Trilhas em Florianópolis – Desvende a Ilha da Magia


  Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, América do Sul  3665 visualizações

Você é daquelas pessoas que ama se aventurar em meio a natureza?

Gosta de descobrir cantinhos escondidos, onde poucos conseguem chegar.

Você ama desvendar cada pedacinho dos lugares que visita, e não se contenta com o clássico, o que todo mundo vê.

Confesso que sou assim, e sempre que viajo, fico procurando por trilhas, que me levarão a lugares secretos, fora da rota turística.

Trilhas em Florianópolis


Florianópolis é um paraíso para pessoas como a gente. A ilha é abundante em belezas naturais, e esconde lugares magníficos, espalhados por todos os cantos, de norte a sul.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 1


Sempre que visito Floripa tento fazer uma trilha nova, ou pelo menos repetir alguma. Descobri as mais belas praias da Ilha da Magia ao final de trilhas fantásticas. E vou compartilhar esses segredos com vocês.

Então pegue sua bota, um pouco de água e umas frutas, me acompanhe nessa descoberta e explore Florianópolis comigo. Não se preocupe, ao final da lista tem um mapa indicando o início de cada trilha.

Não se perca, deixei o melhor para o final ;D

Trilha das piscinas naturais


O início dessa trilha é na Barra da Lagoa, que por si só já é uma região linda, muito procurada por surfistas. Aliás, é ali também o início da Trilha da Galheta, que você vai conhecer daqui a pouco.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 2


Uma trilha leve e rápida, com aproximadamente 40 minutos de duração em ritmo tranquilo. A maior parte dela é por dentro da mata, e durante o percurso tem várias trilhazinhas que saem no mar.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 3


Ao final, a recompensa. Uma vista incrível da costa e do mar, que te convidam a descer até as piscinas naturais. Ao descer, você se depara com alguns pontos com água bem tranquila,  onde é possível tomar aquele banho que lava a alma e relaxa o corpo.

Trilha do Gravatá


A trilha do gravatá eu diria que é a mais indicada para quem quer começar a fazer trilhas, ou está com pouco tempo para conhecer a ilha e não abre mão de uma caminhada em meio a natureza.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 4


Trilha muito leve e curta, que pode ser feita até com o havaianão. O início da trilha é na lagoa da conceição, e o caminho todo é bem aberto e tranquilo.

Ao final da trilha você vai encontrar uma casinha de madeira, onde mora um senhorzinho muito simpático, que leva uma vida simples, vive da pesca e dos alimentos que ali planta.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 5


A praia do gravatá surge já em seguida, pequena, tímida e charmosa. Encanta com suas águas calmas, cristalinas e de um azul que brilha com o sol. Um lugar perfeito, escondido no coração de Florianópolis.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 6


Trilha da Lagoinha do Leste


A trilha mais famosa de Floripa, oferece uma vista fantástica da região sul da Ilha, abrangendo a lagoa e a praia da Lagoinha do Leste.

O trajeto até a praia é bem sinalizado e com boa estrutura. São aproximadamente 60 minutos de caminhada com subidas, que faz com que a trilha seja de nível moderado e um pouco cansativa.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 7


Por ser uma trilha bem famosa, você vai encontrar bastante gente fazendo, e até uma barraquinha vendendo bebidas na praia. Também com o pessoal dessa barraquinha, você pode voltar de barco para o Pântano do Sul, caso esteja cansado.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 8


Porém, o ponto alto da trilha da Lagoinha do Leste é mais além. Ali na praia começa a trilha para a Pedra da Coroa, que é de onde se tem a vista icônica da região.

São mais 50 minutos de subida intensa, que vão te fazer apreciar ainda mais a vista. Esse trajeto é sem qualquer estrutura e sinalização, e as pedras soltas dificultam um pouco. Mas já adianto: Vale a pena!

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 9


Trilha do Saquinho


A Trilha do Saquinho é uma das mais interessantes e também menos conhecidas. Fica bem ao sul da ilha, e seu início é na praia da Solidão.

Quase nem da pra chamar de trilha, pois todo o caminho é de cimento, porém, com um bom trecho em subida, que faz cansar um pouco. Mas como assim de cimento? Por que isso?

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 10


A trilha leva a uma comunidade, onde vivem cerca de 20 famílias. Não há estradas que levam até lá, e nem energia elétrica. Uma vida desconectada, tranquila e intensa. Você já se imaginou vivendo num lugar desse?

