Curitiba eu curti!
Depois de 3 meses intermináveis só na espera, finalmente eu saí em viagem pelo mundo. A sensação é de estar de férias. Parece que daqui a pouco eu volto para casa. Só que até agora eu só comprei passagem de ida, sem volta.
O meu primeiro trecho da viagem foi São Paulo - Curitiba. Em Curitiba eu fiquei 3 noites e aproveitei bem 2 dias inteiros. A viagem foi de ônibus por ter sido a opção mais barata e depois de 6 horas e meia eu cheguei. Da rodoviária até a hospedagem eu fiz a pé e não foi fácil carregar a mochila no trajeto, mas já comecei a me acostumar com a nova vida de mochileira.
Como eu fiquei hospedada no centro da cidade bem em frente ao Passeio Publico, o trajeto era curto e dava para fazer a pé, não foi só economia de taxi.
A cidade é incrível e ficar no centro foi a melhor opção já que existem muitas atrações para serem vistas nessa área e tudo pode ser visitado indo a pé com a ajuda de um mapa ou do google maps. A cidade é plana e super fácil e segura para caminhar.
Tem muitas dicas que eu quero dar sobre Curitiba que é uma cidade super preparada para receber os turistas, então lá vai:
Dica 1 - Quando chegar em Curitiba vá até um posto turístico e peça um mapa da cidade. Junto ao mapa tem várias informações sobre as atrações da cidade. Tem posto na rodoviária e no aeroporto. Não saia de lá sem o seu.
Dica 2 - Antes de pegar o ônibus turístico que leva a todas as atrações da cidade, conheça o centro a pé. O ônibus turístico cobra o valor de 40,00 reais por pessoa e você só pode descer em 4 lugares, então é necessário escolher entre as muitas opções aquelas que você irá visitar e abrir mão de outras. A menos que você queira pagar mais 40,00 reais para continuar visitando outros lugares utilizando o ônibus.
As atrações próximas que você pode fazer em 1 dia a pé, são as seguintes:
- Passeio Público e Memorial Árabe (estão separados por uma avenida)
- Teatro Guaíra e Universidade Federal do Paraná (estão separados por uma praça)
- Rua XV de novembro e Rua das Flores (é um calçadão por onde você anda e aprecia a urbanização do centro da cidade)
- Paço da Liberdade (fica no caminho da rua XV de novembro)
- Catedral com a Praça Tiradentes (ao lado do Paço da Liberdade)
- Setor histórico (atrás da Catedral)
- Rua 24 horas (ótima opção para almoçar)
- Mercado Municipal (ótima opção para almoçar)
- Centro Cívico (Essa área está mais próxima do Passeio Público, mas tem que ter disposição para caminhar por uns 30 minutos. Caso não seja o seu caso, eu sugiro pegar um taxi)
- Museu Oscar Niemeyer (está atrás do Centro Cívico - as quartas-feiras a entrada é gratuita)
- Bosque João Paulo II/Memorial Polonês (encontra-se atrás do Museu Oscar Niemeyer)
As atrações mais distantes onde é necessário ir de carro, taxi ou ônibus são essas:
- Museu Ferroviário (fica dentro do Shopping Estação então é uma opção de lugar para almoçar)
- Jardim Botânico (vale a pena visitar para ver e fotografar a estufa de metal e vidro)
- Teatro Paiol
- Bosque Zaninelli - Unilivre
- Bosque Alemão
- Parque Tanguá
- Ópera de arame/Pedreira Paulo Leminski (uma das mais visitadas)
- Parque São Lourenço
- Torre Panorâmica (existe fila para subir, mas vale a visita)
- Parque Tingui/Memorial Ucraniano
- Parque Barigui
- Santa Felicidade (não vale a visita)
Eu não consegui visitar todas as atrações utilizando o ônibus, então eu optei por descer na Ópera de arame, na torre panorâmica, no museo ferroviário para visitar e almoçar, no jardim botânico que é uma das paradas obrigatórias e por último eu fui ao museu Oscar Niemeyer que eu não sabia que ficava tão perto do centro cívico e por isso não tinha ido visitar no dia anterior.
O que eu achei que seria incrível e estava louca para ir era o bairro de Santa Felicidade. Eu achava que era uma área da cidade de colonizadores italianos que tinha se mantido como era antigamente, mas quando o ônibus chegou lá eu fiquei totalmente decepcionada. o bairro foi todo modernizado e não existe mais nada de antigo no lugar. É somente uma rua cheia de restaurantes que servem comida italiana que provavelmente você acha em qualquer lugar do mundo para comer e lojas de souvenirs do tipo turist trap.
Dica 3 - Leve sempre um agasalho. Mesmo em pleno verão o tempo fecha e faz um friozinho na cidade.
Dica 4 - A cidade é plana e dá para ir a muitos lugares a pé. Então leva o tênis e deixa o salto.
Dica 5 - A cidade é muito barata para ser visitada. Das atrações acima eu só paguei para subir na torre panorâmica (5,00 reais) e para entra no museu Oscar Niemeyer (12,00 reais) todas as outras visitas foram grátis.
Então é isso gente, agora eu estou em Morretes e em breve escrevo sobre a viagem de trem e a cidade. Tem mais fotos de Curitiba e mais informações sobre a viagem na minha página no facebook.
Um beijo, um browser e um aperto de mouse,
Ana
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Karen Peressuti comentou 8 anos atrás
Minha Cidade! <3
Carla comentou 8 anos atrás
Eu fui à Curitiba em setembro/2015. Adorei a cidade, bem organizada, adorei o passeio do tour de bus, comidas a doces maravilhosos. Única cidade do Brasil que tem um Hard Rock Cafe, mas tb super recomendo o O Barba Hambúrgueria, comi o melhor hambúrguer dá minha vida!!!!!