Talvez seja porque eu sou Londrina


  Londres  2615 visualizações

Giuliana Bonvini adicionou foto de Londres Foto 1


"Maybe it’s because I’m a Londoner that I love London so. Maybe it’s because I’m a Londoner that I love London Town." - Hubert Gregg


Londres, Outubro de 2006, e eu aos 18 anos. Conto de fadas, magia, grandes emocoes, alguns sacrificios tambem; tudo isso deu vida a minha paixao por essa cidade durante o meu primeiro intercambio, que durou 8 meses, seguidos de outras visitas esporadicas ao longo dos anos seguintes.

Como dizia Samuel Johnson, a pessoa que esta cansada de Londres esta cansada da vida. Hoje, aos 28 anos, morando em Londres pela segunda vez, devo descordar dessa frase. A pessoa que esta cansada de Londres nao necessariamente esta cansada da vida, mas de dividir o ar dentro do metro com outros oito weirdos ao seu redor depois de ter esperado 4 trens ate’ finalmente coneguir entrar em um.

Ao longo destes ultimos 10 anos, entre indas e vindas a Londres, eu aprendi que:

  • O transporte e’ bom… para quem gosta de se sentir um rato de porao.

 Esse foi provavelmente o meu maior choque quando me mudei pra ca’ em 2015. Os trens e onibus sao tao lotados que voce pode facilmente perder uma meia hora somente na tentativa de tomar um (isso considerando que voce tem um certo problema com multidoes e lugares fechados – nao necessariamente claustrofobia). Se voce nao aprecia a ideia de ser um rato, considere a hipotese de virar uma sardinha durante suas viagens por Londres (coisa que, pelo que me lembro, nao acontecia 10 anos atras).

  • Adoro os cafes, mas sao tao iguais…

Cara! As redes estao dominando tudo. E’ praticamente impossivel achar cafes independentes em certos pontos da cidade. Muitos pubs locais fecharam, e os espacos agora abrigam pubs de rede.

Os cafes e pubs independentes ainda estao presentes em todos os bairros obviamente, mas voce vai ter que procura-los. Nao importa onde vc esteja em Londres, o primeiro café que vc vai avistar certamente sera um Pret A Manger, Starbucks, Costa ou Nero. Quanto ao pubs, muitos mantem a tradicao firme e forte, mas a rede Whetherspoons, por exemplo, ja tem mais de 900 unidades dentro e for a de Londres.

Se estiver acompanhado de alguem e estiver andando pela zona 1, sugiro jogar um jogo onde o primeiro que ver um café especifico (previamente combinado) deve gritar o nome do mesmo na hora, quem grita primeiro leva o ponto. Ta, pode soar ridiculo, mas eu ja joguei esse com o meu namorado quando estavamos no andar de cima do onibus (double decker bus) e tal ideia nos rendeu boas risadas.  Se vc eh uma pessoa carrancuda, rabugenta e critica, divirta-se com seus bracos cruzados e ar de miseria enquanto estiver no onibus. Yeay! =)

  • O clima temperado

Londres e’ fria. MAS… raramente neva em qualquer periodo do ano (temperature abaixo de zero nao e’ comum). Durante o verao, a temperatura pode facilmente chegar aos 35 graus e os dias ensolarados perduram por varios meses (com algumas excecoes de dias cinzas e chuvosos no meio). Basicamente, Londres tem os dias de sol mais lindos que se pode ver, e a frequencia e’ maior do que a maioria das pessoas imagina. Alem disso, ao contrario do que costuma acontecer em muitas cidades brasileiras (leia-se Sao Paulo e regiao), aqui as estacoes sao mais definidas (gracas ao clima temperado) ao inves de ocorrer as quatro no mesmo dia.

  

  • E’ possivel ser culto e durango ao mesmo tempo

A quantidade de atividades culturais de graca nessa cidade e` imensa. Da uma olhada:

  • Victoria and Albert Museum
  • British Museum
  • Museum of London
  • Science Museum
  • Natural History Museum
  • National Gallery
  • National Maritime Museum
  • Tate Modern
  • Imperial War Museum
  • National Army Museum
  • V&A Museum of Childhood
  • Bank of England Museum
  • Hampstead Museum/Burgh House
  • The Library and Museum of Freemasonry
  • Petrie Museum of Egyptian Archaeology
  • British Library

Essa lista ainda vai longe, ja’ que existem tambem outras atracoes de graca, como por exemplo os inumeros parques espalhados por toda a cidade.

  • ‘Nao-londrinos’ amam odiar Londres

Ame ou odeie, muitos nao-londrinos falam mal da cidade, talvez por sentirem um ponta de inveja por nao serem Londrinos ou porque nao conseguem admitir que Londres e’ o centro do mundo. Eu ja penso diferente, acho que Londres e’ o melhor lugar do mundo para se viver a partir do momento que nao se vive mais aqui.

Conclusao: Eu odeio o Tube (metro) e nao sou Londrina

;)

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Adorei!!!!

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho comentou 7 anos atrás

Mas acho que essa questao de metro e onibus lotado teremos em qualquer grande capital do mundo. Incrivelmente peguei metro lotado em barcelona mas em londres não. Alias peguei um dia uma greve de metro em londres e entao todos tiveram q pegar onibus e mudar seus caminhos. Acho que foi um steress que qlq cidade grande teria num dia assim. a grande diferença q pelo menos o metro é limpo e já em outros locais nem tanto né. rs

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho comentou 7 anos atrás

Lembrei de outra coisa ! meu amigo foi para londres achando que assim ouviria o tipo de musica que ele mais gosta uma vez q as bandas preferidas dele são de lá. guess what ? ele reclamou que era muito mais facil aqui no brasil ele ir num bar, festa, pub e ouvir as musicas ou covers do que na propria londres. Comentou que muito pub fica la passando esportes na Tv ou diversas outras musicas... acho que esse foi um dos maiores arrependimentos dele. rs

Giuliana Bonvini

Giuliana Bonvini comentou 7 anos atrás

Oi Ricardo. Primeiramente muito obrigada por seus comentarios. Concordo com voce que o problema de cidade grande e’ igual em todo lugar. Meu ponto de vista foi em comparacao a outras cidades que estive e nao lidei com essa situacao, alem disso depender de metro todo os dias e’ uma tristeza. Como voce deve saber aqui ninguem dirige no centro. Infelizmente a maioria dos metros aqui sao bem sujos, principalmente a Central Line. Ela e’ extremanente suja, claustrofobica (ja que e’ pequena) e barulhenta. As vezes o barulho e’ tao alto que as pessoas precisam cobrir as orelhas em certos momentos para amenizar o terror. Quanto a sua observacao dos pubs, existemvarios pubs mais frequentados por turistas, e muitos pubs frequentados pelos locais (geralmente fora do centro), que e’ onde toca musica de la. Isso e’ algo muito bom de Londres - a variedade de gostos, etc. Esse lance de passar futebol na tv dos pubs e’ verdade mesmo. O povo aqui ama futebol assim como os brasucas. Enfim... Londres e’ uma mistura de tudo, mesmo depois de tanto anos eu ainda me surpreendo com essa cidade todos os dias! =)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Londres,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.