Por que não Lima?


  Lima  2817 visualizações

"-Fulano, você já foi pro Peru né? Preciso de umas dicas de Lima.

-Não fui pra Lima.

-Por que não?

-Fui direto pra Machu Pichu..." 

Ouvi isso várias vezes enquanto me preparava pra passar 3 dias na capital Peruana, e antes de ir pra lá eu pensava exatamente assim: Peru = Machu Pichu. Nem considerava Lima como possibilidade.

A escolha de ir pra lá veio com duas possíveis escalas na minha ida aos EUA: ou Santiago ou Lima. Minha agente de viagens consegue fazer essa coisa espetacular que a escala vira um stop-over e eu posso ficar uns dias na cidade escolhida. Pesquisei e achei esse vídeo da Expedia, que mudou meu conceito sobre a cidade: https://www.youtube.com/watch?v=MlrzLYqIsE8 

Agora é o momento que peço perdão a todos os meus professores de geografia - eu não sabia que Lima tinha praia! Achei que era uma cidade em meio a montanhas, tipo Bogotá. Pois bem, tem praia. E o sol se põe no oceano Pacífico, e eu não podia perder isso de jeito nenhum. Decidido: vou pra Lima!

Montei todo meu roteiro pesquisando sozinha (com ajuda de alguns viajantes aqui do Dubbi, claro), e quanto mais pesquisava, mais descobria coisas pra fazer. 

Para estadia, achei na internet um B&B sensacional chamado Casa Nuestra Peru, localizado no Bairro de Barranco, (sensacional também, florido, colorido). Tem opção de quarto e banheiro individual, mas as áreas comuns são compartilhadas. Inclui café da manhã que você mesmo prepara, e foi na cozinha que conheci um pessoal super bacana do Uruguay, Paraguay e Argentina. Acabamos ficando amigos e passeamos juntos todos os dias, o que pra mim é novidade, pois estou acostumada a viajar sozinha. Talvez eu teria ido a mais lugares sozinha, ou me agilizado melhor, mas a companhia deles foi tão boa, nós rimos e nos divertimos tanto, que valeu a pena. Me fez refletir sobre a importância de estar aberta a novas experiências e me deixar levar por elas, sem me prender tanto aos planos.

Helô Cassanho adicionou foto de Lima Foto 1

Quanto aos passeios, começamos pelo centro histórico e caminhamos pelas ruas, lojas e praças. Passamos pela Catedral de Lima, Palácio do Governo, Museo do Pisco e do Chocolate, Casa da Literatura do Peru, Monasterio de San Francisco, e por aí vai...

Helô Cassanho adicionou foto de Lima Foto 2

Eu amo museus e não podia deixar de visitar o Larco, que por sinal é um dos mais lindos que vi na vida. Tem um acervo enorme de artefatos Incas, e aprende-se muito sobre a história do Peru precolombino. A entrada é 30 soles (meio salgada pra quem não curte museus, tanto que entrei sozinha), mas pra mim foi válido!

Helô Cassanho adicionou foto de Lima Foto 3

Lima também é terra natal de um dos maiores fotógrafos de moda da atualidade: Mario Testino. Tem o museu dele em Barranco, é pequeno, mas muito bonito. Como eu trabalho com moda, foi parada obrigatória!

Helô Cassanho adicionou foto de Lima Foto 4

Chega de museus? Não! Ainda tem Huaca Pucllana, um sítio arqueológico no meio da cidade que traz a história dos povos que habitavam Lima antes dos Incas. Você vai com um guia e pode escolher inglês ou espanhol, a entrada é 12 soles. Foi muito legal saber um pouco mais sobre a origem desse país tão lindo que é o Peru.

Helô Cassanho adicionou foto de Lima Foto 5

Outra parada imperdível: O Parque de la Reserva com o Circuito Magico de las Águas! Fontes coloridas, espetáculo com música, túnel de água. A entrada era barateza, 4,50 soles se não me engano. Quando eu fui estava frio, mas no calor deve ser melhor ainda, porque eventualmente você se molha.

