Carro vendido, casa alugada, vacinas tomadas. Partiu viagem.


  América, África, Europa, Ásia, Oceania  1290 visualizações

Analúcia Batista adicionou foto de América,África,Europa,Ásia,Oceania Foto 1

Quanto tempo é necessário para planejar uma viagem longa de volta ao mundo? E quanto tempo antes da viagem eu preciso me dedicar aos preparativos? São duas perguntas importantes que serão diferentes dependendo de cada pessoa e cada situação de vida, mas eu vou trazer nesse texto algumas considerações que estou enfrentando nos preparativos da minha viagem para você refletir e tirar suas próprias conclusões.

O meu tempo de planejamento da viagem foi relativamente bem curto, grande foi o tempo que eu precisei para juntar o dinheiro para fazer a viagem. Primeiro veio a ideia de fazer uma viagem de um ano visitando vários países. Ideia baseada em relatos que eu havia lido na internet de pessoas que haviam feito uma viagem de longa duração, de pessoas que estavam na estrada e até de quem estava na fase de planejamento. Depois de ler alguns histórias a ideia tomou mais corpo quando eu me deparei com a resposta que é o cerne de todas as questões. Quanto custa fazer uma viagem como essa? US$ 20.000.00 foi a resposta. 

E ai!? Tem como juntar essa grana? Tem, só vai levar entre 4 e 5 anos. Beleza então eu tenho 4 ou 5 anos para viajar na viagem e sonhar em como ela vai acontecer.

Eu pesquisei e li tanto sobre viagens nesses últimos anos que chegou uma hora que eu me cansei e simplesmente parei de ler sobre o assunto. Já começava a chover no molhado, muitas informações eram repetidas e eu achei que era hora de partir para a ação e que eu não precisa mais me preocupar em estar informada sobre as 10 melhores praias do mundo para visitar ou sobre o que era essencial levar na mochila. Quando chegasse a hora de arrumar a mochila eu me preocuparia com isso, se preocupar com coisas que ainda falta muito para acontecer é bobagem.

Então chegou a hora. Depois de 4 anos juntando dinheiro a minha situação atual me levou a determinar que era o momento de arrumar a mochila. Uma vez que a decisão foi tomada e o dia da partida foi marcado na agenda começou a corrida. Tudo o que você um dia leu na internet sobre os preparativos de uma viagem como essa somem da sua cabeça e você não sabe por onde começar. Por isso, vou ressaltar a dica que eu já dei no texto anterior, enquanto estiver pesquisando sobre o assunto crie um documento e guarde todas as informações que achar necessárias. Nesse estágio é importante dar uma lida nessas informações para você começar a criar a sua lista de coisas que precisa fazer. 

Eu tomei a decisão 3 meses antes da data da partida. Foi um tempo bem longo onde eu pude fazer tudo com muita calma, sendo que eu tinha 100% do meu tempo disponível para me dedicar aos preparativos. Eu acredito que um mês e meio é mais do que o suficiente para dar conta de todos os preparativos, com algumas ressalvas, dependendo do que cada um tem que resolver antes da sua viagem.

A primeira atitude que eu tomei foi comunicar a minha decisão de ficar um ano fora viajando a parentes, amigos e outras partes como minha terapeuta, minha faxineira e pessoas para quem eu fazia trabalhos voluntários. Algumas pessoas próximas podem demorar algum tempo para se acostumar com a notícia, por isso, eu achei importante falar com todos sobre a minha decisão logo que ela foi tomada. Profissionais que dependem de você também precisam ser informados sobre a sua decisão, afinal de contas eles terão uma perda financeira que pode ser impactante em suas vidas pessoais.

Logo em seguida a minha preocupação foi em lidar com questões burocráticas ou questões que não dependiam somente de mim para serem resolvidas. Eu precisei vender o meu carro, fechar a empresa que eu tinha e decidir o que fazer com a minha casa durante a minha ausência. Pense em tudo que pode levar algum tempo para ser resolvido e comece por ai. Se preocupe em não deixar nada que pode se tornar uma bola de neve durante a sua ausência e dar muita dor de cabeça na sua volta. Pense também nos vistos e passaporte que precise tirar, essa é outra burocracia que merece ser vista logo no início.

Paralelamente eu cuidei de algumas questões relacionadas a saúde para ir mais tranquila. Uma questão é o das vacinas a serem tomadas. Eu não tenho um roteiro dos países que irei visitar e o médico da clínica para viajantes do hospital Emilio Ribas aqui em São Paulo me fez tomar todas as vacinas que existem. Isso significou um mês tomando injeções. Se você for fazer um check up médico os exames também podem demorar um pouco para ficarem prontos, então conte com isso e tente gerenciar o seu tempo da melhor forma possível. Dar uma checada nos dentes e nos olhos também pode ser uma decisão acertada.

Para a reta final ficam as decisões de cancelar o telefone, a TV, a internet e outros serviços que você vai usar até próximo da partida. Mudar o plano do celular de pós-pago para pré-pago, liberar os cartões de crédito, decidir como vai levar o dinheiro e o mais importante de tudo, preparar a mochila. Tenho 3 dicas aqui relacionadas ao que levar em uma viagem longa que são bem especiais.

Faça listas. Registre em uma lista com tudo o que você precisa fazer e depois divida essa listona em listas com escala de prioridade. Eu usei uma lousa que eu tenho na cozinha para ir registrando tudo o que eu lembrava que precisava fazer. Assim ficou tudo bem na minha cara e conforme eu ia fazendo eu apagava e escrevia outro item.

A compra das passagens e a hospedagem podem ser feitas em qualquer momento já que essa decisão vai depender de ter o dinheiro disponível, o roteiro feito ou mesmo uma oportunidade de compra que seja financeiramente compensadora.

As minhas dicas foram bem gerais nesse texto espero poder escrever mais e falar sobre cada faceta dos preparos para a viagem em breve.

Espero que essas informações sejam úteis e se você tem alguma dica sobre esse tema deixe um comentário logo abaixo.

Um beijo, um browser e um aperto de mouse.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América, África, Europa, Ásia, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.