Conheça algumas atrações “alternativas” dos pacotes para o Rio de Janeiro


  Rio de Janeiro  1237 visualizações

O Brasil e até o mundo inteiro conhecem o Rio de Janeiro e seus mais clássicos e icônicos cartões-postais, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana. Mas a Cidade Maravilhosa é muito mais que suas atrações famosas -- há um lado da capital carioca que pouquíssimos turistas conhecem, mas que é tão encantador e impressionante quanto seu lado já muito conhecido!

Então, se você ainda não conhece a Cidade Maravilhosa e gostaria de saber sobre os passeios clássicos, além de muitas outras dicas e informações, não deixe de conferir o texto sobre os pacotes para o Rio de Janeiro no blog do Instaviagem.

Mas se você já conhece as atrações mais clássicas do RJ e quer diferenciar um pouco o roteiro para a próxima viagem, nós selecionamos algumas atrações “alternativas” dos pacotes para o Rio de Janeiro que valem muito a pena conferir!

1. Palácio do Catete

Uma atração que exala história e cultura, esse palácio costumava ser a antiga residência dos presidentes do Brasil quando o Rio de Janeiro ainda era a capital do nosso país. No entanto, quando Brasília se tornou a capital, o Palácio do Catete foi transformado no “Museu da República”, sendo totalmente dedicado à história da República brasileira e oferecendo também diversos tipos de informações sobre os ex-presidentes do Brasil e ainda abrigando o antigo quarto de Getúlio Vargas do mesmo modo que ele o deixou em 1954. Além disso, a arquitetura do palácio, inspirada no neoclassicismo, acrescenta ainda mais encanto e charme à essa atração histórica, com belíssimos jardins, uma livraria e salas para atividades de cultura e lazer.

Juliana Gomes adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 1
Foto: Alejandro


2. Mosteiro de São Bento

Mesmo sendo um dos mais importantes monumentos de arte colonial do Brasil e de estar situado bem no centro da cidade, o Mosteiro de São Bento ainda é pouco visitado pelos turistas com os pacotes para o Rio de Janeiro. No entanto, para os viajantes religiosos, ou simplesmente para os fãs de arquitetura, essa atração é imperdível! Fundado por monges baianos em 1590, o local, apesar de ter uma construção externa mais simples, realmente impressiona em seu interior, pois conta com paredes e altares cobertos de ouro que parecem até brilhar quando se entra no mosteiro. Ao visitá-lo, é possível também ir à atração anexada a ele, a Igreja Nossa Senhora de Montserrat, e, juntos, eles formam um dos mais valiosos patrimônios históricos e arquitetônicos do Rio de Janeiro e do país.

Juliana Gomes adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 2
Foto: Guia Cultural do Centro Histórico do Rio de Janeiro


3. Prainha

Para quem achou que seria difícil ou praticamente impossível encontrar uma praia carioca que fizesse parte do roteiro alternativo dos pacotes para o Rio de Janeiro, claramente se esqueceu ou nunca ouviu falar da Prainha. Apesar de ser considerada uma das praias mais bonitas da cidade, ela ainda é pouquíssimo visitada e conhecida, mas é um verdadeiro refúgio para quem quer fugir da superlotação das praias mais famosas. A Prainha, mesmo pequena, com apenas 150 metros de extensão, é perfeita para relaxar e aproveitar as águas claras, areia branquinha e uma abundância de natureza ao redor, já que fica dentro de uma APA (Área de Preservação Ambiental). É um pequeno paraíso deserto e limpinho em meio ao caos do RJ!

Juliana Gomes adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 3
Foto: Rodrigo Soldon Souza


4. Parque das Ruínas

Há dois grandes motivos que essa belíssima atração merece entrar no seu roteiro “alternativo” dos pacotes para o Rio de Janeiro -- a vista que se tem de lá, que oferece uma paisagem panorâmica espetacular da cidade, e a arquitetura do local, que é construída sobre as ruínas (daí a origem de seu nome) da antiga casa de Laurinda Santos Lobo, aristocrata carioca da Belle Époque brasileira. Além disso, você sentirá a imersão de cultura assim que pisar dentro do Parque das Ruínas, pois conta com um centro cultural repleto de diversas exposições e apresentações de teatro, música e muito mais.

Juliana Gomes adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 4
Foto: Revista da Cerveja


5. Real Gabinete Português de Leitura

Finalmente, outra atração cheia de cultura e charme que encantará qualquer turista, mesmo aqueles que já visitaram o Rio de Janeiro milhões de vezes, é o Real Gabinete Português de Leitura. Essa biblioteca, que até lembra a dos filmes do Harry Potter, em Hogwarts, de tão majestosa e mágica, tem uma arquitetura inspirada nas antigas artes decorativas portuguesas e sua fachada inspirada no famoso Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa -- e não é à toa, já que foi fundada por imigrantes portugueses em 1837. A beleza do local é tamanha que já foi até mesmo eleita a quarta biblioteca mais bonita do mundo! Mas muito além disso, ela conta ainda com um acervo impressionante, tendo a maior coleção de obras literárias portuguesas fora de Portugal.

Juliana Gomes adicionou foto de Rio de Janeiro Foto 5
Foto: Arch Daily

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Rio de Janeiro,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.