Nuremberg em Poucas Palavras


  Nuremberg, Alemanha, Bavaria  3266 visualizações

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 1

Nuremberg é uma cidade intrigante: cenário de um dos momentos mais aterrorizantes e cruéis da história humana moderna, completamente destruída durante bombardeios na Segunda Guerra Mundial, poderosa na Idade Média, ela mantém um ar jovem, relaxado, despretensioso e moderno.

Seu centro histórico foi reconstruído baseado em mapas do século XII e não vemos um traço de que um dia aquilo tudo foi escombros. Acho que isso diz muito sobre esse povo, que nos acolheu com sorrisos, gentileza, conversas e simpatia.

Nuremberg nos contou muitas histórias, mas muitas ficaram por ser contadas. Ela é uma cidade intensa, que merece muito mais que um bate/volta corrido. Eu não vi tudo, mas tudo que vi me deixou muito feliz e satisfeita.

A seguir um resumo da cidade: um pouco do que ver e do que fazer:

Casas-museu: 

Estar em uma casa museu é ter a oportunidade de voltar no tempo, muitas vezes em alguns séculos e vivenciar um pouco daquilo que lemos nos livros. São cenários que nos levam em uma viagem mágica. 

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 2

Albrecht Dürer Haus: é o exemplo típico de uma casa burguesa do século XV. Isso fica claro pela quantidade de janelas que era indício da condição financeira de seus ocupantes, pois quanto mais janelas, maior era o custo para manter a casa aquecida.

Aqui morou o mais famoso e ilustre artista nascido em Nuremberg: Albrecht Dürer. Através de quatro pisos, muitos ambientes e réplicas de suas obras, o museu tenta recriar a história da casa e do pintor/ilustrador. 

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 3

Castelo Imperial (Kaiserburg) – fazia parte das fortificações da cidade e foi a residência de vários imperadores do Sacro Império Romano Germânico por mais de cinco séculos (1050-1571), transformando Nuremberg em um importante centro político na Idade Média. Um conjunto de edifícios forma o castelo. Para passear por seu exterior, incluindo o jardim, não pagamos nada e é um passeio bonito. Para acessar o interior de alguns prédios é necessário adquirir bilhetes.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 4

Mansão Tucher - a casa de umas das mais importantes famílias de comerciantes e mercantis da cidade imperial, cuja construção iniciou-se por volta de 1534. Aqui vemos muitos ambientes montados que nos levam em uma viagem no tempo, além de conhecermos um pouco sobre a família e a cervejaria Tucher, através de fotografias e propagandas.

Museus:

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 5

Centro de Documentação: é um museu com uma mostra permanente intitulada: "Fascinação e Terror" que narra a trajetória alemã por mais de duas décadas, desde o nascimento do NSDAP – Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei),  o partido nazista, passando pela ascensão de Hitler ao poder e pela Segunda Guerra Mundial finalizando com o julgamento de Nuremberg onde os líderes nazistas foram julgados por crimes de guerra e contra a humanidade.

O acervo é muito rico e contém textos, fotos, recortes de jornal, cartazes e vídeos originais, divididos em 19 sessões.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 6

Memorial do Julgamento de Nuremberg e a sala de audiências 600 o museu mostra através de uma exposição permanente de fotos, vídeos e áudios, com riqueza de detalhes, o Julgamento de Nuremberg, onde pela primeira vez na história da humanidade, criminosos de guerra foram julgados em um grande tribunal comandado por quatro potências aliadas: Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética, em 1945.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 7

Museu Nacional Germânico: é o maior e mais importante museu de arte e cultura da Alemanha. Seu acervo é variado e engloba muitos objetos de épocas distintas, possuindo cerca de 25 mil obras expostas nos 17 ambientes distribuídos pelos 4 andares do museu, sendo que a coleção possui mais de 1.2 milhões de peças. 

Na área externa, em frente à entrada principal, está o Caminho dos Direitos Humanos, com 27 colunas em mármore branco mais um carvalho, simbolizando os países que violaram algum dos artigos da Declaração dos Direitos Humanos. O carvalho representa os países que não foram explicitamente citados. O Brasil tem uma coluna.

