Saiba como pedir um café na Itália


  Itália  8420 visualizações

Un espresso per favore!

Não vamos dar uma aula de italiano aqui e sim explicar os diferentes tipos de cafés que existem na Itália.

Para começar que diferente do Brasil o café na Itália não vem aquela xicrinha cheia, e sim, um dedo de café para ser tomado em um único gole. Se quiser um maior peça un doppio per favore (um duplo). Ele é servido em menor quantidade pois é muito concentrado, de cor bem escura, uma espuma densa e muito cremoso.

Na questão produção e qualidade dos grãos de café o Brasil está como um dos melhores do mundo, mas o café italiano é famoso e considerado um dos melhores devido ao desenvolvimento da técnica do expresso e a qualidade do processo de torrefação.

O café expresso foi criado no norte da Itália no final do século 19. Mas o expresso cremoso, como conhecemos hoje, é uma criação do final da década de 40 do século passado, possível graças à criação da cafeteira Gaggia modelo clássico.

 

E a famosa cafeteira italiana ou Moka é uma cafeteira à pressão que produz o café por meio de vapor da água. O invento foi patenteado pelo inventor Luigi De Ponti em nome de Alfonso Bialetti em 1933, cuja empresa, Bialetti continua produzindo o mesmo modelo até hoje. Para usá-la, basta colocar água no recipiente de baixo, o pó de café no filtro intermediário e levar ao fogo. O café pronto pra beber ficará no recipiente de cima.

 
Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 1
 
Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 2
 
Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 3

Os italianos só tomam café feito na hora, mesmo em casa. Guardar café em garrafa térmica para ir bebendo ao longo do dia não existe por aqui. E para adoçar nada de adoçante! Na maior parte dos cafés afastados das áreas turísticas das cidades, é praticamente impossível encontrar algo para adoçar a bebida que não seja açúcar.

O Instituto Nacional do Expresso Italiano (Inei) foi criado para proteger o estilo italiano de beber café. “Redes internacionais de café estão se espalhando, chamando o café que servem de expresso italiano”, disse o presidente do Inei, Luigi Zecchini, no site da organização. Mas, “por trás do nosso expresso… há uma cultura única e inigualável.”

O Starbucks está em todo o lugar, mas não na Itália. O fundador do Starbucks, Howard Schultz, teve a ideia de montar sua rede de cafés enquanto tomava um expresso em Milão. Ele pegou um bom produto, repaginou-o (a seu modo) e o tornou global. Mas, para os italianos, o café servido no Starbucks?—?ou em qualquer outra rede?—?é bem diferente do italiano que o inspirou, apesar dos nomes que aparecem nos menus.

 

Agora vamos falar dos tipos de cafés:

Não há um número oficial de variações no modo de servir a bebida, mas os tipos mais comuns oferecidos em qualquer cafeteria (como macchiato, corretto, doppio, lungo, ristretto) ultrapassam a casa dos 20.

 

Caffè ou Espresso

É o café normal (mais ou menos uns 25ml)

Caffè Doppio

O dobro de um expresso normal (uns 50ml).

Caffè Lungo

É um expresso com um pouco mais de água, menos concentrado (uns 35ml).

Caffè Decaffeinato

É o expresso descafeinado, sem cafeína.

Caffè Ristretto

É um café expresso menor do que o normal e bem mais concentrado.

Caffè Corretto

É um expresso com uma pequena quantidade de licor ou grappa.

Caffè Macchiato

É um expresso com uma pequena quantidade de leite. Onde o leite pode ser frio (macchiato freddo) ou quente (macchiato caldo). Na prática o leite dá só uma “maquiada” (una macchiata) no café.

Caffè Shakerato ou Freddo

É um expresso com gelo e açúcar, agitados em uma coqueteleira e servido em um copo de martini. Ideal para o verão.

Caffè Americano

É um expresso normal diluído em água quente. Servido em uma xícara grande e em alguns lugares vem acompanhado com um bulê de água quente para você “americanizar” seu café o quanto quiser.

Caffè Marrocchino

É um expresso com espuma cremosa de leite e chocolate em pó por cima.

Caffè con panna

É um expresso com chantilly por cima.

Cappuccino

O tradicional cappuccino é diferente, não tem chocolate como do Brasil. Mais precisamente, 25 ml de café expresso misturados a 100ml de leite de vaca vaporizado segundo o Instituto Nacional Expresso Italiano. E na Itália se bebe apenas no café da manhã.

Latte Macchiato

Também conhecido como Caffè Latte é o oposto do Caffè Macchiato. É um copo de leite com uma “mancha” de café, normalmente servido em copo de vidro.

E por aí vai…

 

E aí, curtiram as curiosidades sobre o café italiano? Se tem dúvida sobre algum assunto ou tem alguma dica para compartilhar escreva nos comentários.

 

Se quiser mais dicas como essa visite meu blog ->  https://medium.com/viagem-a-milanesa 

 

E buon viaggio!

 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Itália,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.