Roma em 3 ou 4 dias é possível?


  Roma, Itália  3405 visualizações

Olà amigos

Para quem não sabe, sou professora de italiano e, nas horas vagas, escrevo um blog de turismo, o turistando.in
Assim que me formei, juntei uma grana e zanzei pela Itália por 6 meses, mas ainda não consegui ter um tempo para escrever sobre todos os locais que visitei.

Nesta semana, resolvi escrever alguns posts sobre Roma após um aluno me perguntar se em 3 dias ele conseguiria conhecer Roma.

Direi a vocês o que disse a ele: Não! Mas se você não ficar de bobeira e ter um roteiro bem planejado, conseguirá sim ver muita coisa que a cidade pode oferecer.

O roteiro abaixo pode dar certo para aquele “Turista Facebook”, que circula pela cidade com sua câmera e fotografa os pontos turísticos, mas também pode auxiliar aos que irão para a cidade com mais tempo, que entrarão nos museus e nas igrejas, mas que, mesmo assim, precisam otimizar seus dias.

Vamos lá:

Antes de tudo, vamos olhar direito o mapa turístico de Roma para entender melhor a cidade.

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Roma,Itália Foto 1

Neste mapa acrescento apenas a parte super turìsticaQuando me pedem conselhos, eu sempre divido Roma em 4 partes:

* norte: a parte com o Vaticano até a Piazza del Popolo, terminando no Borghese;

* centro: a maior parte, com toda a Roma barroca;

* sul: a parte antiga de Roma, com o Colosseo, o Foro Romano e Palatino, etc)

* Trastevere: um bairro bem interessante, do outro lado do Tevere. O local é famoso pelos bares, restaurantes e sua vida noturna. Se não tiver tempo, vá para lá a noite para jantar! Mas se tiver tempo, visite a igreja Santa Maria in Trastevere!

Desta forma, não pense em fazer no mesmo dia Coliseu e Vaticano. Você perderà um tempo imenso se deslocando (o trânsito de Roma é caótico e não há muitas linhas de metrò).

1° roteiro: Norte

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Roma,Itália Foto 2

Este roteiro inicia no Vaticano, passando pelo Castel Sant’Angelo e termina na Piazza del Popolo

Tempo: O “hominho” do Google fez este percurso em pouco mais de 1 hora. Mas você vai parar para ver, apreciar e fotografar, não é?

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Roma,Itália Foto 3

Se você entrar nos Museus do Vaticano e na Basilica de São Pedro, talvez consiga fazer esse roteiro em 1 dia inteiro. Se não te interessa entrar nestes locais, certamente fará esse trajeto no período da manhã. Assim, você pode pegar a Via del Corso no sentido da Piazza Spagna e fazer um pouco do 3° roteiro que  mostrarei adiante.

Dicas:
1) Os museus Vaticanos são incríveis e valem muito a pena, mas a fila é imensa. Se quiser entrar, compre o bilhete antecipado no site e agende para o 1° horário disponível.

2) A Basilica tem fila e, até onde eu saiba, não há bilhete corta fila. A fila na verdade é para passar no raio X e a peneira ali é bem complicada. Não se esqueça que você não poderá mostrar os joelhos e os ombros. Esteja com calça, saia ou bermuda longa e uma camisetinha. Ainda na basílica, você pode conhecer a necrópoles, mas precisa reservar antes (neste post explico como). Tem também a possibilidade de subir a cúpula.

3) Eu não entrei no Castelo de Sant'Angelo. Se você tem apenas 3 ou 4 dias, eu não aconselho entrar. Mas se visitar Roma no verão ù, que tal participar da "Noite no Castelo"?

4) A igreja Santa Maria del Popolo é linda e tem muita coisa bacana para ver. Mas preste atenção no horário de abertura!

5) A Piazza del Popolo é fantástica! Pare em frente à igreja Santa Maria del Popolo e olhe em direção ao obelisco, colocando-o no meio das duas igrejas.

6) Um dos melhores museus de Roma, o Borghese, se encontra após o final deste roteiro. Caso você não tenha ido no museu do Vaticano, pode tentar entrar neste. Mas atenção: você precisa reservar antecipadamente a tua visita.