Igrejas:

Nuremberg tem bonitas e importantes igrejas. Cada uma tem uma história e uma particularidade, assim como possuem semelhanças entre elas, como por exemplo, a maioria ter sofridos ferozes danos pelos bombardeios aliados na Segunda Guerra Mundial. 

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 8

Egidienkirche - o único edifício barroco remanescente da cidade. A fachada erguida após um incêndio no século XVIII esconde tesouros arquitetônicos de uma igreja beneditina que antes ocupava este local, sendo este o mais antigo lugar de uma igreja na cidade. 

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 9

Frauenkirche - foi reconstruída após ter sido destruída durante a Segunda Guerra. A original era do século XIV, encomendada pelo imperador Carlos IV e construída no lugar de uma sinagoga. A parte superior de sua fachada é especialmente bonita. Ela possui um relógio encantador responsável por um espetáculo de sons e giros que já acontece há muitos séculos, ao meio dia.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 10

St. Lorenz Kirche - uma das mais importantes igrejas da cidade, quase onipresente, erguida entre os séculos XIII e XIV em estilo gótico. Essa igreja guarda tesouros como o Tabernáculo de Adam Kraft, com forma de torre gótica mostrando cenas da paixão de Cristo. O artista imortalizou a ele mesmo e a seus ajudantes na parte inferior da imagem. É uma criação belíssima. St. Lorenz impressiona. Suas torres sobreviveram aos bombardeios em 1945.

Pontes:

Nuremberg tem pontes, muitas pontes: de muitos estilos, formatos, extensões e histórias. Elas fazem parte do cenário da cidade, complementando seu tecido urbano. Passando por cima do rio Pegnitz, elas ainda nos oferecem outras perspectivas do rio e garantem o nosso direito de ir e vir.

No início da cidade, lá pelo século XI, as pontes eram simples, às vezes somente passarelas que ligavam os bairros, quase sempre de madeira. No século XV, elas começaram a ser construídas e substituídas por outro material: pedra. Não só por uma questão estética, como também porque as pontes de madeiras eram mais frágeis e sofriam com as inundações.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 11

Ponte do Carrasco (Henkersteg) - a ponte leva esse nome porque durante três séculos o carrasco morou na torre que fica no fim da ponte. Sua casa ficava fora dos limites da cidade, pois seu trabalho era considerado pela população como desonesto. 

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 12

Karlsbrücke: em verdade, são duas pontes com idades diferentes, assim como os primeiros designs: a superior e a baixa, que se conectam e ambas são belas, com entornos coloridos e bela vista do Rio Pegnitz. Toda essa área já foi um grande mercado de pulgas. Hoje encontramos bela arquitetura, cafés, restaurantes e lojas encantadoras. 

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) adicionou foto de Nuremberg,Alemanha,Bavaria Foto 13

Museumbrücke – é uma ligação importante entre Sebalder e Lorenz. Recebeu ao longo de sua existência muitos nomes como Joseph Bridge e Ponte Alta. O nome atual vem desde o século XIX. Talvez seja a ponte mais conhecida de Nuremberg.

Daqui temos uma linda vista para o Heilig-Geist-Spital. Ela é sempre muito movimentada, especialmente no verão, onde as pessoas aproveitam as muitas horas do dia para jogar conversa fora, tomar sorvete ou simplesmente lagartear ao sol. 

As linhas acima são um resumo do que vimos na cidade. Há muito, muito mais. Para mais detalhes e uma ou outra coisinha que ficou de fora nesse texto, clique nos links, navegue pelo EPM. Sejam todos muito vindos nessa viagem! 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Passaporte com Pimenta - Maytê

Passaporte com Pimenta - Maytê  comentou 7 anos atrás

Ual, que belo relato Ana! Um verdadeiro guia da cidade =D

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 7 anos atrás

Obrigada Maytê. Nuremberg me conquistou de verdade! Aqui um pedacinho bem pequeno dessa bela cidade! Feliz em saber que você curtiu! beijos

André Gomes

André Gomes comentou 7 anos atrás

Nice post! Thanks for share.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) comentou 7 anos atrás

Thanks André. I´m glad to know you liked it. Ana

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Nuremberg, Alemanha, Bavaria,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.