O Convento da Penha é a alma do Espírito Santo


  Vitória, Vila Velha  4289 visualizações

São quase três horas da tarde de uma terça-feira de dezembro. O sol que antes se escondia tímido entre as nuvens surge com toda sua força. A missa das três horas no convento da Penha está para começar. Uma fila de carros é vista subindo o pequeno, porém íngreme, trecho de 154 metros de altura até o topo da serra.

Mateus Souza adicionou foto de Vitória,Vila Velha Foto 1

Divulgação/Shutterstock

É lá no alto que se encontra a impressionante construção, um dos maiores cartões-postais do Espírito Santo, cujo início se deu nos séculos XVI e XVII. De vários pontos de Vitória e de Vila Velha, é possível observá-lo, em uma aparente solidão que é desmentida com uma singela visita às três da tarde.

Os fiéis lotam a igreja, dando provas absolutas de como a religiosidade católica é forte no Estado. No público da missa estão presentes, em sua maioria, mães com crianças pequenas e idosos, sem dúvida os perfis menos aptos a subir lances e lances de escada. No Espírito Santo, a fé não move apenas montanha, ela move pessoas montanha acima.

Mateus Souza adicionou foto de Vitória,Vila Velha Foto 2

Foto: Mateus Luiz de Souza

Uma aranha armadeira para no meio do caminho. Em posição de ataque, ela quer ser vista, mas não mais do que isso. É só seguir adiante com confiança e sem declarar guerra aos aracnídeos que está tudo certo.  

Para o turista desavisado sobre o improvável horário da celebração, entra-se em um jogo duplo. De um lado, os cantos e orações de fiéis extasiados em uma verdadeira devoção; de outro, o deslumbramento com a paisagem que se vê do topo, daquelas de tirar o fôlego como poucos lugares no Brasil.

Mateus Souza adicionou foto de Vitória,Vila Velha Foto 3

Foto: Mateus Luiz de Souza

A mancha urbana de Vitória e Vila Velha, com carros para lá e para cá, parecem à procura de um rumo. A Terceira Ponte, que une Vitória e Vila Velha, é quem direciona o olhar lá do alto da baía de Vitória. Parque Morro da Fonte Grande, as luxuosas ilhas do Frade e do Boi, as praias e os novos prédios, o Batalhão do Exército, o Porto e os navios, nada escapa.  

Se antes o convento parecia sem amigos quando visto lá de baixo, parece que o jogo virou, não é mesmo? Na companhia do Pai, do Filho e do Espírito Santo (e dos fiéis), a igreja e o convento exercem com maestria a função para a qual foram criados séculos atrás.

Dizem que os olhos são a janela da alma. Mas das janelas do Convento da Penha um fenômeno diferente acontece: as janelas é que são olhos da alma - no caso, a alma de todo o Estado do Espírito Santo e dos capixabas.  

Mateus Souza adicionou foto de Vitória,Vila Velha Foto 4

Foto: Mateus Luiz de Souza

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Rosimara Marinho

Rosimara Marinho comentou 7 anos atrás

Ah o ES é mesmo muito lindo. Moro aqui e tive a oportunidade de conhecer quase todos os 78 municípios. Cada um é dono de pelo menos uma beleza. Mas a cidade de Vila Velha foi presenteada com tantos encantos. O Convento é uma construção histórica belíssima. Parabéns Mateus por retratar tão bem o nosso ES.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Vitória, Vila Velha,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.