Um Passeio por Tóquio


  Tóquio, Japão  2577 visualizações

É senso comum dizer que uma viagem ao Japão é extremamente cara e que os gastos turísticos são bem levados. Com planejamento e boas escolhas, dá para fazer uma viagem ao Japão com custos aproximados a outra viagem qualquer.

Nossa experiência (minha filha e eu) começou pela passagem aérea. Atenção e busca constante, permitiu encontrar uma passagem por menos de U$ 900,00. Foi pela Air Canada, com uma boa escala em Toronto, que nos permitiu conhecer um pouquinho da cidade também.

Em Tóquio nossos custos diários eram inferiores a U$ 100,00 para duas pessoas; esse dinheiro era gasto em transporte, alimentação e algumas besteirinhas que comprávamos pelo caminho, como chocolate, bebidas que só encontrávamos por lá e algumas lembrancinhas.

Joao Vedovello adicionou foto de Tóquio,Japão Foto 1

Ficamos no bairro de Ikebukuro, que é atendido pela Yamanote Line. Esta é uma linha circular de trem, que passa pelos principais bairros de Tóquio, onde se concentram as principais atrações turísticas. Qualquer uma destas estações é certeza de proximidade com os seus passeios.

AKIHABARA

O primeiro destino foi a região conhecida como Akihabra. É impossível pensar no Japão e não se lembrar de vários ícones locais. Quem nunca ouviu falar de Jaspion, Cavaleiros do Zodíaco, Hello Kitty ou Dragon Ball Z? Se pensarmos em videogames, quem nunca jogou Sonic, Pac-Man, Donkey Kong ou Super Mario alguma vez na vida?

Joao Vedovello adicionou foto de Tóquio,Japão Foto 2

Se este universo lhe é familiar, é aqui em Akihabara que você vai encontrar tudo isso. É berço da cultura Otaku e um verdadeiro paraíso para os amantes de tecnologia. É parada obrigatória para toda pessoa que vem conhecer Tóquio. Não esqueça seu passaporte, pois as lojas Duty Free oferecem 10% de desconto para quem apresentar o documento.

UENO

A segunda parada foi o bairro de Ueno; um bairro que impressiona por sua área verde e suas excelentes opções para caminhar e se divertir de um jeito menos frenético, mesmo estando em plena capital da tecnologia. Que tal ver um urso panda de verdade, caminhar por um dos parques mais bonitos da cidade ou conhecer um pouco da história do Japão pelo maior e mais antigo museu? Aqui é o lugar!

Joao Vedovello adicionou foto de Tóquio,Japão Foto 3

Ao sair da estação, é quase impossível não ver o Ueno Park que impressiona por seu tamanho. Se você puder, programe sua visita para a época da florada das cerejeiras (entre o final de Março até o começo de Maio), quando este parque se transforma num dos cartões postais de Tóquio.

SHIBUYA

O cruzamento de pedestres mais famoso do mundo fica aqui. A primeira grande atração é percebida tão logo você saia da estação ao se deparar com uma multidão, esperando o sinal de trânsito autorizá-los a atravessar a rua. Do outro lado da avenida e pelas demais ruas que formam este quadrilátero, outras multidões também aguardam para atravessar. E todas atravessam simultaneamente.

Joao Vedovello adicionou foto de Tóquio,Japão Foto 4

Cada estação de trem possui inúmeras saídas, que colocam os usuários do transporte em regiões específicas, para facilitar o deslocamento. Procure pela Hachiko Exit. Você se lembra do filme “Sempre ao Seu Lado”, protagonizado pelo Richard Gere, que mostrava um cachorrinho que ficava esperando o seu dono em frente a uma estação de trem, mesmo após a sua morte? Esta história é real e o cachorrinho Hachiko ganhou até uma estátua em sua homenagem, nesta que é a estação que ficava esperando seu dono. A estátua fica sempre cheia de turistas que param por lá para fotografar este monumento. Lealdade, obediência, disciplina e respeito são valores que se aprendem diariamente pelas ruas do Japão e este cãozinho ganhou o coração de todos exatamente por refletir um pouco de tudo isso em sua história.

SHINJUKU

Shinjuku é um dos mais democráticos bairros de Tóquio; de um lado, você encontra a parte política e de negócios da capital, com seus grandes arranha-céus, do outro, a possibilidade de se entreter na noite da capital, em seus diversos bares, karaokês e Isakayas.

Joao Vedovello adicionou foto de Tóquio,Japão Foto 5

O primeiro desafio é a própria estação de Shinjuku. Ela é simplesmente a estação mais movimentada do mundo e um total de 3 milhões de pessoas são estimadas diariamente por lá. São 12 linhas de trens e metrôs que chegam nesta estação, com mais de 200 saídas!!!

