Europa

Alguém já teve problemas com CORREÇÃO DE NOME em passagem área?

Estou indo para a Europa com a minha mãe em Setembro e comprei as passagens pela Decolar.com. Infelizmente o sobrenome da minha mãe está com um erro de grafia, faltando duas letras e a Decolar.com me informou no dia 07/07 por telefone que a cia áerea Swiss estava cobrando uma diferença tarifária de R$2600 para emitir um novo bilhete com o sobrenome correto e que se eu aceitasse essa condição deveria abrir uma nova solicitação. Depois de uns dias eu liguei na Decolar novamente e pedi que esse valor fosse enviado para o meu e-mail, pois queria tudo documentado. Hoje recebi um e-mail deles informando que agora o valor está em R$4957 (!!!). Achei estranho e na hora liguei na Swiss, que me informou que o valor da diferença que eu devo pagar é por volta de R$922 + 50 dólares de multa.
Estou desesperada, não sei mais o que fazer. Alguém já passou por situação parecida? Devo acionar a justiça?

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Aline

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Bom dia Aline,

Procure antes de tudo uma assistência com seu cartão de crédito, onde provavelmente você comprou as passagens. Não sei qual o seu banco, qual seu limite e tudo mais.. alguns cartões tem o Global Assist, que estão acostumados a lidar com esse tipo de caso!

Se não, a companhia pode cobrar um valor para reemissão e/ou correção, pelo menos no Brasil é passível de taxa, mas não que seja esse valor abusivo ainda mais se a titularidade do bilhete for mantida.

Erros ortográficos são comuns em passagens, procure sim um advogado, até mesmo para tratar diretamente com a companhia, pois pelo que você está dizendo a decolar.com está querendo ganhar 3/4x em cima de você..

Por mais que seja um valor alto, não da pra comparar 922 com 5.000.. consulte um advogado, veja o que você pode fazer diretamente e já procure informar a decolar.com que estão te cobrando um valor totalmente diferente pela companhia diretamente.

Espero que de tudo certo.

Boa sorte!

Luís Felipe de Magalhães

Luís Felipe de Magalhães São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Que absurdo Aline. Tenho certeza que isso é ilegal.

Essas companhias estão sempre perdendo ações na justiça por esse tipo de comportamento.

Tem um site bem legal que chama jus brasil. É tipo um fórum, você joga sua dúvida e os advogados te prestam consulturia jurídica de graça. Talvez seja bom consultar lá.

Uma vez meu nome veio errado na Alitalia, numa passagem promocional também, eles corrigiram na hora. Então essa história de cobrar mais é bem roubo.

Não esqueça de avaliar a companhia aerea e a decolar com Bad Reviews em redes sociais e sites como reclame aqui.


Boa viagem!!  

Naysa Puget

Naysa Puget

respondeu 3 anos atrás

Aline, eu já tive um problema semelhante,mas graças a Deus tinha ocmprado as passgens diretamente no site da companhia aérea, e logada ba minha ocnta de fidelidade TAM. O  meu problema foi que no meu cartão de fidelidade o meu nome estava correto, mas lá nos registros deles alguém inverteu uma sílaba do meu sobrenome ... Viajei umas cinco vezes pela TAM para o exterior com o nome trocado, até que um dia indo para PARIS , como chegamos bem cedo ao aeroporto e não tinha muito movimento, eu mesma , depois de fazer o check in e ter em maõs o cartão de embarque, resolvi pedir para  a atendente arrumar meu nome, que saía sempre com a sílaba trocada .

Prá quÊ????... foi um deus-nos-acuda! Veio o supervisor da TAM e queria me impedir de embarcar com o nome errado de uma passagem que eles mesmo tinham emitido ( o erro era deles). Ele queria que eu comprasse na hora uma nova passagem e queria me impedir de embarcar. Cepois de 40 minutos de polêmicas discussões (onde eu ameacei até chamar a polícia) ele acabou me deixando embarcar "por minha conta e risco", afirmando que na segurança em São Paulo eu seria barrada - respondi para ele que já tinha viajado umas 5 vezes com o nome troado por conta  deles e fui - graças  que deu tudo certo!  Mas na volta passei a maior trabalhaeira mandando documentos para a TAM para corrigirem definitivamente o meu nome.

Mas ao comprar passagens com o decolar a coisa é diferente.... eles vendem mais barato,mas não se respoonsabilizam por nada! Tiram o corpo fora como podem... Na verdade, podem ter problemas na hora do embarque (assim como pode ser que ninguém perceba o erro se vocês não alertarem - dependendo do erro, pode passar despercebido).

Mas eu não arriscaria - foram eles que emitiram o bilhete com o nome errado ou você se enganou ao digitar? SE foram eles, procure o Reclame Aqui, procure um advogado, procure o órgão fiscalizador e exija que mudem seu bilhete sem custo adiconal, afinal o erro não foi seu. E faça isso ligeiro, pois setembro está bem próximo.  Se tiver que pagar multa com a companhia aérea, quem deve arcar com isso é o Decolar, e não vocês, pois o erro teria sido deles. 

Só não corra o risco de embarcar assim e ter problemas no aeroporto.... ia estragar toda a viagem! e Sairia bem caro!

Nanda Souza

Nanda Souza São Paulo, São Paulo, Brasil

respondeu 3 anos atrás

Aline boa tarde

Sim isso existe e hoje as cias aereas estão bem rigidas com relação às correções, apesarq ue cada uma tem uma politica diferente. Primeiramente, você precisa verificar se este erro foi seu ou da agencia. se vc escreveu o nome errado da sua mae, muitas reservas sao feitas por telefone e ocorrem este erro com frequencia, vc deve sim assumir os gastos, mas deve entrar em, contato com a Decolar e mostra o valor que a Swiss te passou, pois os valores devem ser equivalentes. Ha a multa de reemissão e caso haja diferença tarifária tambem deve ser assumido por você. Mas caso isso tenha sido erro da Decolar, no ato de fazer a reserva ai eles que tem que assumir este erro. Mas provavelmente deve ter sido seu pois vc deve ter feito pelo site não é? 

Infelizmente vc tera que pagar, mas verifique esta questao , epça a swiss para que te envie estes valores por e-mail para vc documentar isso a decolar, apesar que acredito ser dificil eles fazerem isso. 

Boa sorte

Nanda

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Aline

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.