O que fazer em Joinville (SC)


  Joinville  1402 visualizações

Com quase 500 mil habitantes, Joinville é a maior cidade do estado de Santa Catarina. Apesar de não ter praia, como Florianópolis ou Balneário Camboriú, é uma das cidades mais gostosas de SC. Na parte urbana, tudo é muito organizado e funciona muito bem, sem contar que é dotada de ótimos restaurantes e uma vida noturna movimentada (e museus, muitos museus, como veremos). Já na parte rural, possui passeios em trilhas e de barcos que deixa a natureza mais próxima.

Quer saber o que fazer em Joinville?Dubbi conta para você!  

Barco Príncipe
Existente desde 1988, o Barco Príncipe é algo muito divertido para quem busca o que fazer em Joinville. Trata-se de passeio em barco de pesca adaptado para o turismo, que leva o viajante a um interessante roteiro na baía catarinense, passando pela ilha do Cação, ilha do Maracujá, São Francisco do Sul, ilha Mandiotuba, ilha da Rita, tudo isso revelando uma paisagem belíssima.

 DUBBI  adicionou foto de Joinville Foto 1

O ponto de saída está a 13 km do centro de Joinville, o que dá uns 25 minutos de carro. Não existe transporte público até lá. O barco começa a viagem às 9h30. A entrada individual sai por R$ 148,00, com almoço a bordo. Se levar mais pessoas, fica mais em conta. Bebidas (o barco possui três bares) e sobremesa são cobradas à parte.

Estrada Bonita
O turismo rural é uma das principais opções do que fazer em Joinville. E a Estrada Bonita se destaca quando o assunto é natureza. Lá o contato com o verde é pleno, e ainda é possível provar o melhor da culinária típica. A estrada está situada no distrito de Pirabeiraba, a 25 km do centro de Joinville, às margens da BR-101.

 DUBBI  adicionou foto de Joinville Foto 2

Pelo caminho o viajante vai encontrar pequenas propriedades onde os moradores comercializam artesanato, produtos coloniais e caseiros, como pães, cucas, biscoitos, geléias, melado, queijos, embutidos, defumados e cachaça. Além de serem deliciosos, a conversa é sempre ótima.

Na natureza propriamente dita, irá se deparar com lagos para pescarias (no melhor estilo pesque-pague), trilhas e riachos. Depois de se exercitar, uma boa pedida é comer no restaurante Recanto Estrada Bonita. A dica é pedir uma comidinha caseira e tomar uma bebida gelada enquanto curte o som do rio que passa do lado. Tudo isso a um preço justo.

DUBBI  adicionou foto de Joinville Foto 3

Divulgação/Shutterstock

O viajante que quiser se embrenhar ainda mais no turismo rural de Joinville pode dormir por lá mesmo. A Pousada Grün Wald é onde a paz e o sossego estarão completos. Impossível não relaxar por lá.

Na cidade
Há muito o que fazer em Joinville, principalmente se você gosta de museus. O Museu Nacional de Imigração e Colonização conta toda a história da colonização da cidade, que recebeu diversas ondas de alemães, italianos, poloneses e ucranianos. No acervo, objetos e documentos que mostram todo o processo histórico de chegada dos europeus e a maneira como foram ocupando o território e abrindo seus negócios. O imóvel possui espaços expositivos narrando histórias da vida rural e urbana da região, como exemplares de engenhos de farinha e erva-mate e moenda de cana-de-açúcar.

Outro museu para quem busca o que fazer em Joinville é o Museu Nacional dos Bombeiros, que guarda pedaços da corporação que é tão importante para uma cidade. A de Joinville, por sinal, é a corporação voluntária mais antiga do Brasil, com 124 anos de história. O museu começou a ser construído em 1992, para comemorar o centenário da corporação, mas foi inaugurado só em 1997.

São mais de 100 peças como caminhões, escadas, roupas, equipamentos de segurança e combate a incêndios, das mais diferentes épocas, verdadeiras raridades, muitos deles trazidos da Alemanha. Não menospreze a “qualidade rudimentar” de muitos desses itens, que à época eram verdadeiras tecnologias.

Mas o museu mais legal de todos é o Museu da Bicicleta de Joinville, ainda mais se você for um hipster que adora andar de bike pela sua cidade. É o único do gênero na América do Sul. Mas de onde vem a ideia? É que Joinville é conhecida como a “Cidade das Bicicletas”, pois desde há muito tempo seus habitantes sempre tiveram o costume de andar na magrela. O espaço de visitação conta com mais de 16 mil peças, como objetos curiosos relativos à bicicleta, composições de arte, protótipos, etc.

DUBBI  adicionou foto de Joinville Foto 4 

Destacam-se no acervo a Peugeot 1952, com aros de madeira, a Durkopp 1934, equipada com eixo cardan (sem corrente), um Rickshaw indiano pintado à mão e uma Rivera 1956, projeto nacional, com suspensão sobre molas nas rodas dianteira e traseira, considerada inovação tecnológica espetacular para o período.  

Morro da Boa Vista
Em plena região central de Joinville encontra-se o Morro da Boa Vista, que, em seu ponto mais alto possui um mirante com vista espetacular para boa parte da cidade - e ainda dá para ver a baía Babitonga. É possível chegar até ele a pé, de bicicleta ou de ônibus. O acesso ao mirante é feito pelo mesmo local que leva ao Zoobotânico, outra atração fundamental para quem busca o que fazer em Joinville.

 DUBBI  adicionou foto de Joinville Foto 5

Onde comer e onde ficar
O viajante Dennis Carlotti, de São Paulo, recomenda, para comer, o Recanto do Osmar, com um churrasco ótimo, e as Empadas Jerke, ponto obrigatório, segundo ele. Já para dormir, a dica é o Joinville Hostel, com preço ótimo.  

Você sabia?
Joinville possui uma Escola de Teatro Bolshoi, a única unidade fora da Rússia da mais famosa companhia de balé do mundo. São 254 alunos que fazem aulas gratuitas de balé clássico e de dança contemporânea no local.

Bate-volta
Há muito o que fazer em Joinville, mas o viajante pode também conhecer outro cidadão catarinense, a apenas 100 km: Blumenau, a terra da cerveja. Veja aqui texto do Dubbi que revela as atrações da cidade.

Se tiver crianças (ou apenas amar brinquedos radicais), o Beto Carrero World, parque de diversão mais conhecido do Brasil, é uma ótima pedida. São só 75 km até a cidade de Penha, onde ele está instalado. E não tem só brinquedos: conta com com zoológico e shows. Aniversariante entra de graça.   

Tem mais dicas do que fazer em Joinville? Deixe nos comentários e inspire viajantes!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Joinville,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.