acho que, como disse a Rosana, hoje em dia não tem mais esse lance de idade. Todos tem liberdade pra fazer as coisas que desejam e frequentar os ambientes que quiserem. É claro que os colegas em sua maioria devem ser jovens, mas acho que a experiência só vai te trazer coisas boas e fazer você tomar decisoes inteligentes.

Luís Felipe de Magalhães

Luís Felipe de Magalhães São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Mateus, minha dica é: nunca é tarde! 

Mete o pé pra conhecer esse mundão e não se importe com que as pessoas pensam!

Morar fora do país é uma experiência para a vida toda!

Abraços

Viviane Carlotti

Viviane Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Mateus, sei que a questão da idade às vezes preocupa mas, mesmo sendo clichê, tem coisas que independem da idade! Como viagens e intercâmbio, por exemplo!

Estou planejando o meu para o ano que vem, quando estarei com 29 anos. Hoje sei que consigo fazer muito mais coisas que antes, principalmente por questões financeiras! 

Fiz um 'intercâmbio' de duas semanas em Londres ano passado, e não poderia ter escolhido época melhor! Sinto que consegui aproveitar de tudo :)

Tire esse medo da cabeça e vai que vai!

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 3 anos atrás

Ola Mateus,,,, eu ainda não fiz, porem ainda tenho vontade,,,e ja tenho 31, acho o que mais vale é a nossa experiencia, maturidade,,, hoje em dia não existe mais essa coisa de idade,,,,o que importa é a experiencia que voce vai adquirir....não se importe com a idade, se vai ter gente mais jovem ou mais velha, vá e aproveite a oportunidade...

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 3 anos atrás

oi Mateus... acredito que não tem idade para se fazer aquilo que se tem vontade. Eu nunca fiz intercâmbio, mas resolvi aprender a surfar com mais ou menos 30 anos assim como snowboarding. 

Tenho uma amiga querida que fez intercâmbio com quase 40 anos. Ela foi para Boston para aprender inglês e as turmas eram divididas por faixa etára e ela diz que foi excelente, muito proveitoso, principalmente porque ela estava mais madura. 

Então, não importa a idade, assim que puder, vá!

Ana

Passaporte com Pimenta - Maytê

Passaporte com Pimenta - Maytê  Lleida

respondeu 3 anos atrás

Olá Mateus, 

Eu tenho 27 anos e já fiz meu intercâmbio, mas eu tenho um blog de viagens e nele eu tenho uma série só voltada para morar fora do país e recentemente uma amiga deu um depoimento - Intercâmbio após os 30.

Te convido a conhecer ;) 

Intercâmbio após os 30

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Mateus

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.