Cidades do Chile para visitar em um mochilão


  Chile, Santiago, San Pedro de Atacama, Valparaíso, Punta Arenas  15921 visualizações

As cidades do Chile são encantadoras, seja a capital SantiagoValparaíso e suas casinhas charmosas, Viña del Mar e suas praias, as cidades da Patagônia, Punta Arenas, Puerto Montt e Puerto Varas, e ainda a cidade de San Pedro do Atacama, que serve como porta de entrada para o Deserto do Atacama.

O número de brasileiros que vai para lá só cresce. No Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, é o segundo país com mais perguntas, atrás apenas dos Estados Unidos. Por isso, preparamos um roteiro de mochilão pelas cidades do Chile para ajudá-lo a planejar sua viagem.  

De norte a sul
Nesse roteiro de mochilão pelas cidades do Chile, escolhemos começar pelo norte, pela proximidade com a capital Santiago, e ir descendo até o extremo sul do país.

San Pedro de Atacama
Com ruas de terra e casinhas simples, San Pedro do Atacama recebe bem todos os viajantes que buscam explorar o deserto do Atacama, no Chile, um dos mais encantadores do mundo. A primeira cidade do Chile a entrar no roteiro do mochilão tem apenas dois mil habitantes, mas, como depende do turismo, não faltam opções de restaurantes, cafés e lugares para dormir.  

DUBBI  adicionou foto de Chile,Santiago,San Pedro de Atacama,Valparaíso,Punta Arenas Foto 1

Na rua, o turista vai se deparar o tempo todo com agências de viagens oferecendo pacotes e passeios para o Atacama, no Chile. É difícil elencar o melhor, devido a variedade: salar, vales rochosos, gêiseres, lagoas.

O Salar do Atacama, com sua superfície branca, plana e salgada, com a Cordilheira dos Andes ao fundo, cria um visual único.

Os vales rochosos (Valle de la Luna e Valle de la Muerte), com suas superfícies que lembram astros como a Lua e Marte, proporcionam ainda um pôr do sol que rende uma demorada salva de palmas. E reserve a noite para a observação do céu estrelado do Atacama, um dos menos poluídos do mundo.

Para fazer tudo com calma, é preciso de pelo menos uns três dias, portanto, guarde esse tempo no mochilão e só depois conheça as outras cidades do Chile para fazer mochilão.

Santiago
É hora da maior cidade do Chile, a capital Santiago, um centro urbano pulsante e dos mais interessantes na América do Sul. Você chegará cansado dos dias no deserto do Atacama, mas, se sobrar energia, dê um pulo logo de cara no bairro Bellavista para sentir a vida noturna de Santiago. Trata-se do bairro mais moderninho, com bares, restaurantes, baladas e casas pequenas e charmosas.

DUBBI  adicionou foto de Chile,Santiago,San Pedro de Atacama,Valparaíso,Punta Arenas Foto 2

Não fique com medo de estar vazio se for um dia da semana. Os chilenos adoram uma balada em dias alternativos. A Miércoles Po é um exemplo. Essa festa itinerante acontece algumas quartas-feiras do ano e está sempre lotada. Ótimo motivo para gostar da vida noturna das cidades do Chile.

Santiago é uma das cidades do Chile mais fotogênicas, por ser plana e encravada em meio a enormes e nevadas serras da Cordilheira dos Andes. Uma das provas disso é a ida ao Valle Nevado, um passeio obrigatório no inverno. Mas não é necessário sair da cidade para se ter uma vista magnífica. Do alto do Cerro San Cristóbal (morro, em espanhol), no bairro Bellavista, no parque Metropolitano, consegue-se ver praticamente toda a cidade. Além disso, o local conta com bosques, piscinas, zoológico, dentre outras atrações. Confira outros pontos turísticos de Santiago que você precisa conhecer

Em um mochilão, o tempo é curto e é preciso partir para as próximas cidades do Chile. A sugestão da viajante Camila Sayuri, de São Paulo, é fazer o walking tour alternativo do Tours4tip, com saída às 10h e duração de cerca de três horas. “Você conhece o outro lado de Santiago, lugares que provavelmente nunca iria por conta própria. Dá para entender melhor a história, cultura e política chilena”, diz.

Valparaíso e Viña del Mar
Quantos dias dedicar a essas duas cidades do Chile, vizinhas uma da outra? A resposta depende da duração do seu mochilão e de seus objetivos. Em um dia dá para sentir um pouco como elas são, mas a experiência não vai ser completa. “Dediquei um dia só e me arrependi”, diz a viajante Luisa Ferreira, do Recife.

