Quando somos parados na alfandega e...


  Europa, Austrália  2341 visualizações

Quem nunca viajou e ficou preocupado de ser parado na alfandega ? Mesmo se vc não estava levando nada de errado, com documentos todos corretos, mas acredito que sempre vem aquele pensamento "e se me pararem?"

Bem, já fui parado algumas vezes. Todas eu estava com todos os documentos OK e nunca com algo de errado na mala ou que poderia ser algo suspeito.

Em alguns, conversei tranquilo e ainda rimos, em outras, confesso que a perna tremeu.

Minha primeira viagem internacional foi para a Austrália num intercâmbio de um ano e meio. Com todas aquelas listas de, não levar algo animal, produto de madeira, x, y,z, nem frutas, etc e tal, acabei mesmo só levando roupa e nada mais.  Chegando no país, ninguem me parou, me perguntaram o básico, como já falava inglês, foi tudo ok.

O estranho aconteceu no fim da viagem. Após 1 ano e 4 meses morando na Australia, visitei a Nova Zelandia por 16 dias. Ao retornar para a Australia, eu teria apenas mais uma semana na australia e voltaria ao Brasil. No avião eles dão aquele papel para vc preencher, e bem, informei que ficaria somente mais 10 dias no país.

PÁH. sou o único parado ao chegar em Brisbane. Claro que já pensei "ah, vai ver eles acharam estranho alguem vir para cá e ficar apenas 10 dias, afinal isso é o fim do mundo né. rs"   Mas então o fiscal, um cara até jovem, me para e pede para abrir a mala pois o scan detectou substancias "orgânicas’  - eu quase falei, moço, viajei 16 dias e algumas roupas nao estao limpas. rs - eis q entao ele faz eu abrir toda minha mala e enquanto isso pediu para falar de mim - estava um pouco nervoso eo ingles as vezes saia errado. Expliquei que já morava na Aus a mais de um ano, aquela viagem pra NZ era minhas ´férias antes de votlar ao brasil.

Entao ele fez eu mostrar os docs da viagem e fotos da Nova Zelandia. Por sorte na maquina ainda tinham fotos da australia, provando que eu ja estava no país faz tempo. Quando ele perguntou onde eu estudava e ele disse, q nem conhecia aquela rua -  era na rua central mais famosa da cidade - fiquei mais calmo pois vi que eles estava de sacanagem comigo.  Entao mais calmo, meu ingles voltou e retrucava as respostas. "vc nao conhece pq nao precisa estudar ingles"  "sim meu pai gosta de mim e conseguiu pagar um pouco da minha viagem mas a maior parte fui eu pois estudei e trabalhei mutio no brasil"

por fim ele viu a mala toda aberta, roupas espalhadas, deu uma risada, e me liberou. palhaço.

Outra vez que fiquei um pouco nervoso foi ao chegar em Amsterdam, enquanto olhava o painel para ver onde deveria ir, um cara me para, mostra um distintivo muito rapido, e pergunta se eu estava sozinho, de onde vinha e para onde ia. No começo suspeitei de ser um golpe. Nao estava de uniforme e me parou muito rapido. Porém vi outros policiais assim parando outras pessoas. Este queria ver meus cartoes de embarqu e a passagem de volta ao Brasil. Por sorte sou organizado e mostrei uma pasta com todas minhas passagens, reservas de hostels e contatos. E me liberou com um sorisso e desejando boa viagem.

Outras vezes, foi ao contrário. Pessoas sorridentes, alegres, e que apenas estão fazendo uma rotina.

Uma vez, minha mala de bordo estava uma zona e eles nao identificavam NADA no scan. kkk Nesse era me londres e os oplicias simpaticos. Até queriam pegar minha havaianas do snoopy pois á nao exisitia uma igual hahaha. E antes disso, ao embarcar no trem de bruxelas para londres, o policial estava bem sério quando falei que ia visitar amigos em londres, porém quando mostrei que estes amigos apenas 1 era brasileiro e os demais ingleses, e que meu nome era o mesmo do jogador de futebol, este começou a me perguntar do brasil, da cop do mundo, se eu jogava tao bem quanto o cara. Passei por ele rindo depois disso. Quasem eu amigo de infancia, rs.

E você, já se meteu numa enrrascada ou teve um bloqueio e nao conseguiu se comunicar ?

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 7 anos atrás

Boa Rica, em Londres tive a infelicidade de pegar o cara mais mal humorado da imigração...encasquetou o pq eu sai do aeroporto em Lisboa (conexão de 8hrs, sai pra dar uma voltinha no parque das nações que é perto), mesmo com toda documentação de ida e volta, hospedagem, só depois que falei que não estava sozinha ele relevou e deixou eu ir....

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa, Austrália,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.