A páscoa no sul da Itália.


  Itália, Basilicata  3447 visualizações

Quem me conhece sabe que eu não sou religiosa e festas, como Natal e Pascoa, são meros feriados em minha vida. E por não ser religiosa, não conheço muitas de suas tradições, exceto ganhar presentes e ovos de chocolate. ;)

Em 2008 fui passar um bom tempo na Itália e, na semana da Páscoa, eu estava em uma pequena cidade da Basilicata chamada Rionero in Vulture, uma minúscula cidade lucana famosa pela belíssima paisagem do vulcão extinto Vulture.

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 1(Foto da varanda de meu quarto; Ao fundo o vulcão e a cidade)

Curiosamente, eu estava hospedada na casa de uma família super católica, que ia todo o final de semana para a igreja, participava de encontros semanais e, claro, se empenhavam nos feriados religiosos.

 
Os dias de festa


Outra coisa que diverge são as datas de feriado. Aqui, a páscoa começa na sexta feira (chamada de Santa). Na Itália, esse dia não é feriado e, portanto, é um dia útil de trabalho. No entanto, a segunda feira (chamada de Pasquetta ou Segunda-feira do Anjo) é o dia que a família sai de casa para fazer picnic ou, se estiver frio, ter um bom almoço em família!


A Via Crucis

Me lembro a cara de indignação que o André, o menino mais velho do meu casal de amigos, fez quando eu disse que eu não sabia o que era Via Crucis (sim, eu não sabia!). Segundo ele, iria acontecer uma na cidade e eu tinha que ver.

O fato de eu não ser religiosa não significa que eu vire a cara para tudo o que tem a ver com religião. O André me explicou e, claro, fiquei curiosa!

O ruim é que naquela semana havia chovido muito. Sexta feira ocorreu a Via Crucis da cidade vizinha e não deu para participar tamanha era a chuva, mas, naquele sábado, debaixo de garoa, fomos.

A procissão iria acontecer logo cedo e, não saímos no horário. Meu amigo Eduardo (pai do André), telefonou para alguém que lhe disse: Vá até a praça principal. Ali ocorrerá a 3° queda de Cristo. Daqui a pouco chegamos lá!

Bom, e para lá fomos.

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 2(a procissao começando a chegar)

O local estava lotado. Muita gente estava ali aguardando o Cristo cair pela 3° vez e, naquela garoinha fraca de início de primavera, ficamos aguardando.

Eu, sinceramente, não tinha noção do que eu iria ver e quando o pessoal começou a aparecer na ruazinha, todos caracterizados, fiquei de boca aberta!

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 3

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 4(esse era o Cristo da 1° queda, que continuava caminhando)

O Dé me explicava quem era quem na encenação e logo percebi pela agitação da galera que o Cristo estava chegando!

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 5

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 6(olha a queda na minha frente!!!!!!!)

O cara caminhava vestido de Cristo, descalço (naquele frio), carregando uma cruz preta nas costas! E eu, nada religiosa, tive a sorte de estar bem no local onde ele caiu (hummm.... preciso um dia contar para vocês como foi que, sem querer, vi o Papa em Genova)!

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 7

Confesso que fiquei de boca aberta! Ainda teve uma encenaçao aqui antes de levantarem o Cristo!

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 8

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 9

Na sequência passou a Maria, com a Madalena e José chorando e muitas outras crianças e mulheres de preto.

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 10

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 11

Eu ainda estava de boca aberta pelo o que eu havia visto, o Dé chega em mim e diz: Vamos para o carro pegar um local bom para ver a crucificação!

Arregalei os olhos e disse: Vai ter crucificação? (Do jeito que a galera incorporou os personagens, não me espantaria se o rapaz não acabasse sendo crucificado de verdade).

A crucificação ocorreu em um terreno imenso ao lado do hotel San Marco (nossos amigos! Não sei se a hospedagem é boa, mas o restaurante é ótimo).
Fomos uns dos primeiros a chegar e ali ficamos. Em pouco tempo o pessoal chegou. Começaram a levantar as cruzes e os personagens foram se preparando para seus locais.

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 12

O que perdeu a graça foi a quantidade de fotógrafos e cinegrafistas presentes no local. Se eles não estivessem ali, eu iria realmente temer pela vida daqueles atores!

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 13

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 14(havia por perto um microfone e ouviamos as falas dos "atores")

Conversando com moradores do local, descobri que as inscrições para participar desta procissão ocorrem quase que um ano antes e, normalmente, tem briga pelos personagens mais importante.

Uma outra curiosidade é que eles escolhem 3 Cristos. Um para cada queda e um deles será o Cristo crucificado!

Naquele ano, um dos rapazes que iria ser crucificado passou mal e foi parar no hospital. Depois descobrimos que ele teve hipotermia (estava frio e ele fez todo o percurso descalço e com pouca roupa!!!!).

