O indescritível Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama é um dos lugares mais espetaculares do mundo.
Estivemos lá em Julho de 2012, e nossa filha, então com 10 anos de idade, ficou impressionada com o que viu.
A porta de entrada para o Atacama é o aeroporto de El Loa, em Calama, mas a base ideal para se hospedar é San Pedro de Atacama, a 100 quilômetros dali.
A pista do aeroporto fica no meio do deserto!!!
Ficamos hospedados no belíssimo e rústico Tierra Atacama, com todos os confortos e mordomias, cercados por um ambiente casual e amigável.
O hotel foi construído preservando um antigo curral e os muros de adobe, incorporando-os ao acesso do hotel e conservando-os como uma homenagem à história desta área.
A piscina, as áreas sociais e alguns apartamentos têm vista para o vulcão Licancabur.
Vista do nosso terraço privativo
A arquitetura, o design interior e os jardins foram desenhados com o objetivo de deixar o hotel o mais autêntico possível, usando mobílias e acessórios feitos à mão com materiais locais.
Detalhe do artesanato local
As diárias incluem, além de todas as refeições e algumas bebidas, dois passeios curtos ou um passeio longo por dia, em pequenos grupos e com guias locais fluentes em várias línguas. Tudo perfeitamente organizados e rico em informação.
Depois de instalados, voltamos para o living e, em frente a um excelente mapa plotado, conversamos com um consultor de expedições para decidirmos os passeios que faríamos durante a nossa estada, levando em conta a aclimatação à altitude e o grau de dificuldade.
Mapa do deserto e suas atrações
Aproveitamos o dia da chegada para conhecer o Salar de Atacama onde fica o maior deserto de sal da região e avistar vários tipos de flamingos em seu hábitat. Foi aqui também que assistimos a um pôr-do-sol pra lá de impressionante!!!
Crosta de sal no Salar de Atacama
Voo do flamingo
Os tons mudam conforme o sol se põem
E para terminar...
Na manhã do segundo dia, fomos conhecer a paisagem surrealista do Valle de la Luna. Localizado a noroeste de San Pedro, possui uma série de estranhas e belas formações rochosas, resultantes da erosão fluvial, do vento, da chuva e das temperaturas extremas. Um cenário indescritível!!!
Vista da Cordillera de la Sal
A caminho do mirante
El Anfiteatro
Mirante
Duna
À tarde, meu marido e nossa filha partiram para uma cavalgada pela Cordillera de la Sal, enquanto eu fazia uma massagem com pedras vulcânicas no Uma Spa.
Filhota amazona
Cavalgando em boa companhia : )
Nosso terceiro dia começou com uma caminhada pelas Cornisas. Depois de uma subida de 40 minutos, alcançamos os platôs rochosos que ficam a 2.600 metros sobre o nível do mar, e com uma vista deslumbrante das montanhas, vulcões e da cidade de San Pedro. No final da caminhada de aproximadamente 3h00, descemos uma das dunas maiores do Valle de la Muerte. Emoção pura!!!!
Subindo!!!
O povoado oásis de San Pedro visto do platô
Sandboard nas dunas do Valle de la Muerte
Preparados para descer a duna!
Tiramos a tarde para conhecer o simpático povoado de San Pedro de Atacama, que preserva ruas de terra e casinhas rústicas erguidas com adobe, como nos velhos tempos em que os primeiros atacamenhos viviam na região, há 11 mil anos. Eles possuem uma rica herança artística e cultural, que podem ser vistas no artesanato, na tecelagem e outras artes populares que são vendidas nas lojas e feiras de artesanato do povoado.
Calle Caracoles, onde se concentram a maioria dos restaurante e lojas
Igreja de San Pedro. Uma das poucas construções brancas em meio ao adobe
Detalhes que só San Pedro tem!
À noite, na Excursão Astronômica, conhecemos a visão andina dos povos indígenas sobre o cosmo, com suas próprias constelações como a lhama e a raposa. Como o ar do deserto é limpo, as estrelas e a Via Láctea se tornam inesquecíveis e espantosas. Do observatório pudemos ver ainda os anéis de Saturno, as crateras da lua, as nebulosas e supernovas. Imperdível!!!
(Não tenho fotos do céu; até porque, não chegaria aos pés da beleza de ver ao vivo. Felizmente, ele ficou armazenado na memória! : ) )
No quarto dia partimos pela Ruta 23 em direção a Argentina. Passando pelo Trópico de Capricórnio, que se cruza com a Trilha Inca, vemos a flora e fauna mudar gradualmente à medida que subimos. À 4.000 metros de altitude, nosso encontro com elas: as Lagunas Altiplânicas. Cercadas por montanhas, vulcões e por um matinho dourado (conhecido como paja brava), o intenso azul das suas águas tranquilas, junto a paisagem branca de neve, se destaca. Depois de quatro dias já não tenho mais palavras para descrever o que é esse lugar!
Ruta 23
Antiga trilha Inca
Laguna Miscanti
Uma imensidão branca e dourada, e no fundo a Laguna Miñiques
Uma cabana e um vulcão!
No último dia, às 4h00 da manhã, partimos para os Géiseres del Tatio. Um campo geotérmico impressionante, a uma altura de 4.300 metros sobre o nível do mar, onde afloram colunas de vapor de água de até 12 metros de altura, a partir de vários poções de água fervendo. Fazia frio, - 12°C quando chegamos, mas a experiência, e o frio, valeram a pena!
Geiseres!!!!
Muito quente!
Quente e frio ou frio e quente?
E no retorno ainda fomos surpreendidos por esta paisagem!!!
Rio e vulcão Putana, na divisa com a Bolívia
Independente de quando ir, como ir ou de onde ficar, todos que ali vão, tem o mesmo propósito: levar para casa uma experiência única, de um lugar exclusivo, cercado por um salar cheio de flamingos e abraçado a um enorme vulcão. Um lugar mágico que tem paisagens lunáticas, lagoas azuis, dunas douradas, um céu incrivelmente estrelado e onde a água fervente jorra do chão.
Aqui um mapa para você localizar os lugares que visitamos!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Caio Martins comentou 8 anos atrás
Kelly, simplesmente fantástico. Adorei!! Vamos divulgar!
Kelly Cruz comentou 8 anos atrás
Obrigada, Caio!!!!
Caco Bernardes comentou 8 anos atrás
Lindas fotos Kelly!! Parabéns!
Kelly Cruz comentou 8 anos atrás
Valeu, Caco! Eu me esforço! rsrs