O que fazer em Lisboa
Durante a época da escola, ouvíamos falar muito de Lisboa, a capital da metrópole. O Brasil já se separou de Portugal faz tempo, mas provavelmente sempre teremos algum laço com nossos irmãos. Conhecer Lisboa é, por tabela, conhecer a história do Brasil. E a cidade é uma das mais charmosas capitais europeias. Impossível não voltar encantado de uma viagem para lá.
Quer saber o que fazer em Lisboa? Vem com o Dubbi!
Belém
A primeira das regiões obrigatórias para quem busca o que fazer em Lisboa é o tradicionalíssimo bairro de Belém. A primeira parada será na estação Largo da Princesa, para conhecer a Torre de Belém, talvez o cartão-postal mais conhecido dos portugueses. Ela foi construída por D. Manoel I no século XVI, para servir de base de proteção da cidade, junto ao rio Tejo. Aberta à visitação, a torre guarda canhões e outros arsenais de épocas mais belicosas.
Da torre, caminhe pelas margens do Tejo até o Padrão do Descobrimento, monumento que simboliza as descobertas realizadas por Portugal, incluindo o Brasil. Foi desse ponto que Pedro Álvares Cabral e outros navegadores partiram rumo ao desconhecido (e, na maioria das vezes, com sucesso).
É só atravessar a avenida para dar de cara com mais um lugar imprescindível para quem procura o que fazer em Lisboa: o Mosteiro dos Jeronimos. Foi construído para mostrar o poderio de Portugal à época das Grandes Navegações. A inauguração, por sinal, se deu em 1501, apenas um ano depois do descobrimento da terra brasilis. Ele ostenta grandeza e requintes por toda sua área, comuns ao estilo de Dom Manuel I.
Para encerrar esse tour pela região, vá comer o famoso e único pastel de Belém na Confeitaria dos Pastéis de Belém, bem próximo à saída do mosteiro.
O melhor pôr do sol
Há muito o que fazer em Lisboa, cidade de cenário cinematográfico. Quando estamos num lugar assim, logo procuramos onde podemos ver o melhor pôr do sol. Em Lisboa, esse local é o Miradouro de Santa Catarina. É muito carisma por lá, a começar pelo meio de transporte, o Ascensor da Bica, o funicular mais charmoso da cidade. O adeus do sol pode ser visto da Esplanada do Adamastor, onde a galera se aglomera, ou no Noobai, um bar-restaurante com um terraço bem disputado - também em busca do melhor ângulo para ver o astro celeste se despedir.
Vida noturna
Quer saber o que fazer em Lisboa à noite? São duas regiões que o viajante precisa conhecer, indica Amanda Damous, do Rio de Janeiro. São elas: o Bairro Alto e o entorno do Cais do Sodré. Para quem for ao Miradouro de Santa Catarina, aliás, já estará no Bairro Alto. Então, é só perambular pelas ruas em busca do bar de maior movimento. Quem andar até o Príncipe Real estará em outra zona muito procurada da cidade, ponto de encontro da comunidade gay.
Para saber se está no Cais do Sodré, é fácil. Só conferir se os bares têm nomes de capitais da Europa e de países longínquos, pois assim foram batizados há muito tempo para divertir os marinheiros que chegavam a Lisboa. Não são só bares que existem por ali, mas vários bons restaurantes, festas e espaços culturais.
Ver os outros trabalhando
Pode parecer um prazer um pouco sádico, mas o Village Underground Lisboa é um dos cantos mais moderninhos dos lisboetas. Trata-se de um centro cultural que funciona como espaço de escritórios para a indústria criativa e espaço de eventos. O espaço de coworking se dá em trailers, containers e até ônibus, tudo adaptado ao ambiente de trabalho. Pensando bem, as pessoas lá devem trabalhar felizes da vida. Aproveite que está por lá para ir à Cafeteria Village, em um dos containers, bem hipsterizada.
Ilha de criatividade
Já que o assunto são espaços moderninhos, o viajante não deve deixar de conferir o Lx Factory, ainda mais completo que o anterior. O espaço em Alcântara estava abandonado até 2005, quando uma empresa de investimento imobiliário resolveu comprar o terreno e modernizá-lo, mantendo os prédios onde antes funcionava a Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense - a vegetação, ufa, também ficou preservada.
Com o tempo, instalaram-se ali empresas de design, artes, publicidade, além de lojas, restaurantes e livrarias. A arquitetura do local tem plena harmonia com o ambiente interno das lojas, que variam de cosméticos orgânicos a casas especializadas em vinho.
Mercados
Além de existir muito o que fazer em Lisboa, come-se e bebe-se muito bem na cidade. Em mercados, essa realidade não é diferente. Dois deles são os mais famosos entre os turistas: Ribeira e Campo de Ourique. Ambos passaram recentemente por reinaugurações, portanto estão novinhos em folha.
No Mercado Campo de Ourique, os novos chefs variam entre cozinha japonês, frutos do mar, portuguesa típica. A melhor parte é que os antigos comerciantes continuam por lá, e podem, se quiser, ficar abertos até o fechamento dos restaurantes, às 23h durante a semana e às 1h nos finais de semana. Se quiser fugir do movimento, não vá na hora de almoço e janta dos portugueses.
A remodelação do Mercado da Ribeira, em 2014, contou com a curadoria da edição local da revista Time Out (especializada em destinos mundo afora). Na área de 5 mil m², mais de 30 restaurantes dividem espaço oferecendo todo tipo de comida, com uma única semelhança: somente pratos de Portugal.
Bate-volta
Há muito o que fazer em Lisboa, mas, se tem um bate-volta que o viajante deve reservar um diazinho, ele é Sintra, a 30 km da capital. Não é uma cidadezinha pequena: são quase 400 mil habitantes. Não importa, o charme domina as ruas de Sintra. De longe, o Palácio Nacional da Pena destaca-se na paisagem e é por ele que você deve começar seu roteiro. A vista do terraço para Sintra, então, é magnífica.
A Quinta da Regaleira é outro palácio em Sintra, com sua atração mais famosa sendo o Poço Iniciático, uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral, sustentada por colunas esculpidas que dão acesso até o fundo do poço, e que, reza a lenda, tem a fama de místico e misterioso.
Antes de ir embora, passe na padaria Periquita, que vende irresistíveis travesseiros - doce de massa folhada, ovos e amêndoa, típicos de Sintra. Só não se esqueça de pedi-los bem quentes, para ser ainda mais original e saboroso.
Tem mais dicas do que fazer em Lisboa? Deixe nos comentários e inspire viajantes!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Nanda Souza comentou 8 anos atrás
eu simplesmente adoro Lisboa, e todas as dicas acima sao muito validas... Super indico visitar