O lindo Vale Sagrado dos incas


  Cuzco  2184 visualizações

Geralmente para ir a Machu Picchu, a principal atração turística do Peru, vai-se a Cuzco e... já que está ali, faz-se um tour pelo Vale Sagrado. Bem, é o que aconteceu comigo. Mas, para falar a verdade, foi andando pelos sítios arqueológicos do vale é que me inteirei mais sobre sua cultura e o admirável conhecimento de engenharia e agricultura desse povo. 

Antes da viagem fechamos (eu e uma amiga) um pacote diretamente com a Qorianka Tours; ela nos pegou no aeroporto e na manhã do dia seguinte começamos nosso passeio com o simpático Lalo e sua Etios vermelha.

Dicas para quem vai: use bota ou tênis confortável, pois anda-se muito subindo morros em trilhas irregulares e degraus; e leve água, filtro solar e bastão para caminhada. O nosso guia improvisou bastões com galhos de eucalipto da mata; ainda bem, pois não achamos para comprar em Lima.

Primeiro dia:

TIPÓN – apresenta um importante sistema de canais de água corrente vinda do alto do morro e de fontes sob o solo, ainda funcionantes. Os terraços em degraus eram irrigados e cultivados, e serviam de laboratório de pesquisa agrícola, pois a temperatura varia de acordo com o nível de cada terraço. Há degraus de pedra fixa na parede para evitar entrada de animais e economizar área útil.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 1

PIKILLAQTA – é um complexo com vestígios de corredores, salas e santuários numa extensa área, provavelmente utilizada para festas e rituais religiosos. Sua construção é do estilo pré-inca, pois as pedras utilizadas eram irregulares e sem polimento.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 2

ANDAHUAYLILLAS – vilarejo com a famosa capela de San Pedro, simplesinha por fora, mas rica em afrescos internos; alguns a chamam de Sistina da América. O guia nos mostrou as pedras entalhadas sob a cruz, provavelmente retiradas de algum templo inca.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 3

Segundo dia:

PISAQ – é um dos sítios mais lindos (e aonde se anda mais), com terraços em forma de asas e uma paisagem linda vista do alto. Nas encostas dos morros há muitos buracos escavados que foram utilizados como sepulturas. O povoado é um centro de artesanato, mas muito dos produtos comercializados são de produção industrial.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 4

TAMBOMACHAY – foi um lugar de descanso do chefe inca, com fontes de água, cascatas e jardins. Há uma estrada pavimentada para pedestre e um pequeno morro de onde se tem uma vista do local.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 5

PUKA PUKARA – parece que foi construído para servir de base militar ou lugar de parada de viajantes, visto que havia salas de banho e quartos.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 6

QUENQO – era um local sagrado para os incas. Provavelmente, fazia-se sacrifício de humanos e animais numa câmara subterrânea aberta na rocha; há altares cortados em linha reta e de superfície polida, e degraus.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 7

SACSAYHUAMÁN – é uma das obras mais espetaculares dos incas, formada de gigantescos blocos de pedra perfeitamente encaixados entre si formando um extenso paredão de até 9 metros de altura. Sua finalidade parece ter sido de proteger contra ataques inimigos, ou um monumento de adoração ao deus Sol.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 8

Terceiro dia:

No vilarejo de Chinchero vimos alguns dos milhares de tipos de  batatas e algumas das dezenas de variedades de milhos existentes no Peru. Também vimos animais andinos, brincamos com as crianças e tivemos uma noção de produção, tintura e tecelagem da lã. Foi aí que conheci o cui, isto é, soube que o assado que comemos era o nosso porquinho da India.

MORAY – os terraços são dispostos em círculo, e a temperatura da superfície até a área mais baixa pode variar até 15°C. Atualmente, há muita plantação de trigo e cevada.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 9

SALINERAS – são centenas de pequenos tanques poliédricos agrupados e abastecidos por uma fonte salina no alto do morro; ainda hoje esse sistema funciona, e o sal formado com a evaporação da água é recolhido gratuitamente pelo povo desde a época inca.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 10

OLLANTAYTAMBO – foi um grande e bem desenvolvido centro militar construído na base de montanhas circunjacentes até as áreas mais elevadas; os incas derrotaram os espanhóis aí, antes de se entregarem. Há uma rica rede hídrica funcionante. É o único sítio ainda hoje habitado, e de onde parte o trem para Machu Picchu.

RUTECN  adicionou foto de Cuzco Foto 11

 Machu Picchu é lindo? Sim, é e muito. Mas, o Vale Sagrado realmente me enriqueceu.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marcos Arata

Marcos Arata comentou 7 anos atrás

Que demais Rute!! Ótimo relato, parabéns!

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Obrigada, Marcos!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Cuzco,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.