Conheça Pedra Roxa e Patrimônio da Penha! Cachoeiras de águas cristalinas e comunidades em harmonia com a natureza!
Para quem gosta de aventuras e não conhece o ES, é importante saber que o Parque Nacional do Caparaó tem uma portaria no Espírito Santo e que as cidades do entorno do Parque têm atrativos de tirar o fôlego.
Hoje quero apresentar a vocês dois vilarejos: o primeiro será Pedra Roxa que pertence ao município de Ibitirama a 220 km de capital do estado e Patrimônio da Penha pertencente ao município de Divino de São Lourenço.
Imagine um lugar onde a natureza te apresenta uma beleza extraordinária nos momentos simples do dia-a-dia. Onde o nascer do sol e o pôr do sol são espetáculos dignos dos grandes palcos do mundo. Onde uma caminhada pode te presentear com o encontro com o que existe de puro e belo. Onde um mergulho em águas cristalinas te renova para a vida.
Pedra Roxa reúne essas oportunidades de vivências no mesmo lugar. E quando se tem a possibilidade de ficar por três ou quatro dias no lugar você pode experimentar cada sabor que a natureza nos presenteia.
Para os que gostam de uma aventura o Camping Sítio da Onça recebe todas as pessoas com um carinho incrível e ainda logo ao lado existe o poço grande, que possibilita banhos maravilhosos e muita diversão.
Aos que não têm a experiência de acampar sugiro o Restaurante e Pousada do Luiz, super fácil de encontrar, pois possui uma placa bem na estrada. Além dos quartos, no Luiz você encontra uma comida caseira deliciosa!
E caminhe pela região não tenha pressa! Veja as revoadas de tucanos, veja os peixes nas águas dos rios, converse com as pessoas da comunidade, eles conhecem os lugares propícios para banho (e são muitos lugares).
Estive na região em Julho, época de muito frio (o termômetro marcava 9º toda manhã). Comida de fogão à lenha e um bom vinho foram ótimos companheiros. Mas dizem que no verão o vilarejo fica lotado de turistas a procura do refresco das águas geladas vindas do Caparaó!
Não deixe de conhecer o Tecno Truta (cobra entrada e consumação) e o Vale dos Muriquis, dois espaços de lazer que oferecem pesque-pague, banhos de cachoeiras, comidas deliciosas. E é possível passar o dia todo curtindo os dois lugares.
Numa distância de 31km de Pedra Roxa está outra comunidade que te possibilita experiências únicas, Patrimônio da Penha! Fique atento, pois pouco depois de percorrer 12 km existe a Cachoeira do Granito (havia uma placa com um valor para a entrada, mas ninguém cobrou quando estive lá. Acho que funciona mais no verão para controle de pessoas no lugar).
Patrimônio da Penha tem suas cachoeiras lindas, águas geladas e cristalinas, ótimas oportunidades para mergulhos e fotos. Entretanto, não é isso que faz a comunidade ser especial. São as pessoas que ali resolveram viver!
A região para muitos possui uma energia especial e pessoas escolheram ali como lugar para viverem e estabelecerem uma nova forma de estar em harmonia com a natureza. Por isso, sente na praça, no café ao lado, no barzinho, vá a feira de produtos naturais de sábado de manhã, converse com as pessoas e lembre-se ABRAÇAR é regra de saudação.
O estilo de vida busca sustentabilidade, respeito à natureza. Não é difícil encontrar comida vegana e até mesmo oficinas de utilização de bambus ou de terapias holísticas.
Sugestão de hospedagem para os que gostam de aventura é o Camping da Cachoeira Vó Tuti. Que possui uma boa estrutura de banheiro, uma grande área granada, cachoeira do ladinho, e donos extremamente solícitos!
Para os que não são tão aventureiros assim, e querem conhecer o que realmente é a forma de viver em Patrimônio da Penha procurem pela Hospedaria Aldeia Alegria. Aliás, pousadas, hospedarias, casas para alugar é o que não falta na região.
Voltando aos banhos de poços e cachoeiras, não será difícil achar onde estão localizadas, pois existem muitas placas. E um caminho simples de fazer. Procure pela Cachoeira Arco-íris, o Caldeirão das Maravilhas, o Portal do Céu e o balanço.
Respeite a harmonia do lugar, respeite a natureza que tem cerca e sei que terá uma experiência como nenhuma outra! Conheça Patrimônio da Penha e Pedra Roxa!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Caio Martins comentou 7 anos atrás
Adorei!!! Parabéns!! Que lugar bonito! :)
Marina Zanchetta comentou 7 anos atrás
Galera passei minha virada de ano em Pedra Roxa, foi triste ver que muitos visitantes deixaram lixo nas cachoeiras de águas cristalinas. Então lembrem-se de respeitar a natureza e preservar para que possamos sempre usar!