Feriado de Corpus Christi – Visite Castelo no Espirito Santo!


  Castelo, Espírito Santo  5974 visualizações

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 1

Nos meus relatos anteriores falei sobre o inicio da minha experiência com viagens, depois atravessei o mar num encontro com a África e em terras mineiras mostrei como me aventurei na Serra do Cipó. Agora quero olhar para o que faz parte da minha história, a região onde minha família nasceu e onde acontece uma das mais lindas festas que envolve religiosidade e cultura. Vou falar da Cidade de CASTELO na época do Corpus Christi.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 2

A aproximadamente 2h e 30 min da cidade de Vitoria, ou 151 km passando pela BR-262 e ES-166, uma visita para a cidade de Castelo é mergulhar nas belezas da região sul serrana do estado do Espirito Santo. No caminho pela BR construí muitas histórias dentre elas, uma parada em Venda Nova no Agronegócio da “Tia Cila” onde é possível comprar vários quitutes. Entretanto, essa ida a Castelo envolve a tradicional Festa de Corpus Christi e é preciso correr.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 3

Afinal, a preparação para a festa dura muitos meses, mas a confecção dos tapetes de materiais que variam de casca de café a materiais recicláveis acontece na quarta-feira (véspera do feriado). Por isso, o jeito é pedir para sair um pouco mais cedo da escola ou do trabalho e pegar a estrada direto para ver como é feito todo o processo. Em alguns pontos do tapete, a criançada é convidada a participar, num estímulo para que não percamos a tradição.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 4

Pela cidade é possível encontrar muitos moradores, “castelenses ausentes” e turistas caminhando durante toda madrugada para apreciar os trabalhos realizados, pois no amanhecer da quinta-feira a cidade recebe um numero muito grande de turistas tornando-se mais difícil para ver os tapetes. Na quarta-feira, ainda, a prefeitura e comunidades locais montam barraquinhas de comidas e artesanato próximo à Praça Três Irmãos.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 5

Quinta-feira, dia do feriado de Corpus Christi, é o momento em que a religiosidade toma conta da cidade e durante o dia acontecem muitas missas na Igreja Matriz da cidade. Vale a pena reservar um tempinho para participar de uma das missas e também reservar um momento para ver a procissão que percorrerá toda a extensão (1,5km) do tapete confeccionado e que termina com um show pirotécnico. A sugestão na cidade é se hospedar no Castelo Hotel logo na entrada da cidade, de acomodações simples, mas uma estrutura reformada recentemente.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 6

Sexta-feira termina... Termina apenas a festa religiosa de Corpus Christi. Mas existem ainda outros locais prontos para serem explorados e esse período entre sexta e domingo possibilita o surgimento de um roteiro de aventuras e conhecimentos. Então, vou logo avisando prepare uma mala com casacos de frio e biquíni porque tudo é possível no trajeto que irei falar.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 7

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 8

Ainda em Castelo procure um instrutor de voo de parapente, minha indicação é o Ronaldo Taquaral com quem fiz os meus voos duplos e combine para sair na sexta-feira pela manhã para a Rampa de Ubá (a 27km da cidade de Castelo). Ou simplesmente vá a rampa para conhecer um dos visuais mais lindos que existe nas terras capixabas, vale a pena! No caminho não deixe de parar na Fazenda das Flores para tirar uma foto no caminho entre as Palmeiras.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 9

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 10

Vamos agora para a comunidade do Pedregulho, localizada a 9,9km da Rampa de Ubá. O maior atrativo do Pedregulho é a Cachoeira do Furlan, um lugar mágico aberto à visitação e que conta com uma área particular que tem uma ótima estrutura de camping, almoço e jantar em fogão a lenha. O espaço é administrado por uma família muito simpática e prestativa. Reserve algumas horas para um mergulho nas águas frias da cachoeira ou prepare-se para passar a noite na localidade. Atenção na época de junho pode fazer um bom frio na região.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 11

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 12

Para o sábado comece cedo pelo Parque Estadual do Forno Grande, localizado a 7,4 km da Cachoeira do Furlan, que oferece passeios por trilhas e curtas caminhadas. É preciso entrar em contato com o Parque para agendar esses passeios e não se esqueça de usar calça comprida e calçado fechado. Ligue para agendar o passeio no telefone (028) 9 9992-6144 e fique atento ao horário de funcionamento que é de 8h às 17h. A sede do parque foi recém-reformada e está uma gracinha.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 13

Siga para uma viagem histórica na Fazenda do Centro, localizada a 26 km do Parque Estadual do Forno Grande. O casarão passou por um processo de revitalização e abarca traços na estrutura e no mobiliário da época da escravidão e da imigração italiana. Sábado os horários de visitação são entre 10h e 16h. Com uma taxa de valor simbólico (R$4,00) e também é preciso agendar a visitação, contato pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 14

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 15

Para uma última aventura do dia reserve coragem e entre na Gruta do Limoeiro, localizada a 9,4km da Fazenda do Centro. A gruta tem um centro de visitantes bem estruturado, guias e material de segurança para os passeios. É preciso fazer agendamento no telefone (28) 9-9986-1542, funciona de 9h as 16h e tem uma taxa de manutenção (também simbólica ao meu ver R$ 6,00). O passeio dentro da Gruta dura aproximadamente 1h e reserva pequenas e lindas surpresas lá dentro.

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 16

Eu poderia parar por aqui, porque a cidade de Castelo tem outras atrações nas quais não teríamos tempo de visitar em apenas um feriado. Entretanto, para quem retorna a capital do ES a dica é parar no sábado à noite na localidade de Pedra Azul, e procurar se hospedar numa das aconchegantes pousadas que lá existe. E se possível comer um arroz de alho porró com filé de tilápia no Restaurante Alto Astral, uma sugestão de comida muito boa e barata!

Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 17

Aproveite para unir alguns roteiros turísticos em um feriado, ir para Castelo no Corpus Christi é a oportunidade ideal para conhecer uma nova cidade, ver pessoas e também realizar algumas aventuras. Faço isso a muitos anos e tenho certeza de que você também irá se encantar!

 Marina Zanchetta adicionou foto de Castelo,Espírito Santo Foto 18

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Ameiiii!!!

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás

Um leitor veio me alertar dizendo que pensou que o post fosse sobre religião. Adorei o alerta, mas digo o nome dessa religião é AVENTURA GARANTIDA!

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás

galera essa é uma programação que pode tranquilamente ser feita também fora do feriado mencionado. E se preparem nessa é poca de janeiro o calor é muito grande, levem sempre a garrafa de água!

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás

Gente está chegando o feriado ideal para conhecer a região de Castelo! Venham porque é lindo!

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 5 anos atrás

quem for para a cachoeira do Furlan no Pedregulho ou para o Forno Grande precisa dar uma ligadinha antes para verificar como está a estrada de terra, ok?!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Castelo, Espírito Santo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.