Exatamente por conta das grandes estações, é comum que elas ofereçam uma gama de serviços, lojas, restaurantes e as famosas “depatôs” (lojas de departamento) em diversos pavimentos. É uma verdadeira cidade subterrânea.

ODAIBA

O mais belo skyline de Tóquio é aquele contemplado em Odaiba. Esta ilha construída artificialmente na área portuária é, hoje, morada de projetos ousados e grandes corporações. Reserve um dia para esta região, pois não faltam atrações.

Joao Vedovello adicionou foto de Tóquio,Japão Foto 6

Uma atração muito procurada pela área portuária é o DiverCity Tokyo Plaza. É supersimples de encontrar porque o primeiro grande diferencial deste centro de compras fica logo na entrada: você verá uma estátua gigante do robô Gundam, muito parecido com os Transformers e muito popular por lá. Além do robô na entrada, muitas lojas conhecidas do padrão ocidental como a H&M, Forever 21, Lacoste e tantas outras estão por aqui. Vale a pena conhecer uma loja chamada 3Coins, que vende majoritariamente artigos femininos. Como o nome diz, o preço das coisas por lá são 3 moedas, ou ¥300. Existem várias espalhadas por Tóquio e a de Odaiba é uma das mais bonitas.

TOKYO STATION

A Tokyo Station é outra estação que, certamente, você passará por ela. É um dos principais pontos de conexão com outras regiões, graças aos famosos trem-balas que saem desta estação. Também atende àqueles que vão conhecer outra joia japonesa que são os Jardins do Palácio Imperial e alguns dos bairros mais chiques da capital japonesa.

Joao Vedovello adicionou foto de Tóquio,Japão Foto 7

Os Jardins do Palácio Imperial ficam há 10 minutos de caminhada leve a partir da Tokyo Station. Na parte oeste fica o Palácio Imperial de Tóquio, que é a residência oficial do imperador do Japão e na parte leste ficam os jardins

Joao Vedovello adicionou foto de Tóquio,Japão Foto 8

A alimentação sempre é um ponto de dúvida dos turistas e posso garantir que existem opções para todos os gostos e bolsos. As estações de trem e metrô possuem uma infinidade de opções, verdadeiras praças de alimentação... desde restaurantes típicos, redes de fastfood internacionais até mesmo restaurantes com estrelas Michelin.

A opção mais econômica são as lojas de departamentos, que oferecem refeições prontas, em embalagens descartáveis e são tradicionalmente usadas pela população local. O custo é inferior a uma alimentação de shopping aqui no Brasil. Nas ruas, diversos restaurantes possuem vitrines com os pratos e uma máquina de pedidos ao lado.

O transporte é silencioso, eficaz, pontual e extremamente amplo. Não existe ponto que você não consiga chegar com o transporte público. A educação das pessoas é algo que também impressiona.

Por tudo isso e por tudo aquilo que não consegui relatar, a experiência por Tóquio é espetacular. Prepare-se para conhecer um dos países mais espetaculares do mundo!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Luis Moritz

Luis Moritz comentou 5 anos atrás

Parabéns pelo seu relato. Estou querendo ir para Tóquio nas Olimpiadas e ler sobre a cidade me deixa com cada vez mais vontade de ir.

Joao Vedovello

Joao Vedovello comentou 5 anos atrás

Luis... vá sim! Este relato foi apenas da primeira semana... ficamos outra semana conhecendo mais cidades como Osaka, Hiroshima, Kobe, Himeji, Kyoto, etc... o Japão é simplesmente apaixonante. Nunca fui num lugar que me senti tão cuidado, com pessoas ultra atenciosas e super seguro, independente do horário... dizem que é um país caro, mas com planejamento e organização, você consegue fazer uma viagem sem grandes gastos, sem exageros... recomendo demais! Abração!

Ana Carolina Mafra Sanches

Ana Carolina Mafra Sanches comentou 4 anos atrás

Oi João, delícia sua viagem. Estou indo com meu filho de 18 anos agora em julho, ficaremos 5 dias em Tokyo e 5 dias de Kyoto, fazendo alguns bate e voltas. Já estou com hotel e passagens pagas e gostaria de sabar quantos ienes (mais ou mesnos) devo levar. Não somos de gostos caros (tipo restaurante caro, etc), mas quero ficar a vontade para comer e passear. Obrigada!

Joao Vedovello

Joao Vedovello comentou 4 anos atrás

Boa tarde Ana tudo bem? Mil desculpas pela demora em lhe responder... Final de semestre sempre me é complicado! Eu considerei ¥ 10.000 por dia, para transporte e alimentação... Algo em torno de U$.100 dia. Este dinheiro era suficiente para minha filha e eu... Sem exageros, sem compras, mas com margem para despesas de rua e algumas coisinhas pelo caminho. Espero que sua viagem seja fantástica! Abraços!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Tóquio, Japão,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.