O que fazer em Porto Seguro (BA)


  Porto Seguro  3876 visualizações

A notícia pegou os viajantes de surpresa: as famosas barracas de Porto Seguro, Axé Moi e Tôa Tôa, estão sob ameaça de serem demolidas, por terem sido construídas sem autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Uma liminar suspendeu a ordem de demolição, e, por enquanto, elas seguem operando normalmente.

DUBBI  adicionou foto de Porto Seguro Foto 1

As barracas são consideradas um patrimônio da cidade, mas há muito mais o que fazer em Porto Seguro. E o Dubbi, fã que é do lugar, conta tudo para você.

Praias, muitas praias
Se existem muitas opções do que fazer em Porto Seguro, a enorme quantidade de praias ali e nas cidades vizinhas são as principais responsáveis por isso. Praticamente todas elas oferecem hospedagens e barracas para comer (algumas com mais escolhas, outras com menos).

DUBBI  adicionou foto de Porto Seguro Foto 2Divulgação/Shutterstock

Praia de Guaiú
Areias extremamente claras e fofas e o mar com aquele tom esverdeado que encanta qualquer viajante. Na praia, o rio encontra com o mar, aumentando ainda mais o espetáculo no local. É considerada semideserta, pois não chega a estar vazia, mas o agito passa longe dali. Para chegar até ela, pegue um ônibus na orla de Porto Seguro até Santa Cruz Cabrália e desça no ponto final, onde tem uma balsa. Após a travessia, entre em mais um ônibus, que o deixará na pista, próximo à entrada da praia de Guaiú.

Caraíva
Um lugar em que carros não são permitidos, a energia elétrica existe apenas para o básico, o controle do lixo é constante e as pessoas se integram com a natureza. Esse lugar dos sonhos existe e é uma das principais opções do que fazer em Porto Seguro. Trata-se de Caraíva, uma comunidade ribeirinha. Para chegar, pegue a balsa para Arraial d´Ajuda logo pela manhã. Lá, um ônibus de linha vai até Caraíva, mas ainda é preciso uma canoa para chegar à praia de fato. “É longe mas vale a pena”, garante a viajante Marcia Zanluchi. E quanto tempo ficar em Caraíva? Para a viajante Larissa Paiva, se possível, de 2 a 3 dias. “Não irá se arrepender. À noite o céu é o mais lindo e de manhã tem o mais bonito nascer do sol”, diz.

DUBBI  adicionou foto de Porto Seguro Foto 3

Entre os lugares imperdíveis, estão a Ponta de Corumbau (por onde só se chega em estrada de terra), o Rio Caraíva, Praia do Satu (de acesso também difícil, que envolve uma hora de caminhada). Pode não ser tão fácil atingir as praias, mas podem ter certeza que o encanto da natureza e o sossego que imperam por lá compensam.

Trancoso
Trancoso é um distrito (e provavelmente o mais famoso) de Porto Seguro. De tudo o que fazer em Porto Seguro, conhecer Trancoso é um dos passeios mais legais, por conta de uma beleza singular de suas praias, como a dos Nativos e dos Coqueiros. E a viajante Caroline Fontoura indica uma forma para tornar tudo ainda mais leve. “Sugiro alugar um bugue, além de ser divertido é mais em conta que carro”, afirma.

Saiba, no entanto, que Trancoso é um destino internacionalmente conhecido por celebridades (gente do calibre de Beyoncé e Neymar costumam frequentá-la), portanto, os preços não são dos mais baratos. Para um bate-volta, no entanto, é perfeitamente possível curtir o local sem deixar um rim.

DUBBI  adicionou foto de Porto Seguro Foto 4

Praia do Espelho
A dica do viajante Giuliano Novais, de Uberaba, é conhecer a espetacular praia do Espelho, situada a cerca de 20 km ao sul de Arraial d´Ajuda, no povoado de Curuípe, entre Trancoso e Caraíva. “Procure ir na maré baixa, quando dá para ver o espelho d´água (que dá o nome ao local)”, diz.

Parece lugar comum, mas a praia do Espelho é mais uma repleta de encantos no sul da Bahia, uma região com muita beleza por metro quadrado. No local, o viajante encontrará águas azuis que formam piscinas naturais, enormes falésias brancas e avermelhadas, riozinhos e coqueirais.