Eu estava em uma cidade pequena, com 13 mil habitantes e o negócio foi emocionante. Fico imaginando como deve ser a via crucis de cidades como Roma e Matera (para quem não sabe, foi no distrito de Sassi que Mel Gibson filmou o polêmico “A Paixão de Cristo”). Se você estiver na Itália na Pascoa, corra para ver onde vai ter a Via Crucis mais próxima!

E a festa em família?

Um dia escreverei sobre almoços de “festas” na Itália! É algo delicioso e apavorante (rs – imaginem-se em um almoço que pode durar mais de 5 horas?!). E o almoço de páscoa foi neste estilo!

Tem um proverbio italiano que diz: “Natale com i tuoi e Pasqua com chi vuoi” (algo como Natal com a família e páscoa com quem você quiser). No entanto, diria que isso é bem falso! Principalmente para quem tem família no Sul e mora no Norte.
As cidades de repente lotam! Todos voltam para se encontrar com a família!

Como o tempo não estava bom, não rolou picnic e, por isso, tivemos um almoço em família. Fomos convidados para almoçar na casa da família Vaccaro e ali vivi minha última experiência exagerada dos italianos.

Pelo o que eu entendi, o almoço italiano de páscoa sempre terá carne de cordeiro e coelho. Pelo menos essa é a tradição daquela região. O problema é que os italianos não colocam tudo na mesa e cada um pega o que quer. Existe uma ordem e ela deve ser cumprida!

A refeição é dividida em pratos. São 4 no total (antipasto; 1° piatto: 2° piatto; contorno; além do dolci e frutta).

Primeiro você receberá o antepasto.
Naquele almoço, a Dna. Irene nos serviu diversos tipos de frios crus (tipo, salame, presunto e copa), além da famosa e deliciosa mozzarella. Em alguns almoços, bolinhos fritos e legumes podem fazer parte.

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 15

Depois que você devorou o antepasto, vem o 1° prato, que consiste em uma massa, um risoto ou uma sopa.
E para quem não sabe..... o italiano é sempre exagerado e, em todas as festas que fui, me serviram 2 tipos de 1° prato (não era escolha! rs).

Là, a Irene nos serviu uma lasanha com polpette (e que não estava boa) e um ravióli recheado com algum tipo de peixe.

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 16

Para minha tristeza, ela pegava o meu prato e me servia! Rejeitar é falta de educação, então....... não dá para fugir.

Chegou o momento esperado: O 2° prato, que consiste em carne (de qualquer animal). Para manter a tradição, eles nos serviram dois 2° pratos: cordeiro e coelho.

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 17

Não sei dizer se estavam bons. Eu estava tão cheia que a última coisa que eu queria ver era o contorno!

Para minha sorte, de contorno ela fez salada (Aeeeee!!!!!!!!) e batata fritas.
O bom da salada é que ela é super leve e é digestiva! E serei sincera: depois dessa minha passagem pela Itália, comecei a deixar a salada para o final também.

Assim que o contorno acabou, Dna. Irene tirou os pratos da mesa e nos serviu a sobremesa: um pedaço de fruta, que eles chamam de fruta da época (rs) e um pedaço de bolo (que eu rejeitei).
E ainda tem, no final um aperitivo tipo grappa ou limoncello e o café!

Ufa!

E antes de vocês me perguntarem: Mas o italiano é gordo???? Bom! Eles não comem assim todos os dias!

Mas darei um conselho: NUNCA REPITA, EM HIPÓTESE ALGUMA, ALGUM DOS PRATOS! VOCÊ PODE SE ARREPENDER!

;)

Mas e ovo de páscoa? Eles também têm?

Sim!!!!! Tem! 

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 18

Bom, acho que no Brasil é um pouco assim (há anos que me nego a comprar um ovo de páscoa que não seja caseiro), mas o costume imenso na Itália é a “venda-casada”.
Você compra um ovo que terá dentro uma surpresa. Pode ser algum brinquedinho bobo (eu ganhei um ovo da Caffarel que vinha um palhacinho) ou algo caro!
Tem marca que divide entre ovos para meninas ou garotas e meninos e garotos. Um dos ovos que os meninos daquela família ganharam tinha um óculos Quiksilver e o outro ganhou uma cinta!

Eles também ganharam ovos com pista e carrinho Hot Wheels!!!!!

Eu sempre acho tudo isso um absurdo! E foi difícil achar um ovo que me desse de presente bombonzinho!

rsrsrsrsrs

Turistando.in (Juliana) adicionou foto de Itália,Basilicata Foto 19
Esses eu acho que nem tem chocolate!!!!!!!!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Itália, Basilicata,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.