O que fazer em Arraial do Cabo


  Arraial do Cabo  2953 visualizações

Arraial do Cabo é uma cidade costeira localizada no estado do Rio de Janeiro, a apenas três horas da capital e a 40 minutos de Búzios. Apesar de pequena e com pouca variedade de atrações, possuindo típicas características de uma aldeia de pescadores, a região abriga algumas das mais belas praias do mundo, com mares de águas extremamente cristalinas e dunas de areias brancas. É também considerada a capital do mergulho do Brasil, com mais de 30 pontos propícios à prática do esporte, onde pode-se observar sua diversificada vida marinha, como tartarugas, lulas, lagostas, arraias e até golfinhos.

Apesar de normalmente ser destino de um dia para a maioria dos turistas, seus pontos turísticos fazem valer a pena uma estadia mais longa para que se possa conhecer o local com mais tranquilidade e mais a fundo. Portanto, se possível, fique em Arraial do Cabo por pelo menos três dias, pois você definitivamente não irá se arrepender.

 DUBBI  adicionou foto de Arraial do Cabo Foto 1

1º dia

Nossa sugestão é começar o dia logo cedo com uma visita à famosa e paradisíaca Praia do Farol, que já chegou a ser considerada a praia mais perfeita do Brasil. Possui águas azuladas e transparentes como as do Caribe, areia fina e branca e grandes dunas, mas como está situada na Ilha do Farol, que é controlada pela Marinha, a permanência neste local não pode exceder uma hora. Com isto, o resto da sua manhã estará livre para que você possa conhecer outros atrativos, como a Praia dos Anjos, no centro da cidade, onde fica a marina para os barcos e que também dá acesso à Praia do Forno por uma trilha tranquila de no máximo quinze minutos ou então por barco. Aqui, você poderá nadar com tartarugas e outras espécies marinhas até a hora do almoço, que poderá ser feito no Restaurante Flutuante, que fica ancorado na enseada da praia e serve deliciosos pratos de frutos do mar.

Na volta ao centro da cidade, você pode ainda seguir à Prainha, uma das mais frequentadas e urbanizadas praias, com diversos quiosques e um mar de águas mais calmas, o que a torna perfeita para descansar após o almoço. Mais ao fim da tarde, você pode ir até o Saco do Cherne, ponto para a prática de mergulho e snorkeling, feito a seis a dez metros de profundidade, com o fundo coberto de hidrocorais.

 DUBBI  adicionou foto de Arraial do Cabo Foto 2

2º dia

Já estando mais familiarizado com a região, você pode aproveitar para descansar um pouco mais pela manhã do segundo dia e, então, retornar à Praia dos Anjos para passear de barco, uma das principais atrações de Arraial do Cabo. As escunas irão lhe levar em um passeio que dura até quatro horas, com direito a bebidas e muita música enquanto você se deslumbra com as mais incríveis paisagens. O roteiro inclui paradas nas praias, onde você poderá achar restaurantes para almoçar, e passa também pela belíssima Gruta Azul, um salão de quinze metros de altura e com abertura de três metros de largura, cujas paredes internas são de tons dourados e prateados, mas podem se tornar azuis conforme a intensidade da luz solar.

As escunas ainda passam pelas prainhas do Pontal do Atalaia, mas nosso conselho é retornar para lá após o passeio, já no fim da tarde, para assistir ao pôr-do-sol, programa muito popular para se fazer em Arraial do Cabo, uma vez que suas pedras de 180 metros de altitude descortinam uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Se depois disso você ainda decidir voltar à Praia dos Anjos, sugerimos seguir em direção ao píer, onde há diversos restaurantes para conhecer, como o Saint Tropez, um dos mais antigos e conhecidos da cidade, servindo comidas brasileira e francesa de frutos do mar, carnes e massas.

DUBBI  adicionou foto de Arraial do Cabo Foto 3

 

3º dia

No último dia, nossa dica é começar o dia com um programa tranquilo no Museu Oceanográfico, onde pode-se ver instrumentos de navegação, objetos de naufrágios e o esqueleto de uma baleia orca que encalhou na cidade em 1981. Em seguida, siga para Praia Grande, onde você poderá passar o resto do dia, começando pelo almoço no famoso restaurante Meu Xodó, que serve grelhados e pescados da região e do Brasil, ou então, se preferir, em um dos vários restaurantes à beira-mar. Enquanto você espera para fazer a digestão, pode passear pelos quiosques espalhados pela praia; mais tarde, vale a pena fazer o passeio de bugue para conhecê-la por inteiro, uma vez que tem extensão de 40km.

Em Arraial do Cabo, há também diversas opções de pousadas aconchegantes e com preços acessíveis, ainda mais se comparadas com as de suas cidades vizinhas, Búzios e Cabo Frio. Nossas sugestões de hospedagem são: Pousada Pilar, a 200 metros da Praia dos Anjos; as pousadas do Timoneiro, Caminho do Sol e Varandas ao Mar, na Praia Grande, próximas das Prainhas e com restaurantes à sua porta; a Tanto Mar e a Recanto do Atalaia, dentro do condomínio do Pontal do Atalaia; e, para quem ainda procura um pouco mais de luxo, os hotéis Ocean View, na Prainha, e o Mediterranee Hotel, ao lado da Praia do Forno.

Veja mais informações de Arraial do cabo :)

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Parabéns pela reportagem! Nossa, Arraial do Cabo traz muitas lembranças boas! Só para complementar, o passeio de barco pode associar a uma agradável pescaria, e almoçar no restaurante flutuante na costa, só acessível pelo mar. Foi lá que saboreei a melhor ostra fresca da vida.

Silvia Pereira

Silvia Pereira comentou 7 anos atrás

Arraial é sensacional! As mais belas praias da Região dos Lagos! tenho o prazer de estar aqui toda semana, pois é a cidade onde trabalho! A chegada na cidade já é sensacional com o visual da Prainha presenteando nossos olhos!!!!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Arraial do Cabo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.