Universidade de Santiago de Chile: um ótimo lugar para seu intercâmbio


  Santiago  25007 visualizações

O grande sonho do intercâmbio, do estudo no exterior ou da experiência de vivenciar outro idioma, pode ser realizado em Santiago do Chile. A cidade recebe pessoas do mundo todo nas universidades e cursos ofertados - a capital do Chile frequentemente figura em rankings das melhores cidades do mundo para estudantes. A segurança, a qualidade do ensino, a qualidade de vida da população, assim como o clima e a receptividade dos chilenos são fatores determinantes nesse cálculo. Poucos são aqueles que não gostariam de aprender espanhol ou estudar em uma das inúmeras Universidades de Santiago do Chile na graduação ou na pós-graduação.

A capital do país abriga suas três melhores universidades. São elas: Pontificia Universidade Católica de Chile, a Universidade de Chile e a Universidade de Santiago de Chile. Cada uma delas possui características muito próprias e a diversidade na oferta de cursos e possibilidades de estudo são uns dos pontos mais favoráveis à escolha de Santiago do Chile como polo universitário para estrangeiros.

LEIA MAIS: O que fazer em Santiago do Chile

Das três melhores universidades do país, provavelmente a mais conhecida internacionalmente é a Pontificia Universidade Católica de Chile. A instituição é privada e religiosa, foi fundada em 1888 e tinha como objetivo unir o ensino e as doutrinas católicas. Já foi considerada a melhor universidade da América Latina, é uma das mais sustentáveis do mundo e recebe cerca de 1350 estudantes estrangeiros por ano, boa parte deles brasileiros. Em sua estrutura, há três campi da universidade em Santiago do Chile, assim como um campus no sul do país. Possui também clubes esportivos conhecidos internacionalmente, como o de futebol, uma rede de televisão e um hospital sempre muito elogiado. 

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 1

Em números totais, a Católica do Chile conta com vinte e três mil alunos, quatro mil estudantes de pós-graduação, trinta e uma escolas e faculdades e cem cursos de graduação, além de 1.650 professores. Os cursos em destaque mundial são os relacionados à agricultura, silvicultura, arquitetura, arte e design, educação, direito e filosofia. Mas a universidade também conta com faculdades de Agronomia e Engenharia Florestal; Arquitetura, Desenho e Estudos Urbanos; Artes; Ciências Biológicas; Ciências Econômicas e Administrativas; Ciências Sociais; Comunicação; Direito; Educação; Filosofia; Física; História, Geografia e Ciência Política; Engenharia; Letras; Matemática; Medicina; Química; e Teologia.
DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 2

A Universidade de Chile é a mais antiga de todas universidades de Santiago do Chile, fundada em 1843. É a principal instituição educacional do país, além de ser a mais conhecida universidade pública do Chile. Ela possui museus, teatros, centros de saúde e campos esportivos, focando seus investimentos nas áreas de ciência e tecnologia e humanidades e artes. A Universidade de Chile possui cinco campi: Campus Andrés Bello, Campus Beauchef, Campus Juan Gómez Milas, Campus Norte, Campus Sur, e a chamada Casa Central. Contando com todos os campi, são quarenta mil alunos, dez mil alunos de pós-graduação, cerca de duas mil pessoas no corpo docente e catorze faculdades além de quatro institutos.

LEIA MAIS: Onde ficar em Santiago do Chile

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 3

Muito além do tamanho, esta famosa universidade de Santiago do Chile também possui grande qualidade, tendo formado inúmeros personagens da história chilena, como vinte ex-presidentes e dois prêmios Nobel, Gabriela Mistral e Pablo Neruda. As principais faculdades são as de Arquitetura e Urbanismo; Artes; Ciências Agronômicas; Ciências; Física e Matemática; Ciências Florestais; Química e Farmácia; Ciências Sociais; Veterinária e Pecuária; Direito; Economia e Negócios; Filosofia e Humanidades; Medicina; e Odontologia. A universidade também possui os institutos de Assuntos Políticos; Comunicação e Imagem; Assuntos Internacionais; e Nutrição e Tecnologia dos Alimentos.
DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 4

