Quer ver neve no Brasil? São Joaquim (SC) é o destino perfeito


  São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra  73064 visualizações

Neve no Brasil é um evento raro. O país não é conhecido exatamente por ser o país com destinos turísticos para aproveitar esse fenômeno climático. Tanto que a primeira experiência dos brasileiros na neve costuma ser na Argentina (leia mais sobre Bariloche) ou no Chile (leia mais sobre o Valle Nevado). Mas existe neve no Brasil e, com algum planejamento e sorte, é possível aproveitar neve no Brasil.

São Joaquim (SC)
A pequena cidade de São Joaquim, de 24 mil habitantes, na serra catarinense, é sinônimo de neve no Brasil. Quando a temperatura cai, os jornais e canais de televisão invariavelmente mostram imagens do município, com turistas brincando na neve e pais ensinando as crianças a fazerem bonecos (a falta de aptidão dos brasileiros é nítida, pois chegam a surgir memes com algumas esculturas um tanto engraçadas). Ano sim, ano sim, a cidade é a primeira a ter neve (ou pelo menos algo parecido) no Brasil.

Mateus Souza adicionou foto de São Joaquim,Urubici,Bom Jardim da Serra Foto 1

São Joaquim é conhecida como uma das cidades mais frias do país, mas não é só por isso que é o lugar que mais neva no Brasil. A serra catarinense, apesar de estar localizada mais ao norte do que a vizinha serra gaúcha, tem uma altitude média maior (São Joaquim, por exemplo, está a 1.354 metros de altura), por isso o índice de neve por lá é bem maior.

A alta temporada é no inverno, de junho a setembro, mas a neve pode cair no outono e também no início da primavera. Os turistas que querem neve no Brasil têm que estar dispostos a bastante coisa. Uma delas é ser acordado no meio da madrugada. Isso mesmo, os hotéis de São Joaquim acordam seus clientes se começar a never nesse horário, para que eles possam sair e apreciar a tão sonhada neve no Brasil.

O viajante pode pedir para não ser acordado no meio da noite, mas recomendamos que não faça isso: a neve pode cair só no meio da madrugada e não dar as caras durante todo o resto da sua estadia. Assim você vai embora sem ver a dita cuja.

No entanto, é bom ter em mente que você pode ir para São Joaquim nesse época do ano, passar dez dias lá e não ver absolutamente nada de neve no Brasil. Por isso falamos, lá em cima, em sorte. 

Mateus Souza adicionou foto de São Joaquim,Urubici,Bom Jardim da Serra Foto 2

A infraestrutura de São Joaquim é suficiente para garantir boa diversão durante o período que estiver aproveitando neve no Brasil. São dezenas de bons hotéis à disposição. Na alta temporada, caso a rede hoteleira esteja lotada, casas de família também recebem turistas.

Não se esqueça de caprichar na hora de arrumar as malas para São Joaquim. Mesmo que você more em lugares acostumados com o frio, como São Paulo, o frio de neve é diferente. Os termômetros em São Joaquim, em casos extremos, chegam a atingir -10ºC. Para aquecer, um dos melhores lugares em São Joaquim é o Café Serrano, que oferece um delicioso café colonial a preco acessível, além de pães, doces, queijos.

A praça João Ribeiro e a igreja Matriz são dois cartões-postais na cidade que merecem ser visitados (quando está nevando os dois pontos parecem um atêlie de artistas de boneco de neve). Mas é a Cascata do Pirata, uma queda livre de 15 metros de altura, que impressiona bastante os viajantes. A cidade também é uma grande produtora de maçã, e a Festa da Maça agita a cidade.  

São Joaquim está localizada a 228 km de Florianópolis, em uma viagem de cerca de três horas em estradas bem sinalizadas. Porém, a partir do trecho de serra é preciso redobrar a atenção.

Mateus Souza adicionou foto de São Joaquim,Urubici,Bom Jardim da Serra Foto 3

Perto de São Joaquim dois passeios são interessantes para serem feitos. Um deles é conhecer a vizinha Urubici, ainda menor que São Joaquim (10 mil habitantes). É outra cidade que tem neve no Brasil. Embora seja menos famosa, também guarda um charme especial.

Mas é a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, o passeio mais incrível a ser feito fora de São Joaquim e suas neves. Trata-se da estrada mais espetacular do Brasil, com uma paisagem de tirar o fôlego. E o melhor: a neve também deixa seu rastro por lá eventualmente. Urupema, também ali próximo, é outra cidade com neve no Brasil.

Mateus Souza adicionou foto de São Joaquim,Urubici,Bom Jardim da Serra Foto 4

Outros lugares
Não é fácil achar neve no Brasil e a serra catarinense definitivamente é o lugar mais propício. São Joaquim, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra, como vimos, são várias cidades. Nos outros lugares, raramente existe neve no Brasil. A serra gaúcha, com as cidades de Gramado e Canela, podem ter neve com alguma frequência.

Quer dizer, Gramado “tem” neve o ano inteiro. É que lá foi inaugurado em 2014 o Snowland, o primeiro parque de neve brasileiro. Trata-se de um complexo que cria uma neve que, segundo os donos, é natural. O frio é de -2ºC e a neve dura o ano inteiro. Quem disse que não tem neve no Brasil?

Cambará do Sul e São José dos Ausentes, cidades marcada por cânions no Rio Grande do Sul, também apresentam os flocos gelados. O Parque Nacional de Itatiaia (RJ), Monte Verde (MG), Curitiba (PR) são outros lugares que a neve dá as caras - mas bem eventualmente.

Mateus Souza adicionou foto de São Joaquim,Urubici,Bom Jardim da Serra Foto 5

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.