O lobo e a Experiencia no Santuário do Caraça


  Minas Gerais, Catas Altas  2005 visualizações

Gosto muito de animais e um que acho lindo é o Lobo Guará.

Sabia de sua presença em algumas regiões, mas sempre pensei que seria ter sorte demais poder um dia vê-lo. 

Então há alguns anos assisti a uma reportagem do Fernando Gabeira, que estava visitando um lugar chamado Santuário do Caraça, e uma das atrações do lugar era o Lobo Guará. Pensei..... pronto está aí a oportunidade.

Guardei o nome do lugar pensando só no Lobo. Os anos passaram e não aparecia oportunidade de ir ao Santuário por um ou outro motivo. E nesse ano de 2020, transformei 10 dias de férias em 15 para caber a Serra Catarinense e finalmente o Caraça, por causa do Lobo. 

E então em 2019 comecei as pesquisas e percebi : “nesse Caraça tem algo a mais”. Lembrava da história do local pelo programa do Gabeira. Mas na oportunidade pensava apenas no Lobo. Reli a história, pesquisei sobre Catas Altas, me apaixonei pela Capelinha de Santa Quitéria e o Santuário chamou a atenção não só pelo Lobo, mas também por sua história e por suas belezas naturais. 

Fomos pra Catas Altas, ficamos por ali 2 dias conhecendo o local e finalmente fomos para o Santuário. Ansiedade e expectativa cercavam aquela viagem de poucos quilômetros entre o centro de Catas Altas e o Santuário. Passada a portaria temos uma estrada muito bem cuidada e com sinalização que nos prepara para tudo que está por vir. 

Dizeres como: você está chegando ao paraíso ou aqui tudo é liberdade, principalmente o amor a natureza nos dão as boas-vindas. 

E então chegamos ao Santuário, um lugar de fato de muita paz e tranquilidade, seja por toda a natureza ao redor, por seus jardins e acomodações. Um lugar diferente. 

Uma construção que data dos anos 1800, tão antiga, e simples, totalmente integrada à natureza que nos convida a momentos de paz, reflexão e descanso. Uma experiência de fato diferente e porque não dizer mágico. 

Andar pelos corredores do Santuário de certa forma vai acalmando o coração, colocando a gente em outra "sintonia". 

Ficamos ali por alguns dias, fizemos trilhas, fomos a cachoeiras, tomamos banho de chuva. 

A hospedagem no Caraça é daquelas acolhedoras. Debruçar ao fim da tarde nas janelas que dão para o jardim, acalma, tranquiliza. 

Nunca me importo com a hospedagem quando viajo. Mesmo porque sempre é apenas para dormir. Me distraio nos passeios e lugares que conheço, bato muita perna, e ao final do dia basta um chuveiro quente e uma cama para dormir. No Caraça era um prazer voltar para o Santuário após as trilhas. Era reconfortante, não era apenas a cama e o chuveiro. Era o lugar, a energia. 

Tinha também o Lobo, como não falar dele. Nos deu a honra sua presença durante todas as noites. Ficávamos no pátio ansiosos aguardando a sua chegada. Ouvindo as histórias de outros hóspedes já frequentadores do Caraça e com prazer ouvindo as ricas histórias de Padre Lauro Palú, que contava sobre o Lobo, sobre as plantas, biologia, suas fotos, viagens e experiências. A noite é um momento mágico. Mas não é só isso! O Caraça é muito mais e somente estando lá para entender. 

Costumo dizer que prefiro conhecer um novo lugar a voltar num já conhecido.

Mas o Caraça......Ahhh, esse sim, tenho que voltar. 

Denise Santos adicionou foto de Minas Gerais,Catas Altas Foto 1Denise Santos adicionou foto de Minas Gerais,Catas Altas Foto 2Denise Santos adicionou foto de Minas Gerais,Catas Altas Foto 3

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Minas Gerais, Catas Altas,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.