Segue abaixo o post que fiz descrevendo os locais que você pode visitar neste roteiro:

 

2° roteiro: Sul

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Roma,Itália Foto 4

É o roteiro da Roma antiga, com o Coliseu e o Foro Romano. Porém, há mais coisas para ver nesta região. E se você curte museus, super aconselho a conhecer o museu Capitolino no Campidoglio.

Tempo: eu daria um dia inteiro para fazer esse roteiro (principalmente se você entrar no Museu Capitolino), mas caso voce nao entre nos locais, é possível sim fazer em menos tempo e aproveitar o fim do dia para começar o 3° roteiro.

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Roma,Itália Foto 5

Dicas:
1) Compre antecipadamente o ingresso para ver o Coliseu e o Foro Romano. Você ganharà um bom tempo fazendo isso. Imagine que, entrando no Coliseu e no Forum Romano, você precisarà de uma manhã inteira (e talvez um pouco mais) para completar o roteiro.

2) Eu super aconselho começar seu roteiro na estaçao Cavour para ver a estátua de Moises de Michelangelo na igreja San Pietro in Vincoli.

Segue abaixo o post que fiz descrevendo os locais que você pode visitar neste roteiro:

 3° roteiro: Centro

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Roma,Itália Foto 6

Apenas por praticidade, iniciei este roteiro perto da estação Roma Termini, passando pela Piazza Spagna e terminando na Piazza Venezia. É o roteiro mais cheio de coisas para visitar, entre praças, palácios, igrejas e galerias.

Tempo: Eu daria uns 2 dias para cá. Talvez seja possível fazer isso na correria, mas simplesmente passar pelo local, tirar foto e fazer “check” não acho interessante!

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Roma,Itália Foto 7

Dicas:

1) Há várias galerias de arte nesta região. A que achei mais interessante é a Barberini, que é gratuita em todo 1° domingo do mês!

2) Para quem estudou italiano com o livro Nuovo Progetto Italiano ou para quem curte um bom (e caro) café, após visitarem a Piazza Spagna, façam uma breve pausa no Antico Caffè Greco, na via dei Condotti.


3) A Via dei Condotti é a “Oscar Freire” romana! Se você curte moda de grife, faça uma caminhada.


4) Há um monte de bicas de água espalhadas por Roma. Todas são potáveis! Leve sua garrafinha na mochila e reabasteça!


5) O Consulado Brasileiro se encontra na Piazza Navona e está no Palazzo Pamphilj. O Brasil é um dos poucos países que compraram o espaço de seu consulado (e houve muita crítica na época)


6) Ao entrar no Pantheon, você observará que há um buraco no teto. Dependendo do horário, o efeito do sol fará ótimos efeitos. Mas também observe o chão! A água da chuva precisa sair, não?

Segue abaixo o post que fiz descrevendo os locais que você pode visitar neste roteiro:

Há muito mais, claro! Mas este roteiro é para 3 dias em Roma!
Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Roma,Itália Foto 8

Com isso, espero ter ajudado o teu roteiro. Mas eu aconselho, pelo menos, 5 dias na cidade.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Caio Martins

Caio Martins comentou 2 anos atrás

Juliana, muito legal seu texto. Acabei de recomendar em uma resposta! Adoro suas dicas! Parabéns!

Priscila Navarro

Priscila Navarro comentou 2 anos atrás

Sensacional!!! Vou pra Roma em 2 meses e seu texto vai servir de base pro meu roteiro!! Obrigada!

Elaine Dias

Elaine Dias comentou 8 meses atrás

Queridos viajantes! Estou iniciando minha trajetória como Digital influencer e gostaria de contar com o apoio de vocês. Na verdade é uma troca de favores kkk. Compartilho com todos as minhas dicas de roteiros econômicos, dicas de intercâmbio e também alguns guias que todo viajante precisa saber. E para que isso cresça preciso que vocês me ajudem dando aquele curtidinha na página do facebook. Blog: https://www.maladeviagem.org/ Facebook: https://www.facebook.com/Sitemaladeviagem/ Obrigada!

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada e feita sob medida para você?!

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim!

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.