Giovanna Heidrich Baseotto perguntou:
Bahia no mês de Maio: vale a pena ? O que visitar e como se locomover ?
Olá, viajantes ! Estou planejando ir para a Bahia no finalzinho de Abril e começo de Maio do ano que vem, ficar uns 15 dias por lá, e gostaria de saber a opinião de quem já foi... Vale a pena ? Esse período é de fato muito chuvoso ? O que é imperdível visitar ? E outra grande dúvida: qual é a melhor forma de se locomover por lá (ex: Salvador - Porto Seguro) ?
Ah, também estou em dúvida se vale a pena a viagem até Chapada Diamantina, parece ser bem cansativo e um pouco caro. O que acham ?
Vou com meu namorado e pretendemos aproveitar os melhores pontos turístico do Estado, aliando baixo custo com qualidade (na medida do possível). Enfim, aceitamos todas as sugestões que tiverem ! Muito obrigada, beijos !
Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Natureza, Fotógrafo, Romântico
Responda a dúvida de Giovanna
6 Respostas
Olá. Eu fui pra Salvador uns 10 anos atrás já. Então não tenho muitas dicas atuais além daquelas turisticas.
Mas lembro que quando fui, alugamos um carro pra ir na Praia do Forte e ai no caminho paramos numa cidade que chama Madre de Deus, acho que é perto de uma hora de Salvador e o lugar era lindo lindo lindo. Não sei como esta agora, mas antes era uma praia de pescadores, não tinha turistas, almoçamos na casa de uma senhora que fazia almoço para os pescadores na beira da praia e a comida era fantástica.
A praia era azul, com coqueiros e areia branquinha. Vale a pena dar uma pesquisada pra ver como esta agora.
Olá, Giovanna!
Já fui para Salvador em maio e dei sorte de só pegar chuva no último dia.
Itacaré fiquei uma semana sendo que os 2 primeiros dias debaixo de chuva forte. No terceiro dia chuviscava e eu já estava cansada de não poder fazer nada. A trilha das praias aconteceu e eu fui...patinando no barro, muitas vezes, mas fui. Aventura para contar. Faz parte.
A época é de chuva. A pergunta é: vale a pena? Depende. Pode escolher outro mês? Sim. Escolha! Não? Então, na minha opinião a Bahia vale sempre a pena. Adoro aquela terra.
Quanto as dicas:
Conheci Morro de São Paulo no começo de dezembro de 2013. Fiquei encantada.
Fui de Ferry Boat até a Ilha de Itaparica, pequei ônibus (não lembro se peguei um ou dois ônibus) até Valença e lancha rápida.
De fato gastei um pouco menos do que se tivesse contratado uma agência, mas perdi o dia quase todo e cheguei no meu destino extremamente cansada.
Não sabia os horários do Ferry, então, não adiantou ter chegado de manhã. Ele havia acabado de sair e outro só daqui uma hora. Esperei. Atrasou uns 40 ou 50 minutos e eu lá aguardando. Quando finalmente cheguei em Itaparica logo comprei o bilhete do ônibus e pedi para ficar perto do lugar dos barcos para Morro.
Fazia um calor no ônibus....uma poeira levantava...Consegui pegar a última lancha rápida. Tive muita sorte. Cheguei em Morro no final da tarde, quase noite. Foi barra pesada.
Na volta resolvi pagar um transfer. Foi ótimo! Fui dormindo quase toda parte terrestre no ar condicionado e pasme saí no primeiro horário e cheguei no aeroporto creio que 12h30 ou algo parecido. Foi um pouco mais caro, mas foi tão bom.
Quando eu voltar vou optar por transfer. Achei o custo x benefício mais interessante. Economizo em outras coisas.
Fiquei hospedada no Hostel Escorregue no Reggae (http://www.pousadadoreggae.com.br/) e adorei. Bem localizado, atendimento excelente, extremamente limpo, barato e o café da manhã tinha tudo que você possa imaginar. Quiçá tenha sido o melhor hostel que já fiquei.
