Como foi o meu safari no Kruger


  África do Sul  1244 visualizações

Quando decidimos ir à África do Sul, meu maior desejo foi ver os animais do Animal Planet in loco. Adquirimos um pacote de três dias pelo site do Kruger, e para isso fomos da Cidade do Cabo a Joanesburgo pela Fly Safair. Um carro nos pegou no aeroporto de Lanseria e, depois de cinco horas de estrada, chegamos a um dos lodges do parque. Fomos recebidos pelos simpáticos funcionários que sempre que nos viam perguntavam com um sorriso: "How are you?" 

O chalé era bem confortável, com ar condicionado e tomadas para diversos tipos de plugues. E tinha playground, duas piscinas, áreas de descanso e um refeitório a céu aberto.

RUTECN  adicionou foto de África do Sul Foto 1

Na mesma tarde saímos para o safari numa camionete adaptada com bancos elevados e capacidade para nove pessoas (éramos 6). Depois de alguns quilômetros chegamos à entrada do Kruger National Park, controlada por policiais. As estradas no parque são quase todas asfaltadas e bem sinalizadas.

Logo avistamos as charmosas impalas, que geralmente ficam em grupos à beira do asfalto. E não tardou para vermos elefantes, gnus e as lindas zebras pastando na escassa grama no solo árido. Mais adiante tinha uns carros parados e turistas observando três leões dormindo a uns cinquenta metros. Quase não dava pra ver a não ser montinhos amarelados no meio do capinzal que só identifiquei com o zoom da câmera. E foi com ela que também consegui tirar uma linda foto do rinoceronte a mais de cem metros de distância. 

RUTECN  adicionou foto de África do Sul Foto 2

O sol já estava abaixando quando encontramos outros animais: um gordo javali, alguns kudus, búfalos, um casal de elefantes com um filhote recém nascido, um filhote de hiena e a elegante girafa. 

RUTECN  adicionou foto de África do Sul Foto 3

Voltamos todos felizes com a primeira excursão à selva.

Estávamos aprontando para o jantar quando ouvimos o som alegre de tambores, e perdemos a rápida apresentação de danças regionais. O jantar foi servido em volta de uma fogueira.

Na manhã seguinte acordamos antes do amanhecer para o safari de dia todo. Depois do farto desjejum ainda ganhamos uma pequena embalagem com sanduiche, suco e uma fruta.

Paramos bem junto à outra entrada do parque onde havia loja de souvenirs e toalete, e ao meio dia fizemos uma pausa maior em Skukuza, um enorme campo de descanso do Kruger.

Nesse dia vimos uma quantidade maior de animais. Aliás, essa é a melhor época para se observar a rica fauna, visto que as matas estão secas e com menos folhagens.

RUTECN  adicionou foto de África do Sul Foto 4

Fomos a um rio onde os hipopótamos e crocodilos costumam ser encontrados, mas não tivermos sorte.

RUTECN  adicionou foto de África do Sul Foto 5

Num determinado lugar junto a um morro de pedras vimos alguns carros parados, e nos disseram que um leopardo estava ali. Em pouco tempo, o local encheu de veículos congestionando a estrada. Esperamos cerca de meia hora e eis que a fera semelhante à nossa onça surgiu e passou frente aos nossos olhos. Foi muita emoção e muitos cliques disparados das câmeras.

RUTECN  adicionou foto de África do Sul Foto 6

O guia queria ir embora, mas a gente queria mais. Pois numa campina linda, uma manada de búfalos tomava banho no rio sendo observada à certa distância por alguns leões sentados sob as árvores. Foi a cena perfeita para um final feliz! Um casal de turistas de carro próprio parou, acho que só viu os búfalos e foi embora; sem um guia para alertar, não tem como ver leões naqueles pontinhos insignificantes numa paisagem infinita.

RUTECN  adicionou foto de África do Sul Foto 7

Você enxergaria os leões sem a dica de um guia?

RUTECN  adicionou foto de África do Sul Foto 8

E assim, alcançamos nossa meta de ver os The Big Five: leão, leopardo, rinoceronte, búfalo e elefante. Foi fantástico!

Algumas dicas:

- Pode usar roupas de qualquer cor, mas dê preferência a cores neutras

- O calçado pode ser qualquer um: tênis, sapatos, botas; não é permitido descer do carro durante a observação dos animais

- O veículo é aberto, por isso leve uma jaqueta, óculos de sol e fotoprotetor

- Não cheguei a passar repelentes, pois não tinha quase mosquitos

- Leve binóculos ou câmera com zoom porque muitos animais estão fora de alcance dos olhos e da câmera do celular

- Ajude o guia a procurar os animais; é ele quem dirige o carro

- Os guias esperam ganhar gorjetas; eles são muito simpáticos e acho que merecem

- Na volta para Joburg sugiro que faça a rota panorâmica. É muito lindo!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para África do Sul,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.