Curiosidade e Inspiração, Roteiro; Custos de viagem e Câmbio   Ushuaia, Torres del Paine, El Calafate, San Pedro de Atacama, Santiago, Punta Arenas, Chile, Argentina, Patagônia

Ushuaia ou Deserto do Atacama?

Então, galera, eu vou fazer meu primeiro mochilão, em setembro de 2018, mas tô muitooo em duvida se faço Atacama + Santiago + Valparaíso ou se faço Ushuaia + El Calafate + Torres del Paine + Punta Arenas. Já pesquisei muuuuito sobre e continuo na dúvida, pois ambos seriam muito "meu estilo", digamos. Queria saber a opinião de quem já foi, sobre os passeios, melhor custo benefício, etc, levando em consideração que não sei nada de espanhol e vou sozinha, rs.
Obrigada, desde já...

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Caçador de Artes e Design, Família, Gastronômico, Historiador, Festeiro, Natureza, Fotógrafo

Responda a dúvida de Eduarda

Paula Salvo

Paula Salvo São Paulo

Oi Eduarda,

Fui para os dois em viagens separadas, eram os lugares que eu mais queria conhecer!

Bom, maiores diferenças: Atacama tem paisagens liiiindas! Umas lagunas de morrer, e se você ja tiver por la, vale a pena fazer Salar de Uyuni tbm! Na Patagonia as paisagens sao igualmente lindas, porem é mais trekking, em TDP você vai andar demais, em El Calafate vai conhecer uma cidade super charmosa e pode fazer um trekking num glaciar, é demais!

Se você for do tipo que gosta de fazer trekkings, de caminhar, ver montanha e principalmente, de frio, vale a pena Patagonia (eu fui em Janeiro e tava frio, nem imagino setembro!).. se for um rolê ver paisagens lindas, lugares que não tem igual no mundo mas você preferir dar uma descansada, não fazer muuuito exercicio fisico nem nada dai Atacama + Uyuni (alias eu fui pra Vina e Valparaiso) mas trocaria faaacil pelo Uyuni se nao tivesse tempo, é praia mas quando fui em Outubro tava meio congelante, sem chances de chegar perto do mar, é mais para conhecer a cidade e Santiago ir em vinicolas, comer e beber um monte!

Agora questão de preços: no Atacama vc vai achar todos os tipos de agencia, desde as mais baratas até as fortunas que te levam pra passeio particular! Tudo vai do seu bolso, só feche com uma com referencia, por que vc vai passar o dia todo no passeio, uma boa oferece comida, tem guias que sabem o que tao falando, carros bons... Na cidade tem restaurantes de tudo quanto é custo tbm!

Assim como na Patagonia! Os passeios la sao um pouco caros tbm, e ambas as cidades sao turisticas, então ja da pra esperar que sejam mais carinhas!

Se você quiser, te mando um email com umas dicas, só avisar!

Beijos!

Aldo Cruz

Aldo Cruz São Paulo

Oi Eduarda,

Não conheço o Atacama, mas conheço Santiago, cidade muito legal, e Valparaizo, uma cidade e prainha sem grandes atrativos, na minha opinião.

Fui agora no final de novembro, início de dezembro pra Patagônia Argentina, e adoreiiiiiiii !!!!!  Não fui pra Torres del Paine porque quem me conhece e já foi pros dois lugares, me recomendou que eu fosse para El Chaltén ! O máximo !!!!

Segue um resumo da minha trip.

Fiquei 18 dias por lá e meu roteiro foi: Buenos Aires, Puerto Madryn, Ushuaia, El Calafate e El Chaltén. Passei pelo menos 3 noites em cada lugar, porque gosto de viajar com tempo e me enche o saco entrar e sair de hotel, fazer e desfazer mala, ficar cuidando de horário e por ai vai. Fiz tudo por minha conta, e de avião, exceto o trecho El Calafate – El Chaltén, que fiz de ônibus super confortável, uma viagem de 3 horas em estrada ótima. Em BA me hospedei em hotel, em Puerto Madryn em hostel, em Ushuaia aluguei uma casinha pelo Airbnb e em El Calafate e El Chaltén em dois ótimos Bread and Breakfast.

Comprei todos os passeios pela internet, antecipadamente, e tudo correu muuuuuito bem. Estou dizendo que foi a viagem de natureza mais espetacular que fiz na vida, e que não teve nenhum perrengue. Eu gosto de atividades ao ar livre e faço corridas. Tem algumas atividades que eu fiz, que é preciso estar em boa forma física, e admito que nem todo mundo gosta de fazer trekking de horas, subir em montanhas, fazer longas caminhadas no brejo, etc. mas eu gosto he he he ...... Fiz também programas “normais”.......

Em Puerto Madryn fiz um passeio de um dia pela Peninsula Valdez para visitar colônia de pingüins de Magalhães, colônia de leões marinhos e, a cereja do bolo, fazer avistagem de baleias franca. Fiz um outro passeio até Punta Tombo, onde existe a maior colônia de pingüins de Magalhães. Fui também a Trelew e Gaimán, pequenas cidades de colonização galesa.

