Trilhas no Parque Estadual do Forno Grande!


  Castelo, Vargem Alta, Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante  8226 visualizações

Você está querendo conhecer um lugar diferente e ainda assim que te forneça aventura aliada a belas paisagens? O Parque Estadual do Forno Grande a apenas 120 km da Capital do Espírito Santo é um lugar mágico cheio de pequenas surpresas e grandes momentos de contemplação. Se estiver a passeio pelo Espírito Santo ou se planeja um pequeno descanso nas montanhas capixabas, esse post será uma boa dica!

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 1

Comece sua viagem pela BR - 262 caso você esteja na cidade de Vitória no estado do Espirito Santo. Após aproximadamente 103 km haverá uma entrada com placas indicando o Parque Estadual do Forno Grande, São Paulo do Araçê  e Vargem Alta. Percorra então a ES - 164 por aproximadamente 450 m e pegue a saída à direita na ES - 477 em direção ao Caxixe Frio percorra mais 21 km em direção ao Parque Estadual do Forno Grande, a maior parte desse percuso já está asfaltada. Na BR já haverá placas indicando o caminho para o Parque. A estrada começa no asfalto, mas você pegará um trecho de estrada de chão. Por isso, vale sempre a pena procurar saber as condições meteorológicas para o dia do seu passeio, bem como para os dois dias anteriores. Carros e motoristas não acostumados à estrada de chão precisam de bastante atenção aos buracos e muita lama nos trecho mais íngremes do percurso. Fique sempre atento às indicações das placas e na dúvida não hesite de perguntar a algum morador, as pessoas do interior do ES são muito prestativas.

A entrada para o Parque Estadual do Forno Grande é bem sinalizada e de fácil visualização. A sede possui estacionamento interno e foi recentemente ampliada. Para a recepção dos turistas, sempre tem um guarda florestal e uma pessoa da administração que é quem irá conduzir você para o prédio onde deverá ser preenchida uma ficha com dados pessoais de quem fará as trilhas. O antigo prédio do parque abriga uma exposição de animais empalhados que são comuns na região. Conta também com banheiros e bebedouro. Lembre-se de levar a garrafa de água para encher no bebedouro ou em uma das fontes da trilha.

 Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 2

E que tal fazer uma trilha com toda família? Ou com amigos? Ou até mesmo sozinho? O parque oferece trilhas autoguiadas de níveis diferentes de dificuldade, mas garanto que se forem feitas devagar e com cuidado. É possível que qualquer pessoa termine o percurso completo de 4.300km.

 Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 3

As trilhas são bem sinalizadas, com marcação de quilometragens, placas e calçamento em partes mais desniveladas. Não esqueça o parque abre às 8h e a indicação é que você retorne a sede no máximo até às 16h30min. Para os mais experientes a maior trilha até o Mirante pode ser feita facilmente em 1h de caminhada. Entretanto, curtir cada ponto fotografando, se banhando nas cachoeiras, fazendo pausas para descanso e porque não dizer, para um lanchinho pode aumentar significativamente esse tempo. As trilhas só podem ser feitas de tênis, indico também calça comprida para evitar os mosquitos, não deixe de levar roupa de banho e toalha (os poços e cachoeiras são realmente convidativos). Para as pessoas mais sedentárias um bastão de caminhada ou cajado pode ajudar nas subidas e descidas mais íngremes. Protetor solar e chapéu auxiliam muito principalmente no último percurso até o mirante.

AS TRILHAS

Trilha da Cachoeira - 290m - iniciando a caminhada do centro de visitante, esse é o percurso mais fácil e que requer apenas um pouco mais de atenção quando nos aproximamos da cachoeira, pois é preciso ter cuidado com o limo das pedras. Não tem como mergulhar, mas, da para se refrescar e tirar boas fotos.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 4

Trilha da Gruta da Santinha - 420m - um pouco mais a frente e começando o terreno mais íngreme, encontramos a gruta com a imagem da Padroeira do Brasil. Num lugar para descanso, reflexão e até mesmo de oração está a imagem de Nossa Senhora Aparecida. E agora aproveita para pedir forças para subir porque a inclinação aumenta. Os mais sedentários ou pessoas com dificuldades de locomoção ou com problemas nos joelhos precisam ir bem devagar para terminar o trecho.

 Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 5

Trilha dos Poços Amarelos - 1.150m - devagar e cuidadosamente é possível conseguir chegar aos poços amarelos. Local que permite banhos e ótimas fotos. A área possui uma "casinha" (pequena estrutura de madeira com bancos e cobertura) ideal para um lanche e contemplação protegido do sol.

 Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 6

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 7

Trilha do Mirante - 2.150m - após a recuperação das energias nas águas dos poços amarelos retorne para a trilha. Que dessa vez está em campo mais aberto, com menos proteção de mata fechada e com mais exposição ao sol. Reserve bastante água para beber nesse próximo quilômetro. Não deixe de tentar fazer a trilha o mais silenciosamente possível para ouvir e ver os animais presentes na região. O percurso é menos inclinado tornando essa parte do passeio muito fácil de ser feito. A chegada ao mirante é indescritível. À frente a famosa formação rochosa de Pedra Azul e toda área de floresta do Parque Estadual da Pedra Azul. E do outro lado a imponente pedra do Forno Grande, cujo topo ainda é de visitação proibida.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 8

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 9

Não deixe de admirar tudo novamente ao retornar da trilha, tenha cuidado com insetos e animais peçonhentos e com demais riscos de andar na mata. Não se esqueça das regras de tirar apenas fotos, levar lembranças e deixar pegadas! No mais, aproveite! Tenho certeza que da mesma forma como eu me re-encantei pelo Parque Estadual do Forno Grande, você também irá descobrir ou redescobrir a alegria de estar em um lugar tão perfeito!

Ainda dá tempo de indicar nesse post o Camping da Cachhoeira do Furlan (whatsap: 028 999621450) a apenas 8 km do Parque para você passar a noite num lugar lindo ou para um almoço reforçado (é preciso agendar)!

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 10

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Vargem Alta,Espírito Santo,Venda Nova do Imigrante Foto 11

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

David Andrade

David Andrade comentou 6 anos atrás

Muito legal!! Já coloquei na minha lista de lugares para conhecer :)

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás

Vale a pena conhecer, nesse janeiro têm muitos grupo fazendo passeio que sai de Vitória para lá!

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 5 anos atrás

é sempre importante ligar para o Parque Estadual do Forno Grande ou mandar um zap pra galera da cachoeira do furlan. porque a estrada de terra não está muito boa para carros pequenos! OK?!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Castelo, Vargem Alta, Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.