O que fazer em Praga, a capital das (boas) cervejas
Um destino relativamente barato. Uma cidade histórica, encantadora e vibrante. Bares e baladas que só existem ali. Não é preciso falar mais nada para incluir Praga, capital da República Tcheca, em seu próximo mochilão na Europa. Muita gente busca o que fazer em Praga em 2 dias, mas, caso consiga ficar mais tempo, não irá se arrepender.
Bom, vamos às dicas sobre os principais pontos de interesse de Praga.
O que fazer em Praga (sem bebida)
Sim, devemos separar o roteiro do que fazer em Praga em dois, com e sem bebida, porque ambos contam com um cardápio cheio. Não que não seja possível visitá-las ao contrário, mas essa divisão me parece melhor.
Na parte sóbria do roteiro, comece pela Charles Bridge, a ponte que liga o Castelo de Praga ao restante da cidade. A inauguração da estrutura ocorreu no ano de 1402, mas até hoje ela se mantém imponente graças às suas 30 estátuas barrocas de figuras religiosas. Sua largura de quase 10 metros é apoiada em 16 arcos que também dão um caráter único à ela.
Depois de atravessar a ponte, dirija-se ao Castelo de Praga, que, apesar do nome, não é um castelo propriamente dito, daqueles medievais que estamos acostumados. Trata-se na verdade de um complexo com várias igrejas, palácios e museus. Mas nem por isso é menos interessante a visita. Pelo contrário, tem tanta beleza e atrações juntas que fica difícil conseguir fazer tudo. Caso tenha pouco tempo, a Catedral de São Vito é indispensável, cheia de tumbas e joias da coroa tcheca.
Seja você fã ou não dos Beatles (em minha modesta opinião, a chance de alguém ser fã é muito maior), Praga abriga a já famosa parede de John Lennon, no centro da cidade. Mas o que diabos é isso, em Praga, que historicamente não tem um elo tão forte com banda? A história surgiu meio que do nada mesmo. Após a morte de John Lennon, em 1980, o muro começou a ser pintado com imagens do músico e grafites em homenagem à banda, tornando-se hoje um ponto presente em todos os guias sobre o que fazer em Praga.
A capital tcheca abriga, também, um pedaço da história da antiga União Soviética no Museu da KGB (apesar de a República Tcheca não fazer parte da URSS). O serviço secreto era um dos principais alicerces do governo comunista, tendo existido de 1954 a 1991. O papel de espionagem desempenhado pelo órgão atrai até hoje a curiosidade das pessoas. No museu, é possível encontrar objetos que pertenceram a agentes do mais alto escalão, além de objetos inusitados, como uma máscara de cera do rosto de Lenin e a arma que matou Leon Trótsky. Ingressos por cerca de R$ 40.
Há ainda muito o que fazer em Praga. Já que entramos na seara histórica, o próximo local de visita deve ser Josefov, o bairro judeu de Praga onde fica o cemitério judeu mais antigo do mundo. Os judeus chegaram na cidade por volta do século X e logo começaram a se estabelecer na região. E depois construíram seu próprio cemitério. Como é frequente (infelizmente) na história do povo judeu, começaram a sofrer perseguições e foram alvo até de alguns massacres. O bairro em si é charmoso e bastante diferente do restante de Praga. Josefov conta também com algumas sinagogas e o Museu Judeu, que deve entrar na programação.
Para quem, como eu, não consegue visitar uma cidade sem buscar o local com a melhor vista possível, deve obrigatoriamente se encaminhar ao Monte Petrin. O local conta com um lindo jardim florido (no verão), um antigo labirinto de espelhos, um observatório astronômico do início do século XX e uma mini Torre Eiffel, de onde se tem uma vista ainda melhor da cidade, em 360ºC. Quantos pontos turísticos de Praga em um só local!
O que fazer em Praga (com bebida)
Agora, vamos à parte não sóbria do rolê, ou seja, o que fazer em Praga à noite. A cidade abriga a maior balada da Europa Central, a Karlovy Lázne, aberta em um prédio construído no século 15. São cinco andares de pura diversão, com pessoas de todos os tipos e estilos, que combinam com um ritmo de música e decoração diferente a cada andar. Simplesmente inesquecível, você vai querer voltar lá toda noite. A casa abre todos os dias, das 21h às 5h. A entrada sai por volta de R$ 25.
E não é à toa que as opções de o que fazer em Praga à noite envolvem tantos bons bares. Apesar da fama de alemães e ingleses, são os tchecos os verdadeiros campeões quando o assunto é consumo de cerveja. Cada cidadão do país ingere, em média, 143 litros da bebida por ano --ou seja, quase 240 garrafas de 600 ml.
Continuando nossa peregrinação por ambientes alcoolicos, o Praga Beer Museum é o próximo destino. Não é propriamente um museu, mas um dos mais tradicionais pubs de Praga e considerado um templo da cerveja. Quem for terá a mesma reação da viajante Carolina Araújo, que ficou encantada com a variedade do cardápio de lagers, pale lagers, cervejas de trigo, red ales e até uma feita com burberry. Quer a dica de ouro? O bar vende também um menu com pequenas doses, que permite experimentar diversos sabores e opções. Caso esteja de estômago vazio, a comida por lá é abundante e muito boa. O pub abre diariamente das 12h às 3h.
E a lista de lugares imperdíveis para tomar uma boa cerveja não acabou, acreditem. Ainda tem o The Pub, outro pub tradicionalíssimo. Ele conta com um serviço incrível: self-service de bebida! Isso mesmo, seus problemas acabaram em ter que ficar esperando o garçom trazer a próxima ou ir até o balcão e esperar aquela fila quilométrica. No The Pub, a torneirinha de chope está na sua própria mesa. Basta acionar a sua comanda e liberar o próximo copo.
Ainda preciso explicar por que Praga é genial?
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 8 anos atrás
oi Mateus! Adorei Praga vista através de seus olhos (ou palavras): muito atraente! Ana
Fernando Ceron comentou 8 anos atrás
Mateus, Valeu. Ja tinha vontade de visitar praga, pela beleza dos monumentos e adernou um novo motivador. Gosto da 1795, imagino como deve ser conhecer outras no local. So uma pergunta: como se comunicar lá, ingles?
Mateus Souza comentou 8 anos atrás
Você vai gostar, Fernando. Isso, inglês é tranquilo. E obrigado pela mensagem, Ana Luiza!
Rosana Oliveira comentou 8 anos atrás
Nossa amei as dicas, em setembro estou indo pra la....e com certeza irei no museu da cerveja....ersrsrsr...
VALDENICE NUNES comentou 8 anos atrás
Oi Amei as dicas irei passar por la em Março tem alguma sugestão de hostel?
Mateus Souza comentou 8 anos atrás
Oi Valdenice! Que bom que gostou! Recomendo o Plus Hostel, https://www.plushostels.com/en/plusprague, boa localização, ótimo preço, e instalação completa!