Gruta da Onça - Vitória no ES guarda alguns segredos.


  Espírito Santo, Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Vila Velha  5210 visualizações

Marina Zanchetta adicionou foto de Espírito Santo,Vitória,Serra,Cariacica,Vila Velha,Vila Velha Foto 1

Quero relatar hoje uma visita que fiz novamente ao Parque Municipal Gruta da Onça em Vitória ES. Claro que a visita não se resumiu apenas aos limites do parque. Aventuramo-nos e fomos para o Morro do Vigia e a Pedra da Baleia. Lugares com visuais dignos dos melhores cartões-postais do mundo!

Marina Zanchetta adicionou foto de Espírito Santo,Vitória,Serra,Cariacica,Vila Velha,Vila Velha Foto 2

O parque fica localizado na rua Barão de Monjardim no Centro de Vitória. A melhor forma de chegar é de ônibus (muitos vão para o centro), pois é um pouco complicado achar vaga para estacionar o carro. Para realizar o passeio tenho duas sugestões: 1ª condutor ambiental Hugo (27-998045959), 2ª grupo Aventureiros do ES (27-999800413). O Hugo é um cara muito bem informado sobre a história e estrutura do parque.

Marina Zanchetta adicionou foto de Espírito Santo,Vitória,Serra,Cariacica,Vila Velha,Vila Velha Foto 3

A estrutura do parque tem muitas escadas, o que dificulta o acesso para pessoas com dificuldades de locomoção, mas também oferece: auditório, banheiros e bebedouros, funcionando diariamente de 8h às 17h. A entrada é marcada pela Fonte da Capixaba.

Marina Zanchetta adicionou foto de Espírito Santo,Vitória,Serra,Cariacica,Vila Velha,Vila Velha Foto 4

Dentro do parque outros pontos são marcos lendário, histórico e ambiental. Todas as informações são devidamente passadas pelo condutor do parque, num passeio em meio a Mata Atlântica, ao silêncio e toda tranquilidade que te tiram a noção de estar no centro de uma cidade. Sendo possível avistar saguis, beija-flores e outros pequenos animais.

Marina Zanchetta adicionou foto de Espírito Santo,Vitória,Serra,Cariacica,Vila Velha,Vila Velha Foto 5

Das lendas, não posso deixar de registrar a minha fascinação pela onça pintada cujo contam habitava a mata próximo à nascente da fonte da capixaba. Hoje uma estátua da onça foi colocada no topo de uma pedra, dentro do parque. Talvez, para continuar espantando as pessoas que, sem consciência ambiental, queiram destruir o local.

Marina Zanchetta adicionou foto de Espírito Santo,Vitória,Serra,Cariacica,Vila Velha,Vila Velha Foto 6

Saindo dos limites do parque, seguimos na direção do Morro do Vigia e da Pedra da Baleia. Para chegar aos dois pontos é preciso passar por um pasto, sendo assim, necessária a proteção para o forte sol que pode fazer. Pois a subida é bem íngreme e lá no alto não possui fonte de água. O trajeto não é longo, nem muito difícil de ser feito, mas é preciso atenção e preparo para subir o morro.

Marina Zanchetta adicionou foto de Espírito Santo,Vitória,Serra,Cariacica,Vila Velha,Vila Velha Foto 7

Do alto é possível avistar as cidades de Cariacica, Vila Velha (com destaque para a Pedra do Penedo, a terceira ponte e o Convento da Penha), Serra (com o imponente Mestre Álvaro). O local é ideal para um descanso, um lanche rápido (não se esqueça de levar todo lixo embora) e muitas, muitas fotos!Marina Zanchetta adicionou foto de Espírito Santo,Vitória,Serra,Cariacica,Vila Velha,Vila Velha Foto 8

A cidade de Vitória tem esse tesouro escondido que, confesso, nem todos os moradores da cidade conhecem. Um lugar calmo, onde vemos a intervenção do ser humano desde os tempos mais antigos, onde a natureza resiste e persiste nos mostrando sua força. Por isso, conheça a Gruta da Onça, conheça o Espirito Santo!

Marina Zanchetta adicionou foto de Espírito Santo,Vitória,Serra,Cariacica,Vila Velha,Vila Velha Foto 9

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Beatriz Reboucas

Beatriz Reboucas comentou 6 anos atrás

Barbaro! Que vista incrivel!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Espírito Santo, Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Vila Velha,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.