DUBBI  adicionou foto de Chile,Santiago,San Pedro de Atacama,Valparaíso,Punta Arenas Foto 3

O charme das duas estão nas casinhas coloridas nos morros, com vista para o mar do Oceano Pacífico. Em Valparaíso, procure pela casa de Pablo Neruda, localizada em um dos pontos mais altos da cidade. É a típica cidade ideal para caminhar sem rumo, observando as construões e entrando em cafés acolhedores. Encerre a noite na Plaza Aníbal Pinto, que concentra a vida noturna.

Em Viña del Mar, as praias de Casino, Acapulco, El Sol e Blanca são as mais visitadas. A vista do mar e da areia quebrará a paisagem dominante durante o mochilão de montanhas e neves. Na avenida de cada uma dessas praias, o viajante encontrará boas opções de restaurantes. Hora de brindar com um vinho chileno, não é mesmo?  

Para chegar até Val Paraíso e Viña del Mar, basta pegar um ônibus de Santiago, que sai a cada 15 minutos e leva uma hora e meia para fazer o trajeto. 

Patagônia chilena
Agora, programe-se para a Patagônia, região habitada por leões-marinhos e pinguins em meio a pequenas cidades do Chile. O frio acentua-se na região mais ao sul do país. Na paisagem, misturam-se geleiras e lagos. Conheça quatro cidades do Chile que ficam nessa região. Todas pequenas, charmosas e encantadoras.  

Puerto Natales, Puerto Montt, Puerto Varas
A principal atração, na verdade, fica entre Puerto Natales e El Calafate. Trata-se das Torres del Paine, maciços de granito de 3 mil metros de altura. O lago Pehoe, de água esverdeada, dá o tom das geleiras, vales e florestas ao redor. Existem tours de vans que passam pelos pontos mais famosos. Aos aventureiros, trilhas de diferentes dificuldades exploram a região. O circuito W é o mais difícil: são quatro dias de caminhada. Definitivamente, um lugar sem o qual o mochilão no Chile ficará incompleto.

DUBBI  adicionou foto de Chile,Santiago,San Pedro de Atacama,Valparaíso,Punta Arenas Foto 4

De volta a Puerto Natales, faça a viagem de barco até Puerto Montt, em meio a um mar azul cercado por picos enormes da Cordilheira dos Andes. Vizinha a Puerto Montt está Puerto Varas. As duas cidades do Chile ficam na Região dos Lagos, verdadeiro cartão-postal do Chile, principalmente por causa do Vulcão Osorno, um dos mais bonitos do mundo. Explorar a natureza dessas três cidades do Chile e "perder-se" por ela é a melhor coisa que o viajante poderá fazer. 

Punta Arenas
É a principal cidade do Chile na Patagônia, a apenas 1.200 km da Antártida. Diversas expedições científicas que vão ao continente gelado partem de lá. Em Punta Arenas, a incidência de raios ultravioletas é bastante alta, portanto, lembre-se de sempre usar óculos escuros e protetor solar.  

As ilhas Magdalena e Marta são repletas de pinguins e golfinhos. Os passeios para ver um e outro são diferentes, mas giram em torno de R$ 250 cada. Punta Arenas preserva bem sua cultura e história, prova disso é o Museu Regional de Magalhães, com coleção de objetos e móveis da época do início da colonização das cidades do Chile.

DUBBI  adicionou foto de Chile,Santiago,San Pedro de Atacama,Valparaíso,Punta Arenas Foto 5

Puerto Williams
Há uma espécie de competição entre Puerto Williams e Ushuaia, na Argentina, pelo título de local mais austral do planeta. Entre as cidades do Chile, esse rótulo não resta dúvidas.

Lugar relativamente nova (61 anos) quando comparada a outras cidades do Chile na Patagônia, o interesse turístico na região tem aumentado nos últimos anos, principalmente por aventureiros que buscam chegar “no fim do mundo”. A grande atração fica por conta das montanhas de Dientes de Navarino, na ilha Navarino. Lá é possível fazer caminhadas, cavalgadas, escalada, mountain bike e pesca.

DUBBI  adicionou foto de Chile,Santiago,San Pedro de Atacama,Valparaíso,Punta Arenas Foto 6

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Fatima Gomes

Fatima Gomes comentou 7 anos atrás

QUEM SABE UM DIA!!!

DUBBI

DUBBI  comentou 7 anos atrás

Olá Fatima! O chile é um lugar inesquecível :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Chile, Santiago, San Pedro de Atacama, Valparaíso, Punta Arenas,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.