Em Ushuaia, que é espetacular, aluguei uma casinha pelo Airbnb o que foi ótimo, pois ficava no alto da montanha e tinha uma vista espetacular. Fiz um passeio no Parque Nacional da Terra do Fogo, que tem paisagens espetaculares. Não pegue o tal do trem do fim do mundo. Passeio “roubada”. É uma Maria fumaça que anda a meio por hora, em um trajeto que dá pra fazer à pé e  aproveitar muito mais. Não sei se você gosta de trekking, eu gosto muito, e se gostar, reserve umas 3 horas para o parque, caso contrário, 1 hora está de bom tamanho. Recomendo usar calçado apropriado, impermeável.  No mesmo pacote que comprei, incluía uma ida à Playa Larga, de onde se tem uma bela vista da cidade, uma subida de cerca de uma hora até o Glaciar  Martial, espetacular, e finalizando com uma ida a um Ice Bar, com tudo free, ou seja, bebida já paga. Foi bem legal.

Fiz também uma navegação de dia inteiro pelo Canal de Beagle, que é muito legal pois avistam-se os animais em seu habitat natural. Passamos pela ilha dos cormorões, três ilhas de leões marinhos, farol dos eclereurs, almoçamos na Estância Herberton, e finalizamos o dia na Isla Martillo onde tem colônia de três tipos diferentes de pingüins, e de brinde ainda tinha uma foca leopardo fazendo a siesta. A volta a Ushuaia foi de ônibus.

Em outro dia fui até a Lagoa Esmeralda. Espetacular. Peguei um ônibus que me deixou no início da trilha, e daí por diante é só seguir a sinalização pelo bosque até se chegar na Lagoa, que fica no pé de uma montanha de neves eternas  !

Em El Calafate fiz avistagem de aves na Laguna Nimes. O grande lance é fazer um mini trekking no Glaciar Perito Moreno. Não deixem de fazê-lo. É uma experiência única na vida. Caminha-se por cerca de 2,5 horas pela geleira, e ao final tem um brinde com whisky e gelo da geleira. Fiz pela Hielo & Aventura.

Também fiz um passeio chamado Rios de Hielo, no Parque Nacional de los Glaciares, que é uma navegação pelo Lago Argentino, em um catamarã bem grande. Nesse lago “desembocam” 4 ou 5 geleiras. No passeio a gente avista a grande geleira Upsala, uma outra que eu esqueci o nome, e termina na Geleira Spegazzini, que é fantástica, e ainda tive a sorte de ver um bloco de gelo se desprender da geleira. Fora que durante a navegação avistam-se enormes e coloridos Icebergs. Recomendo muito o passeio também.

Em El Chaltén, a capital Argentina do trekking, o grande lance é fazer a caminhada até o monte Fitz Roy. É uma caminhada de cerca de 3 horas em terreno mais ou menos plano, e irregular, mais uma subida de pedra de 1 hora. No total são cerca de 4 horas para fazer 10 km, mas o destino final  justifica plenamente.

Bem, foi isso que eu fiz, e gostei muuuuuuuito. Precisando de mais informações, é só pedir.

Boa sorte no seu planejamento e

Boa viagem

Nilton Camargo

Nilton Camargo Caxias do Sul

Oi Eduarda,

Sobre você ir sozinha e não ter initmidade com o idioma, isso não chega a ser um problema, muitas pessoas viajam sozinhas e não falam português ou espanhol e sempre sobrevivem...rsrsr

Qualquer um dos destinos que você escolher não ira se arrepender, já estive em ambos, e na minha opinião eu faria o roteiro do Ushuaia, porque prefiro regiões menos quentes.

Outra forma de decidir é ir primeiro para o roteiro mais barato, visto que ambos são incríveis.

Vlw

Abraço

Nanda Souza

Nanda Souza São Paulo, São Paulo, Brasil

Eduarda, boa tarde

Duvida cruel não? eu nao conheço nenhum mas ambos estão na minha lista. Acredito que vc deva realçmente fazer a pesquisa de valores, para ver qual lhe convem mais. Como vc ja pesquisou bastante sabe dos passeios etc ai realmente é uma questao de custos e clima rsrsrsr

Eu escolheria em primeira viagem a patagonia nesta epoca, final de estação de esqui, ainda frio, neve etc...

Boa viagem

Fernanda

Martha Sousa

Martha Sousa São Paulo

Olá, Eduarda.

Em 2012 eu fiz um mochilão pela Argentina, incluindo Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Bariloche, Mendoza e finalizando em Buenos Aires. A viagem foi incrível e conheci lugares surreais, porém eu fui em dezembro e mesmo assim o frio era intenso. Como você pretende ir em setembro, eu optaria em ir para o Atacama. Voltei do Atacama no final de novembro. Visitei Santiago, Atacam e uyuni. As paisagens são lindas também e acho mais rústicas, por ser tudo muito árido. Eu amei de paixão o Atacama e Uyuni e quero voltar para fazer alguns passeios que não fiz. Qualquer que seja a sua escolha, não irá se arrepender, mas assim como foi citado, a Patagônia irá exigir um pouco mais no sentido de realizar os trekkings, já o Atacama os passeios são todos fechados com agências que te levam até o local.

Não sei como está os valores dos passeios na Patagônia atualmente, mas no Atacama os preços são carinhos, mas dá para negociar se fechar mais de um passeio com a mesma agência.

Se for ficar em hostel, recomendo muito o Hostel CAmpo Base. É muito bom. O atendimento da Sara, que é uma brasileira que trabalha lá, é fenomenal.

Enfim, desejo-lhe uma ótima viagem.

Leide  Ferrari

Leide  Ferrari Toledo

Veja opções de roteiros personalizados para Ushuaia, Torres del Paine, El Calafate, San Pedro de Atacama, Santiago, Punta Arenas, Chile, Argentina, Patagônia,