Praia de Coroa Vermelha
A fama de Coroa Vermelha - além de ser uma praia com águas claras e calmas e piscinas naturais na maré baixa - reside no fato de ter sido sede da primeira missa realizada no Brasil. Um marco no exato local indica essa passagem histórica. Ela também é conhecida por vender artesanatos de ótima qualidade e a preços baixos.

“Não deixe de comer na Cabana Ecológica em frente ao Macuco Artesanato, que fica no meio das árvores em frente a praia. O peixe vermelho com farofa de banana é tudo de bom”, diz a viajante Lis Vissotto, de São José dos Campos.

Arraial d´Ajuda
Outro distrito conhecido e com muitas opções do que fazer em Porto Seguro é o de Arraial d´Ajuda. “A noite por lá é bem agradável e movimentada”, garante a viajante Larissa Paiva. O agito maior está na rua do Mucugê, toda calçada e com muitos bares, restaurantes e lojas. Atenção para o “fuso horário” local: o comércio só funciona no final da tarde e as festas bombam mesmo depois da uma da manhã. E ainda nem falamos das praias, uma mais bonita que a outra, como a do Parracho (mais movimentada), Pitinga (um pouco mais afastada do centrinho) e de Taípe (para quem quer sossego absoluto).

DUBBI  adicionou foto de Porto Seguro Foto 5

Reserva Pataxó da Jaqueira
Definitivamente, uma das opções mais legais do que fazer em Porto Seguro. A viajante Lis Vissotto, resume tudo o que você precisa saber sobre a reserva, fundada em 1998, que abriga dezenas de famílias da tribo pataxó. “Você conhece toda a história deles. Ao andar pela mata vê os diversos tipos de armadilhas para a caça, come peixe cozido em folha na brasa. Os índios fazem pintura no seu rosto, você pode tomar banho de rio, o que recomendo bastante”, diz. Uma verdadeira imersão na cultura indígena.

Quando ir
Para aproveitar todas as opções do que fazer em Porto Seguro, nada melhor do que saber a melhor época para viajar. E Lis Vissotto, que morou lá por três anos, explica em detalhes. “No inverno não faz frio, mas chove. Se você for numa semana de vento sul pode pegar uma semana inteira de chuva! Os melhores meses são fevereiro (depois do carnaval), março (quando já acabou a temporada, as praias estão menos cheias e os preços voltam ao normal, além do tempo ainda estar bom), até meio de abril. Depois, nos meses de novembro e dezembro, quando o tempo já melhorou novamente e você tem mais chance de pegar dias lindos de sol. Porto Seguro é praia todo dia”, diz.

Onde comer
Depois de saber tudo o que fazer em Porto Seguro, precisamos forrar nosso estômago. E nossas dicas gastronômicas estão por conta do viajante Dennis Carlotti, de São Paulo. “Um dos mais famosos restaurantes são o Portinha e o Cabana Colher de pau, ambos muito bons e com grande variedade. Além deles, também indico o Cabana Malibu, Farol da praia, Casa da Esquina, Sambuca Pizzaria. Se quiser acarajé, o mais famoso é o da Jaque”, diz.

DUBBI  adicionou foto de Porto Seguro Foto 6Divulgação/Shutterstock

Onde ficar
É também de Dennis Carlotti indicações de lugares para se hospedar em Porto Seguro. “Pesquise a respeito do O2 Hostel, Alegria e o Happy Porto Hostel e Apartments. Considero ótimas opções, com excelentes preços”, afirma.

Baladas
O que fazer em Porto Seguro? Ir para baladas, claro, principalmente na Ilha dos Aquários, Bombordo e Barramares. E a viajante Mari Taques, de Curitiba, dá uma dica providencial para economizar. “Se você é uma pessoa que adora baladinhas, sempre está cheio de promoters de festas. Porém eles vendem preços absurdos, fica mais em conta comprar na hora da festa”, recomenda.

Tem mais dicas do que fazer em Porto Seguro? Deixe nos comentários e inspire a comunidade Dubbi ;)

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem - Laís comentou 7 anos atrás

Legal. Arraial d’ajuda é um charme!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Porto Seguro,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.