Restaurantes em Santiago do Chile
A capital do Chile é o centro gastronômico do país. Em Santiago é possível encontrar todos os sabores da costa e do campo combinados com o melhor que o país tem a oferecer em vinhos e bebidas típicas. Em Santiago do Chile as principais pedidas culinárias são os peixes e frutos do mar, além das maravilhosas “parrillas” (churrasco) preparadas à chilena, sempre acompanhadas de uma variedade de vegetais, frutas e alimentos abundantes no país, como o milho e o abacate. Neste texto, vamos mostrar alguns dos melhores restaurantes em Santiago do Chile.
A explosão de sabores que se experimenta nos restaurantes em Santiago do Chile está fortemente relacionada com o amplo litoral chileno. O Oceano Pacífico oferece aos cozinheiros e chefes locais uma imensa variedade de peixes e frutos do mar servidos de diversas maneiras e com combinações diferentes em muitos restaurantes em Santiago do Chile. Caranguejos gigantes da Patagônia, mexilhões, ouriços-do-mar, siris, ostras e uma quantidade enorme de outros ingredientes saborosos da gastronomia chilena são servidos aos turistas que querem não apenas conhecer a capital do Chile, mas principalmente saboreá-la.
LEIA MAIS: O que fazer em Santiago do Chile
Restaurantes em Santiago do Chile para a imersão cultural não faltam, e isso incluem mesmo alguns de forma econômica. Para os viajantes que preferem gastar menos com a alimentação a dica é pedir o “menu do dia”, nosso “prato feito”, que normalmente conta com um prato de entrada, um prato principal e sobremesa, além de bebida. Essa é uma boa opção bastante econômica e disponível na maior parte dos restaurantes em Santiago do Chile.
Outra alternativa mais em conta e realmente saborosa pode ser encontrada em muitos restaurantes em Santiago do Chile: a empanada chilena. Diferente daquelas produzidas na Argentina ou no Uruguai, a empanada consumida em Santiago do Chile é feita com recheios diversos como frutos do mar, queijo, ou a clássica empanada de pino (carne, cebola, passas, azeitona e ovo cozido). Outra comida típica e abundante na capital do Chile são as “humitas”, variedade de milho característico do país preparado com manjericão, cebola e páprica e envolto em folhas de milho. Uma delícia!
LEIA MAIS: Santiago do Chile, o turismo na capital
Para beber, os restaurantes em Santiago do Chile também oferecem opções incríveis, como os famosos vinhos chilenos, exportados ao mundo todo e de qualidade reconhecida. Além disso, o Chile é o país do pisco sour, bebida composta por uma mistura de pisco (água ardente) com limão e xarope de açúcar, uma degustação inesquecível.
O Mercado Central é um dos lugares imperdíveis de Santiago do Chile, principalmente pela variedade de restaurantes que trabalham com a maior matéria-prima culinária do país: os frutos do mar. O Mercado Central é bem turístico, por isso pode se ter a impressão de que é caro, mas basta procurar um pouco para achar restaurantes com preços menos salgados, em sua maioria localizados mais ao fundo. Se o orçamento do viajante for mais abrangente, é possível conhecer o restaurante Donde Augusto, onde se faz a famosa centolla - o caranguejo gigante da Patagônia, típico do paladar chileno e bastante pesado no bolso.
LEIA MAIS: Como comprar passagens aéreas para Santiago do Chile
“Não deixe de ir então ao bairro Lastarria, as ruas e seus arredores são lugares onde se encontram bons restaurantes e moda mais alternativa”, indica o viajante Dennis Carlotti, de São Paulo. Os restaurantes em Santiago do Chile mais badalados ficam realmente na região central, nos bairros Lastarria e Bellavista, famosos pontos turísticos com muitos bares e restaurantes para escolher.
Para aqueles que procuram por cardápios bem diversos, um dos restaurantes mais conhecidos da região do Patio Bellavista - quarteirão que reúne bares, restaurantes e lojinhas para quem vai a Santiago do Chile para ver e ser visto - é o restaurante Galindo, frequentado por chilenos e turistas e com preços acessíveis. É uma ótima opção para comer pastel de “choclo”, “empanadas”, “reineta”, “cazuela chilena” e também o famoso “lomo a lo pobre”. Além disso, o Galindo conta com música e um ambiente agradável para se divertir.
LEIA MAIS: Santiago do Chile, pontos de interesse que você precisa conhecer
Outro restaurante em Santiago do Chile no Patio Bellavista é o Azul Profundo, especializado em peixes e frutos do mar. O local se destaca pela qualidade da comida com especial ênfase para o risoto de mariscos. No mesmo bairro encontramos outro restaurante em Santiago do Chile clássico, o Como Agua Para Chocolate. Muito frequentado por turistas (melhor reservar uma mesa antes), o local é bem decorado e a comida é sempre muito elogiada.
Para experimentar os sanduíches chilenos, normalmente recheados com abacate, o Liguria é um dos melhores restaurantes em Santiago do Chile. O bar-restaurante fica no bairro Providencia e tem preços mais salgados. No mesmo bairro estão os restaurantes das maiores grifes gastronômicas do Chile. Para quem procura algo mais sofisticado, nada como uma visita ao famoso Aquí Está Coco, do mestre da cozinha local, o chef chileno Jorge "Coco" Pacheco.
Para uma visita mais histórica a dica é conhecer a Confiteria Torres, um dos restaurantes em Santiago do Chile mais antigos, lugar importante na história local e que não pode ficar fora de nenhum roteiro pela capital do país. Outro lugar muito famoso em Santiago do Chile é o The Clinic, bar-restaurante de tradição política e satírica, cujo nome provém do local de internação do ditador Augusto Pinochet em Londres, o The London Clinic, onde ele foi preso. The Clinic foi primeiro um jornal que abusava do humor ao falar dos políticos chilenos e depois virou um bar-restaurante bastante frequentado por moradores de Santiago. O Tiramisú é outro restaurante famoso muito procurado por moradores da capital do Chile. Oferece pizzas e massas deliciosas além de um dos melhores pisco sour de Santiago.
LEIA MAIS: Onde ficar em Santiago do Chile
Já o restaurante Giratório, conhecido ponto turístico e gastronômico do Chile, é uma experiência que também não pode ficar de fora do roteiro de nenhum viajante. O restaurante se destaca pela experiência para além da alimentação. Ali o visitante tem uma belíssima vista da cidade cercada pelos Andes em 360 graus, mas sem enjoos, já que o giro é realmente lento e agradável. É recomendado fazer reserva, pois o Giratório é um dos restaurantes em Santiago do Chile mais disputados. Uma dica de ouro é ir durante o pôr do sol, com garantia de uma vista inesquecível que começa em um ponto e termina do outro lado da cidade.
E você, conhece mais restaurantes em Santiago do Chile imperdíveis? Deixe nos comentários e inspire viajantes!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Rodrigo Machado comentou 8 anos atrás
Show!!! Maravilha!!!
Dennis Carlotti comentou 8 anos atrás
Ótimo texto e obrigado mais uma vez pela referência =)