Pensa em viajar para o Chile? Veja dicas para aproveitar o país
Toda viagem exige preparação e cuidados. A quem planeja viajar para o Chile, não é diferente. O país tem algumas particularidades, como desertos e geleiras, que requerem atenção. Veja as dicas a seguir e boa viagem!
Roupas
Vá preparado, com roupas adequadas para o frio severo, mesmo no verão. Qualquer passeio interessante no país (a estação de esqui do Valle Nevado, deserto do Atacama e Patagônia) fica em áreas cuja temperatura não é das mais suaves. Pode ser um dia muito quente, como no deserto do Atacama, mas lembre-se que os termômetros cairão drasticamente quando o sol for embora. Sem contar que as mudanças climáticas dos últimos anos tornam qualquer previsão passível de erro.
Deserto
Que um deserto é seco, isso qualquer pessoa sabe. No entanto, o Atacama atinge um outro nível quando se fala em baixa umidade: trata-se do deserto mais seco do mundo, no qual existem áreas que, segundo os cientistas, nunca caiu sequer uma gota de água. Portanto, a hidratação é fundamental o tempo todo. Leve garrafas de água, mais do que julgaria necessário em uma ocasião normal. Hidratante para passar na pele também faz bem, principalmente depois de sair do salar, pois o sal gruda na pele.
Estradas
As estradas no Chile, em geral, são pequenas e sinuosas. Na região da Patagônia, isso é ainda mais evidente. Portanto, tome bastante cuidado se for alugar um carro por lá e só dirija quando estiver sóbrio e totalmente descansado. O mesmo cuidado vale se for de ônibus. Evite horários de madrugada ou empresas que não passam uma imagem de confiança. Uma regra básica que quase ninguém segue: use cinto de segurança.
Carteira
Seja no Estácion Central, em Santiago, no mercado de pulgas, ou em qualquer passeio em Santiago, ande sempre muito atento com seus pertences. O Chile não é o país mais periogoso do mundo, mas o relato de moradores e turistas é unânime: os batedores de carteira existem aos montes e estão sempre à espera da próxima distração.
Táxis
O preço de uma corrida de táxi é problema no mundo inteiro e não exclusividade de Santiago. Mas entra na lista como um motivo para redobrar a atenção. O aeroporto é um lugar que invariavelmente se avista um taxista espertinho. Durante os dias na cidade, tente sempre perguntar para moradores ou funcionários do hotel quanto deve sair a corrida que você planeja pegar. E pergunte para o taxista antes de entrar. Se o valor for próxima, entre. Caso contrário, procure pelo próximo.
Aproveite que Santiago oferece um bom sistema de transporte público, com ônibus e metrô, e passeie pela cidade sem se preocupar em ser extorquido.
Poluição
O Cerro San Cristóbal e o Cerro Santa Luzia são dois lugares que possuem uma vista deslumbrante de toda a pulsante Santiago, com seus arranhas-céus cortando o horizonte. Porém, a capital chilena é uma cidade em que a poluição do ar é uma das piores da América Latina, muito por conta da Cordilheira dos Andes barrando o deslocamento do ar. Evite, portanto, subir nos morros em dia que a poluição estiver muito evidente, por dois motivos. Primeiro, não será possível avistar quase nada do que a paisagem proporciona. Segundo, a concentração de resíduos poluentes no ar é maior quanto mais alto, e isso pode fazer mal para sua saúde.
Terremotos
A chance de acontecer um terremoto grave é pequena, mas existe. Todo esse canto da América do Sul é uma região com intensa atividade sísmica, como prova o recente terremoto no Equador. Não é preciso cancelar uma viagem para região, mas dá para adotar algumas medidas preventivas, como não alugar um quarto de hotel no alto.
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Susara Pacheco Pontes comentou 8 anos atrás
ótimo o texto.