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 11


Eu achei isso fantástico! E o povo que ali vive, é super gente boa e receptivo. No caminho, um senhorzinho que cuida de uma das casas me convidou para admirar a vista de seu jardim. Uma casa simples, com um deck que oferecia uma vista sensacional da costa. Imaginei como deve ser acordar todo dia com esse presente da natureza.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 12


Um pouco a frente, o Bar e Lanchonete do Quirino. Um lugar super simples, com umas 3 ou 4 mesas, que serve apenas prato feito, que sempre muda de acordo com o peixe comprado no dia. Não tem horário de funcionamento, nem mesmo um número de telefone. Mas durante a alta temporada costuma abrir todos os dias.

Trilha da Galheta


Lembra que eu falei lá no início que deixei o melhor para o final? Chegou a hora de conhecer a trilha mais linda de Floripa.

A Trilha da Galheta me encantou não apenas com a praia ao final da trilha, que tem a cor mais linda e a água mais limpa de toda a ilha. Mas também com a vista maravilhosa que se tem do topo da trilha.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 13


Trilha de nível moderado, com duração aproximada de 2 horas, demanda um pouco de preparo físico. Existem 3 caminhos para chegar a praia da Galheta:

  • Através da barra da lagoa (longa)
  • Pela Praia do Mole (curta)
  • Trilha da Galheta propriamente dita (media)


Eu optei por fazer a trilha que começa na Barra da Lagoa, que é a mais pesada mas também que proporciona a melhor vista. Passando pela parte mais difícil, chegando ao topo, vai ser possível ver a Praia da Barra, a Lagoa da Conceição, Praia da Galheta, Praia do Mole e muito mais.

Uma vista 360º de toda a região mais linda da ilha. Vale ou não o esforço?

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 14


Na volta, saí pela praia do mole, que é a opção mais curta e fácil, e dali peguei um uber até a Barra, onde o carro estava estacionado.

A praia da Galheta é uma praia naturista, porém tirar a roupa não é obrigatório. Bastante procurada por surfistas, a praia é um segredo de Florianópolis, apesar de estar localizada ao lado da Praia do Mole, que é uma das mais famosas.

Beneth Santana Torquato adicionou foto de Florianópolis,Santa Catarina,Brasil,América do Sul Foto 15


Na Galheta não tem barraquinhas vendendo comida e bebida, então não esqueça de levar  que for consumir, principalmente água. E também não esqueça de levar o lixo pra casa com você. ;D


Liberte-se!


Floripa é realmente um paraíso natural, uma ilha onde você encontra praias maravilhosas, lagoas, dunas, trilhas e até cachoeiras. Incrível não é?

Não deixe de conhecer esse lado da ilha. Entrar em contato com a natureza é relaxante, divertido e traz paz pra alma. Tire a Bunda do Sofá e se desligue um pouco desse mundo digital, que está cada vez mais presente em nosso dia a dia.


Escrever sobre Florianópolis é sempre um grande prazer. Sou apaixonado pela capital catarinense e sempre que tenho a oportunidade, dou uma passeada por lá. Além das belezas naturais, a ilha conta com vida noturna agitada, muita história e uma gastronomia reconhecida mundialmente.

Confira o post no qual falo um pouco sobre o que fazer em Florianópolis. Aproveite ao máximo sua visita a Santa Catarina e volte sempre!

Saiba mais sobre o que fazer em Florianópolis no blog Tire a Bunda do Sofá, através do link abaixo:

O que fazer em Florianópolis, a Ilha da Magia!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás

Florianópolis é mesmo um encanto. Mas dessas trilhas acho que a mais interessante é a da Barra da Lagoa para a Galheta. Nas outras eu faria algumas alterações. Como por exemplo: sairia da Armação para a Lagoinha do Leste, uma caminhada mais esticada e com Uma trilha mais rústica. Lembrando de subir a Coroa e fazendo a volta pelo Pântano do Sul. Incluiria a Trilha Naufragados, saindo de Caieira da Barra do Sul, conhecendo o farol e a Praia, depois encontrar a trilha em direção à Praia da Solidão. Na minha opinião essa é a melhor trilha da ilha. Simplesmente apaixonei.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, América do Sul,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.