A terceira da lista de melhores universidades de Santiago do Chile é a Universidade de Santiago de Chile. Fundada em 1849 como Escola de Artes e Ofícios, ela se tornou uma universidade técnica por muitos anos, até que, em 1981, ganhou seu atual nome e categoria. Apesar de pequena, a Universidade de Santiago do Chile é uma das mais reconhecidas do país, principalmente porque impulsiona muitos programas para prover recursos aos jovens estudantes. Ela possui um campus, tem vinte e uma bibliotecas, sessenta e quatro cursos de graduação, vinte mil estudantes e sete faculdades. As principais faculdades são: Engenharia; Ciências Humanas; Ciências; Administração de Empresas e Economia; Química e Biologia; Ciência Médica; e Tecnologia.

LEIA MAIS: Compras em Santiago do Chile

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 5

As opções de qualidade de universidades em Santiago do Chile são muitas, assim como suas propostas e seus valores. O mais importante é pesquisar em cada área de estudos qual delas se destaca mais e serve melhor ao seu propósito. Existem novas universidades em Santiago do Chile que estão se destacando, como a Universidade del Desarrollo, que também seleciona estudantes brasileiros. A garantia de uma experiência enriquecedora e satisfatória tanto profissionalmente quanto pessoalmente é certa nesta cidade que reúne as características de uma grande capital e de um centro universitário aberto para cada intercambista descobrir.

LEIA MAIS: Como comprar passagens aéreas para Santiago do Chile

No entanto, a educação no país ainda possui grandes entraves no quesito inclusão e acesso igualitário, principalmente porque mesmo as universidades públicas cobram mensalidades e taxas financeiras aos estudantes. A falta de um ensino superior público e gratuito é pauta da sociedade chilena há anos e motiva, desde 2011, um levante estudantil com protestos pelo direito ao ensino gratuito que ganharam as páginas dos jornais internacionais. Os legados das manifestações foram principalmente algumas mudanças nas taxas e facilidades nos pagamentos, mas o problema ainda não foi resolvido. As críticas se concentram não apenas na limitação do acesso ao ensino superior (pois apenas quem tem dinheiro pode estudar), mas principalmente ao grande endividamento dos estudantes que demoram até dez anos pra pagar a dívida de um curso de quatro anos, por exemplo.

DUBBI  adicionou foto de Santiago Foto 6

Mesmo com altos custos, as universidades de Santiago do Chile são muitas vezes escolhidas por brasileiros como local de intercâmbio ou mesmo de formação integral. Com destaque em áreas como medicina, engenharia, arquitetura e design, o Chile também é um bom destino para estudantes de áreas humanas e exatas. O processo de intercâmbio normalmente é conveniado entre universidades brasileiras e chilenas. Cada processo possui seus regimentos e requisitos específicos.

Já para fazer uma graduação completa em uma universidade de Santiago do Chile o estudante estrangeiro precisa de um comprovante de proficiência na língua espanhola e um resultado positivo na prova de seleção universitária chilena, a Prueba de Seleccíon Universitaria (PSU). Elaborada pela Universidade de Chile e coordenada pelo Ministério da Educação, o exame é dividido em dois, um de idioma e outro de matemática - dependendo do curso também são feitos exames específicos como de química, física, biologia, literatura, história. As notas dos anos escolares secundaristas também são consideradas na hora da adesão a uma universidade.

LEIA MAIS: Restaurantes em Santiago do Chile

Para os estudantes que desejam fazer um curso de idioma espanhol, ou passar apenas uma temporada estudando em uma das universidades de Santiago do Chile, é necessário obter um visto de estudante. Normalmente, a exigência básica para a obtenção de vistos de estudos é a carta de aceitação em um programa de formação universitária ou de uma instituição de ensino do Chile. Outra exigência aos alunos estrangeiros é a proibição do trabalho ou de atividades remuneradas durante o tempo de estudo no país. No total o Chile possui 16 universidades públicas e 47 privadas, além de uma enorme oferta de cursos de idiomas. Os melhores do país se concentram, é claro, na capital Santiago do Chile.

Já estudou em alguma universidade de Santiago do Chile? Conte sua experiência nos comentários!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Santiago,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.