Roteiro; Custos de viagem e Câmbio, Transporte, Restaurantes, Passeios e Pontos Turísticos   Paris

Como economizar com comida,transporte e visitas a pontos turísticos em paris ?

Olá gente sou o Richard, dia 16/10, próxima segunda feira, irei viajar à paris e como sou marujo de primeira viagem, gostaria de dicas de alguém que já conheceu está belíssima cidade.

Meu perfil de viagem: Mochileiro, Estudante, Festeiro, Fotógrafo

Responda a dúvida de Richard

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Aldo Cruz

MELHOR RESPOSTA

Aldo Cruz São Paulo

respondeu 5 dias atrás

Oi Richard,

Acho que sendo econômico, tirando hospedagem, você vai gastar em torno de uns 30/40 euros por dia.

É muito gostoso andar a pé por Paris, e, considerando que essa seja a sua primeira vez na cidade, considero obrigatório você “dar uma geral” pra pelo menos ver as principais atrações como Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Notre Dame, Place de La Concord, Opera, etc. etc.  Para isso acho legal pegar um ônibus hop-on/ hop- off, pq assim vc pode descer onde achar melhor, dar um rolê e esperar pelo próximo ônibus. Tem muitas empresas que fazem esse programa, e não há muita diferença nos trajetos e preços. É só dar uma pesquisada na Internet.

Se não quiser pegar o ônibus hop-on/ hop- off, é fácil ir a muitos dos principais pontos turísticos de metrô. Em todas as estações, perto da saída (Sortie) tem um mapinha das redondezas, e é sempre bom dar uma olhada para pegar a saída certa.

É essencial que você compre o passe Paris Visite que é um bilhete especial para turistas, que pode ser usado no metrô, RER (trem), ônibus, tramway e funicular de Montmartre. Tem as opções de 1, 2 3 e 5 dias. O de 5 dias, para adulto, zonas 1 a 3,  custa cerca de 30 Euros.

É muito bom, porque você não fica com nenhuma preocupação com relação a transporte. À noite, muitas estações só têm compra de bilhete na máquina, o que pode ser difícil pra um estrangeiro. Tendo o Paris Visite, você fica sem essa preocupação, e pode usar qualquer transporte público de forma ilimitada!!! Mesmo que esteja na rua após o fechamento do metrô, tem a opção de pegar ônibus.

Com relação a passeio de barco pelo Sena, há várias opções de passeio, e várias companhias que os fazem. Tem desde um passeio de 1 hora, com locução em francês, até passeios com almoço e com jantar. Os preços variam de 15 a 60 Euros (com jantar)

No passeio de 1 hora dá pra ter um bom panorama da cidade, e é bem legal e é feito por várias companhias, todas elas na beira do Senna, entre a PontNeuf e a Torre Eiffel.  Dentre as empresas tem a Bateaux Mouches, que é a mais famosa, e tem barcos enormes. Eu gosto da Vedettes Du PontNeuf, que tem passeios de 1 ou 2 horas e os barcos saem da PontNeuf.

Uma outra opção que eu gosto bastante, é o Bateau Bus, que percorre todo o Sena, sem locução, e tem várias paradas. A vantagem aqui é que você pode comprar um bilhete para um ou dois dias inteiros, e pode parar quantas vezes quiser, descer, apreciar as redondezas, e esperar o próximo barco. Pra quem está indo pela primeira vez pode ser uma boa opção. Eu gosto.

No quesito refeição, escolha restaurantes longe das atrações turísticas. Na Bastille, na rue de la Roquete, tem muitos restaurantes, com comida do mundo inteiro.

A maioria dos restaurantes oferece um menu turístico, que quase sempre é identificado como “menu formule”, que é a sugestão do chef e pode se composto de entrada + prato principal ou prato principal + sobremesa  ou ainda o trio completo entrada+prato principal+sobremesa, cada um com seu preço.

Uma coisa bacana nos restaurantes é que, quer você peça ou não, o garçon irá colocar um cestinho com pão, um recipiente com mostarda de Dijon e uma garrafa de água da torneira (que é potável e boa), e não se preocupe porque isso não será cobrado. Para pedir mais água da torneira peça  une carafe d’eau e para água mineral (paga), une bouteille d’eau. Tal como no Brasil, é bastante comum o garçon perguntar se quer um café, que é pago, é claro.

Uma coisa importante com relação ao vinho em restaurantes:  você verá que nos cardápios tem vinho por “pichet”. Pichet significa jarra, mas na verdade há vários recipientes pichets. De de 35 a 50 cl (+/-2 taças) de 75 cl. (mais que 3 taças) e uma taça (peça une tace) de 25 cl. É mais barato do que comprar a garrafa, e normalmente são os mesmos vinhos vendidos em garrafa (que podem ser Bordeaux, Côtes Du Rhone, Beaujolais, Provence, tintos, brancos etc. etc. etc.) só que já abertos e quase sempre muito bons.

Bem, isso é só o começo porque dá pra passar uma vida falando sobre Paris.

Boa viagem

Joao Vedovello

Joao Vedovello

respondeu 6 dias atrás

Olá Richard, tudo bem?

Dá para economizar e curtir bem Paris...

A primeira dica é com relação à alimentação... quanto mais próximo você estiver dos pontos turísticos, mais caras serão as refeições e os lanches.

O segredo é comprar muita coisa em mercado (como barras de cereais, queijos, vinhos e lanches) e fazer pequenas refeições enquanto passeia, porque o que você mais fazer em Paris é andar a pé, a beleza da cidade fica por conta das caminhadas.

Outra opção é você procurar o "Plate D´jour" (não sei se é assim que se escreve exatamente)... seria o prato do dia... usualmente os restaurantes possuem um prato feito que é o mais em conta naquele dia... costumam ser bons, com preços módicos e alimentam bem... 

Esta última vez que fui para lá, costumava deixar para comprar o vinho e a pizza no bairro que estava hospedado (sempre é mais barato)... gastava no máximo 10 Euros com uma pizza e uma garrafa de vinho...

A região de Marais ou o Quarter Latin também possui bons restaurantes e preços bem em conta... vale a pena se estiver passando por lá.

Transporte existem os bilhetes diários, semanais ou unitários... se você comprar 10 unitários, o valor final fica um pouquinho mais barato que comprar a cada trecho. Os passes diários ou semanais valem a pena se você for utilizar muito o sistema de transporte diariamente... eu nunca usei.

Espero que faça uma excelente viagem!

Abraços.

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.