Parque de diversões para os aventureiros e para os nem tanto também - Parte 1


  Ibicoara, Chapada Diamantina, Bahia, Bahia  1439 visualizações

A Chapada Diamantina tem atividades para todos os gostos. Seja para os aventureiros bem preparados, que gostam de grandes caminhadas e desafios, seja para os aventureiros de 1º ou 2º  viagem que preferem algo mais leve.

Estamos na lista dos aventureiros do meio e sempre dispostas a superar alguns limites (mas nem todos) por uma boa aventura!

Em 2017 fizemos por conta própria um roteiro parecido com o que as agências chamam de volta a Chapada, mas como somos do contra, começamos pelo sul da Chapada e não pelo norte como faz a maioria das pessoas e agencias de viagens.

Fomos de SP a Salvador de avião e lá alugamos um carro. Isso nos deu muota liberdade e contratamos serviços de guia onde de fato era necessário.

Nossa 1º  aventura começou no dia de ir de Salvador pra Chapada. Olhamos a distância de Salvador a Ibicoara, nossa 1º  parada na Chapada e pensamos:fácil! 

Paulistanas acostumadas às rodovias de SP, esquecemos de verificar as condições das rodovias e velocidade máxima. Nenhuma passava dos 80h/h e alguns trechos passavam pelo meio de cidades, ou seja, baixa velocidade.Ainda no caminho, tivemos problemas profissionais que nos fizeram parar por algumas horas. 

Chegamos na cidade de Ibicoara já noite, e ainda ficaríamos em uma comunidade mais afastada da cidade, onde não funciona telefone nem GPS. O guia, que também nos hospedou já tinha até apostado que desistiriamos de chegar na casa dele, e nos sugeriu ficarmos na cidade.

O que os olhos não veem o coração não sente diz o ditado, então, coordenadas em mãos a partir da entrada de Ibicoara partimos pra casa de nosso guia. Ele perdeu a aposta! Chegamos exaustas, mas chegamos!

Somente no outro dia, entendemos a aposta do guia, que inclusive disse que muitos homens desistiam do trajeto a noite: estrada de terra em condições não tão boas, sem iluminação e com alguns "desfiladeiros". 

Nosso primeiro destino na Chapada foi a Cachoeira do Buracão. Trilha de certa forma tranquila sem muitos altos e baixos, até chegarmos a um "rio". Aí começa a aventura. Eu que de tanto ler já sabia o que nos esperava, estava mais do que ansiosa.. Margarete só olhava e em sua cabeça :o que tem lá?

Começamos então a escalaminhada pelas paredes do canion. Segura aqui, ali, molha as pernas, escorrega um pouco e chega a hora de atravessar o rio... Mas tem correnteza! Confiança no guia, pula na água na transversal, segura na mão dele que já está do outro lado e rio atravessado.

A essa altura ouvimos bravamente o som da água em queda do buracão. Mais escalaminhada e a grande visão. A cachoeira caldalosa, tanto que não conseguimos nadar no poço devido a força da água. Saltar por detrás da cachoeira comos muitos fazem também não! 

Curtimos um tempo lá e fomos pra mais deliciosa aventura do dia e digo que um dos melhores momentos da viagem pela Chapada: se deixar levar pela correnteza por entre os canions da Cachoeira do Buracão!!!

Depois fizemos a trilha de volta, parando para curtir o Buracão por cima e fazer um lanche por ali, antes de retornar a casa do guia onde nos hospedamos. A propósito essa foi uma boa escolha, nos hospedamos na cada do Guia que fica em Ibicoara, próximo ao Buracão o que facilitou nosso deslocamento.

A seguir um video que mostra nosso deslocamento na volta da cachoeira por dentro do rio, e uma foto da cachoeira do Buracão por cima!! 

Video: https://youtu.be/msVLoTSnZuw

Denise Santos adicionou foto de Ibicoara,Chapada Diamantina,Bahia,Bahia Foto 1

Nos outros dias as aventuras continuaram...conto por aqui em outra oportunidade.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ibicoara, Chapada Diamantina, Bahia, Bahia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.