Outra dica: consulte a tábua das marés (quanto mais perto do 0,0 melhor) para saber o dia e horário oportuno para tomar banho com os peixinhos na Quarta Praia (piscinas naturais).
Adorei o passeio até Boipeba. Vale a pena!
Pôr do Sol na Toca dos Morcegos (um bar com música ao vivo no caminho do mirante) é imperdível.
O cacau vendido na praia é uma delícia.
Caso eu possa ajudá-la com alguma outra informação terei prazer em fazê-lo.
Conheci Itacaré em maio de 2014.
Como pediu opinião e qualquer dica: Arraial D'Ajuda é bem mais longe de Salvador do que Itacaré. Eu deixaria Porto Seguro e Arraial para outra oportunidade e iria para Itacaré (ou aproveitaria mais Salvador, Praia do Forte e Morro).
Fiquei hospedada no Casarão Verde. É uma graça o hostel. Fica de frente para a praia. Pertence a duas irmãs (netas de um fazendeiro do cacau e o casarão é da época do apogeu do cacau).
As agências de turismo abrem somente no final da tarde.
O pôr do sol mais famoso fica na Praia da Concha (breve caminhada).
É possível chegar a pé em cinco praias: Concha, Resende, Tiririca, Costa e Ribeira.
Recomendo: a trilha das quatro praias, passeio das ilhas, mangue até a cachoeira do Cleandro e a Praia de Jeribucaçu (é a mais linda).
Dicas de Salvador e proximidades: http://www.dubbi.com.br/perguntas/roteiro-9-dias-em-salvador-e-proximidades
Quanto a Arraial D'Ajuda e Porto Seguro faz muitos anos que estive por lá, mas lembro das praias maravilhosas, Passarela do Álcool e do Buraco Louco (uma boate bem diferente no final da praia).
Quanto ao transporte em Salvador? Ônibus é tranquilo ou táxi.
Morro de S.P. carro não entra.
Itacaré dá para caminhar por todo canto ou pegar táxi.
Boa viagem!
Olá, Giovanna!
Teoricamente a região de Porto Seguro nessa época é menos chuvosa que a de Salvador. Digo teoricamente porque neste ano escolhi o sul da Bahia por causa disso, enquanto uma amiga foi pra praia do Forte. Eu peguei uns dois ou três dias de chuva rápida e um dia MUITO chuvoso. Ela não pegou nenhum dia de chuva... hehehehe
De qualquer maneira aproveitamos bastante. Somente no dia que choveu o dia todo é que ficamos meio sem ter o que fazer. As chuvas rápidas não atrapalham nada.
Nosso roteiro foi: Arraial d'Ajuda por 5 dias e Porto Seguro (resort) por mais 4. Alugamos carro e andamos bastante pela região. Tem praias lindíssimas.
Só escolhemos ficar uns dias no resort porque temos um filho pequeno e queríamos uns dias de descanso. Só de casal eu não ficaria lá.
Bjos e bom planejamento! ;-)
Sugiro dentre tantas outras coisas em Salvador a sorveteria Cubana que fica na entrada do Elevador Lacerda na parte alta da cidade, aproveiando uma vista maravilhosa da cidade baixa com o Mercado Modelo e Forte de sao Marcelo, que ao entardecer é de tirar o fôlego! e logo ao lado direito segue para o Pelourinho. Boa viagem!
Giovanna! Fui para a Bahia em maio de 2015 e peguei muita chuva. É claro que não chovia o dia inteiro, havia algumas horinhas de sol o que possibilitou aproveitar praia, piscina, passeios, mas choveu todos os dias, por uma semana. Fui para o Grand Palladium Imbassaí Resort , em São João da Mata , pertinho de Salvador, Visitei a Praia do Forte. Adoreio o resort.
ola, eis alguns lugares interessantes:
Morro São Paulo
Itaparica
Ilheus
Abrolhos / Cumuruxatiba
Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem
O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!
Veja opções de roteiros personalizados para Bahia, Salvador, Morro de São Paulo, Praia do Forte (Itaparica), Arraial d'Ajuda, Porto Seguro,