Vai passar o Carnaval no Espírito Santo? A segurança está garantida, diz governo


  Espírito Santo  2441 visualizações

E aí, onde vai passar o Carnaval de 2017? Pois entre dois dos maiores centros que agregam foliões, Rio de Janeiro e Salvador, reside um Carnaval ainda pouco comentado, mas muito agfitado: o do Espírito Santo.

Para quem se pergunta quanto à segurança, a situação está melhor desde que a Força Nacional foi ao Estado para realizar o patrulhamento das ruas, após um motim dos policiais militares, no dia 3 de fevereiro. O governo diz que a presença das Forças Armadas está garantida durante todo o Carnaval.

Mas claro que é preciso alguns cuidados. Não deixe objetos como celulares e relógios à mostra, evite andar por lugares escuros e desertos sozinho ou em grupos pequenos, não beba além da conta e por aí vai.

Com nossa parceria com o Estado do Espírito Santo, fomos conferir como está a situação para garantir um ótimo carnaval para vocês. Confira o que conseguimos. 

DUBBI  adicionou foto de Espírito Santo Foto 1

O Carnaval já começou
A ansiedade pelo Carnaval é tanta que os capixabas nem esperam o feriado chegar. Tanto que o slogan oficial da folia é “O Carnaval do Brasil começa aqui”. Lá o desfile das escolas de samba de Vitória já aconteceu, com a escola Boa Vista, de Cariacica, sagrando-se campeã.

História
O Carnaval do Espírito Santo teve início em 1984, de forma um pouco mais modesta. Mas em 1987 a inauguração do Complexo Cultural Walmor Miranda, em Vitória, mais conhecido como Sambão do Povo, elevou a festa a outro patamar. É lá que a folia se concentra, tanto durante o desfile oficial quanto do público em geral.

O bolso agradece
Tem festa, tem gente animada e gasta-se bem menos do que nas vizinhas Salvador e Rio de Janeiro. Em tempos de crise, o Carnaval do Espírito Santo é uma ótima pedida. Tanto Vitória quanto o norte e o sul do Estado saem mais em conta, considerando-se alimentação, hospedagem, transporte e passeios.  

Muitos bloquinhos
Quer dizer que os capixabas queimam a largada? Não é bem por aí. Uma parcela da população deixa a capital no Carnaval, é verdade, mas ainda fica muita gente pela cidade, a quem somam-se turistas de vários cantos do Brasil. No Sambão do Povo, por exemplo, a festa continua durante todos os dias, com concurso de blocos, bailes, shows, marchinhas e matinês no centro histórico, na Curva da Jurema e em São Pedro. O melhor é que toda a programação é gratuita.

O viajante ainda deve dar uma passada na Rua da Lama e no Triângulo das Bermudas, os dois maiores points da vida noturna, com bares, baladas e restaurantes, que sempre promovem uma programação especial na data.

Aproveitando a proximidade com Vila Velha, dá ainda para o viajante curtir Carnaval na Barra do Jucu e na Ponta da Fruta, os dois pontos mais conhecidos da cidade vizinha.

DUBBI  adicionou foto de Espírito Santo Foto 2

No litoral
A animação em Vitória é garantida, mas as outras 14 cidades do Estado banhadas pelo Atlântico não ficam devendo nada. Conceição da Barra, por exemplo, município no norte do Estado, tem um dos melhores carnavais de rua do Espírito Santo. É lá que acontecem festas folclóricas como o Baile de São Benedito.  

Em Anchieta e Guarapari, duas cidades vizinhas, a festa também é agitada, com blocos e marchinhas disputando o título de mais animada do feriado e shows em diferentes pontos do litoral.

Em Guarapari, a diversão se concentra na Praia do Morro, no centro e na Enseada Azul --esta última abriga o Thale Beach Club, que organiza festas durante o feriado. Já em Anchieta, o Balneário de Iriri e as praias de Anchieta e Ubu recebem bloquinhos e bailes.    

Conheça onde acontece a festa de Carnaval nas outras cidades do litoral capixaba.

  • São Mateus (Guriri)
  • Linhares (Pontal do Ipiranga, Povoação e Regência)
  • Aracruz (Barra do sahy, Santa Cruz, Coqueiral)
  • Fundão (Praia Grande)
  • Serra (Manguinhos, Jacaraípe, Bicanga)
  • Piúma (centro)
  • Itapemirim (Itaoca)
  • Marataízes (centro, Lagoa do Siri)
  • Presidente Kennedy (Praia das Neves, Marobá)

E se quer aproveitar a data misturando agito e sossego, a melhor alternativa é o interior do Estado. Cidades como Domingos Martins, Alfredo Chaves, Venda Nova do Imigrante e Santa Teresa também tem uma agenda cheia com desfiles de blocos, shows e concursos de fantasias. Mas, em um pulo, é possível chegar a encantos da natureza --como a Pedra Azul, paredão rochoso em um parque de Domingos Martins, onde há trilhas e piscinas naturais.  

Depois de cair na folia, aproveite para conhecer as belezas do Estado, dando uma olhada no roteiro para conhecer o Espírito Santo em uma semana.

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 7 anos atrás

Posso dizer apenas pelo final de semana dos desfiles das escolas de samba aqui em Vitória. E digo nos desfiles não existem problemas; as pessoas que vão desfilar estão preocupadas em fazer um espetáculo; muitas famílias dependem da renda regada do Carnaval. Mas daí dizer que temos segurança no ES... é outra coisa. No meu bairro ainda tem acontecido muito assalto, roubo de carros,... Amo minha cidade e meu Estado, entretanto não quero iludir ninguém. Venha, venha e conheça o ES mas lembre-se de ter atenção em algumas regiões. Pois violência existe onde o ser humano está, aqui ou em qualquer outro lugar do mundo inteiro.

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 5 anos atrás

Como falei no ano passado, o desfile das escolas de samba é um espetáculo que envolve cultura e famílias, não houve qualquer incidente de violência durante os desfiles do ano passado ou desse ano! então, se você está programando seu carnaval 2019, pode colocar uma visita ao ES, porque aqui nosso carnaval começa mais cedo e a diversão é garantida!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Espírito Santo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.