Helô Cassanho adicionou foto de Lima Foto 6

Agora sobre comida, o que todos já sabem: o ceviche impera na culinária peruana. E eu... bem... eu não gosto de peixe cru. Eu provei por uma questão cultural e posso afirmar que estava muito bem temperado e preparado, mas aquela consistência do peixe cru... aaargh! Não deu! Já os peixes assados/cozidos/ fritos eu achei deliciosos. A maioria acompanhava salada, batata, mandioca e tudo quanto é tipo de milho. Comemos em restaurantes de vários lugares da cidade e os valores variam de 10 a 30 soles por uma refeição completa, achei válido. 

Mas acha que o melhor de Lima é o peixe? Não, o melhor de Lima pra mim foi um negócio chamado Chocoteja, tipo um bombom recheado que pelamordedeus, que coisa divina! Você acha nas barraquinhas de comida por 1 sol! Compre muitas, e não deixe pra comprar no aeroporto, é gourmetizado e caro.

Helô Cassanho adicionou foto de Lima Foto 7

Falando em comprar, o melhor negócio foi o tal Inka Market. É tipo uma feirinha, mas cercada por muros, os souvenirs são baratos e tem até casa de câmbio lá dentro caso acabem seus soles no meio das compras (passei por isso). 

Ah, falando em câmbio, eu li sobre isso e confirmei que é real: o melhor cambio de Lima são uns tiozinhos que ficam no meio da rua e trocam dólares por soles. Parece estranho, mas confirmamos que é oficial, para identificá-los eles usam coletes e crachás.

Helô Cassanho adicionou foto de Lima Foto 8

Ufa, se você chegou até o final desse textão, acompanhe comigo como foi fechar com chave de ouro essa viagem: no último dia, um pouquinho antes de voltar pro aeroporto, sentei à beira de um dos mirantes de Barranco e vi o sol se pôr no oceano Pacífico. Que presente divino!

Segui viagem com uma dorzinha no coração, de quem queria ter ficado mais, aproveitado mais, conhecido o resto do Peru que me encantou com um povo super alegre e orgulhoso das origens. Espero voltar algum dia, e Lima estará no roteiro sim!

Helô Cassanho adicionou foto de Lima Foto 9

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Beatriz Bougleux

Beatriz Bougleux comentou 6 anos atrás

Meu pai conheceu Lima e disse que era a cidade mais linda da América Central e do Sul. Infelizmente ainda não tive a oprtunidade de ir mas pretendo conhecer um dia.

David Andrade

David Andrade comentou 6 anos atrás

Parabéns Helô!!

Helô Cassanho

Helô Cassanho comentou 6 anos atrás

Ah que legal Beatriz! Pra mim foi uma surpresa, não esperava que ia gostar tanto. Espero que você conheça e se apaixone também! :)

Helô Cassanho

Helô Cassanho comentou 6 anos atrás

Obrigada David!!! :D ;)

Thais Marcuci

Thais Marcuci comentou 6 anos atrás

Sabe agente de viagens consegue fazer essa coisas espetaculares pra Helo?!? "Esse cara sou eu...." rs... Beijo Helooo... muitos e muitos stop-over pra você!! =)

Helô Cassanho

Helô Cassanho comentou 6 anos atrás

Ah Thais, você é demais!!! Melhor agente de viagens ever!!! :D

Telma Caramelo

Telma Caramelo comentou 5 anos atrás

Estive em Lima há duas semanas atrás e também me apaixonei! Dei uma esticada até Huacachina e Paracas, lugares incríveis! Alugamos um carro e nos aventurados naquele trânsito de malucos, é acredite: nosso carro sobreviveu sem nenhum arranhão! Também saí com a sensação de "preciso voltar. Parabéns pelo relato!

Helô Cassanho

Helô Cassanho comentou 5 anos atrás

Obrigada Telma!! Você bem que podia fazer um post sobre os outros lugares que você passou no Peru pra gente conhecer um pouquinho mais né? :)

Telma Caramelo

Telma Caramelo comentou 5 anos atrás

Olá ! Contei minhas aventuras pelo Peru no meu blog. http://viagemnajanela.blogspot.com

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Lima,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.