CONHECENDO MADRI
Esta é uma tradução da postagem de Pete Rojwongsuryia no Solo Traveler Journal, do BucketListly. O post original você encontra aqui.
***
A Espanha, onde tudo rola em câmera lenta e a balada entra manhã adentro, foi o ponto de partida do meu mochilão de 3 meses pela Europa Ocidental. Comecei minha viagem na capital e depois fui explorar o Sul do país.
Madri é a maior cidade da Espanha e tem uma mescla interessante entre arquitetura clássica e moderna. Assim como a maioria das metrópoles espanholas, você pode contar com uma comida deliciosa, belos marcos históricos e uma incrível vida noturna. Sua energia pode ser sentida no dia-a-dia relaxado dos moradores, em que o almoço não é servido antes das 3 tarde, a noite não começa antes da meia-noite e você não irá dormir até amanhecer. Pode parecer um pouco maluco, mas você vai acabar sendo engolido por essa cultura sem nem perceber.
COMO CHEGAR
Fiz o trecho Bangcoc-Madri sem escalas, via Thai Airways, mas se você já estiver na Europa, dá para pegar ônibus que fazem trajetos internacionais, como os da Eurolines e os da ALSA.
Para descobrir a maneira mais barata de chegar a Madri, visite o site da Rome2rio e digite a sua localização: pode deixar que os robozinhos deles vão calcular o trajeto mais econômico possível. Baixe esse aplicativo, porque ele é fundamental para viajar pela Europa.
COMO SE LOCOMOVER
Se o seu hostel estiver na região central de Madri, você vai conseguir ir a pé a quase todas as atrações turísticas da cidade. Se não, o metrô é a opção mais prática e barata.
Para ir a outras cidades, eu recomendo os ônibus da ALSA, confiáveis e relativamente baratos.
Se você for aventureiro ou estiver duro, tente o Blablacar. É um serviço de carona do tipo UberPool, com foco em mochileiros que estiverem a fim de gastar pouco para conhecer a Europa. Eu não experimentei o aplicativo, mas muitas pessoas me recomendaram – inclusive, já ouvi histórias fantásticas de gente que só viaja dessa forma.
HOSPEDAGEM
Recomendo o Mad4you Hostel, localizado em uma vizinhança tranquila de Madri e poucas quadras distante de uma estação de metrô. O quarto era bem limpo e a cama, muito confortável. A equipe do hostel é muita solícita e o estabelecimento oferece excursões gratuitas e pub crawls. O melhor de tudo é que a diária inclui café-da-manhã de graça!
O QUE FAZER
Faça um tour grátis com a MADride
Se você tiver pouco tempo, recomendo que faça a excursão oferecida pelo hostel, a MADride, que sai da Praça Puerta del Sol todos os dias às 11 da manhã. O tour vai te conduzir por Madri durante 3 horas, explorando todas as atrações importantes da cidade de forma didática. Não precisa estar hospedado no Mad4you para participar do passeio!
Se você optar por não participar do tour, não tem problema. Basta ir ao Palácio Real e dali se aventurar pela cidade por sua própria conta e risco.
Visite o Palácio Real de Madri
O Palácio Real de Madri é a atração mais famosa da cidade. Fica no meio de tudo: a Catedral, o Templo de Debod e a Plaza Mayor estão a poucos minutos dali. Isso para não falar da beleza deslumbrante do edifício e das detalhadas esculturas que o circundam.
Se puder gastar alguns euros, entre lá e aprenda um pouco sobre a história do palácio. Infelizmente, eu estava sem tempo e optei por dar um rolê pelas redondezas.
Faça compras em Puerta del Sol
Puerta del Sol é o coração de Madri. Essa praça é o lugar mais movimentado da cidade, com restaurantes e lojas destinados tanto a locais quanto turistas. Você pode vir aqui fazer compras durante o dia ou, se não for desse tipo, apreciar a maravilhosa arquitetura do entorno. À noite, a praça tem um agito especial, cheia de bares e baladas que certamente vão te entreter até o sol raiar.
Veja o movimento na Plaza Mayor
A Plaza Mayor é outra praça central de Madri, a poucos minutos de distância da Puerta del Sol. É um lugar fantástico para se sentar, relaxar, tomar uma taça de vinho e comer tapas admirando as maravilhas do lugar.
Coma no restaurante mais antigo do mundo
Aposto que você não sabia que o restaurante mais antigo do mundo fica em Madri. Pois é, eu também não. É o Sobrino de Botín, um estabelecimento de estilho castelhano que está em atividade há mais de 250 anos. Lá dentro, a atmosfera ainda é a do Velho Mundo: eles até cozinham os pratos no fogão a lenha original! É uma experiência única que você não pode perder.
Explore as ruas tranquilas de Madri
Madri é um labirinto de lindas ruas e explorá-la é extremamente recompensador. Uma hora você está em um lugar tão tranquilo que não dá nem para imaginar que fica dentro de uma metrópole, noutra você está em um quarteirão barulhento vendo gente do mundo. Cada rua tem seu próprio charme e cabe a você descobri-las.
Bônus: vá a um Pub Crawl
Se você viaja sozinho e está afim de conhecer locais e mochileiros, minha sugestão e participar do pub crawl organizado pelo seu hostel. No meu caso, foi o melhor jeito de me enturmar com gente nova e desbravar a vida noturna da cidade, que começa à meia noite e termina às sete da manhã. Nem precisa dizer que perdi meu dia seguinte para a ressaca.
SELO AMIGO DO NÔMADE DIGITAL: CAFÉS PARA TRABALHAR
O La Bicicleta Cycling Café & Workplace fica na região mais tranquila de Madri, perto do Mad4you Hostel. A atmosfera é amigável, a vibe é hipster, o wifi é rápido e há uma porção de tomadas para você conectar seu carregador. Mas fique esperto: o lugar é pequeno e sempre vai parecer lotado, então chegue de manhã cedo para ter onde sentar.
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Nina Ferreira comentou 8 anos atrás
Poxa, incrível! Tá sem duvida na minha lista de desejos =)