Colômbia. Um destino apaixonante
Colômbia. Um destino apaixonante
02 Jun 2015 por Fernanda Souza em Turismo

O perigo é querer ficar. Este é o slogan deste país lindo, seguro, povo extremamente simpático, comida boa, frutas deliciosas e o melhor de tudo: barato.
Dentre os diferentes tipos de passeios, eu destacaria um imperdível: a Cidade Amuralhada de Cartagena das Índias. Um local onde história e modernidade se misturam e que foi declarado patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1984.
Cartagena é apaixonante, pelas suas inúmeras ruazinhas com casas coloridas. Os balcões sempre floridos são herança espanhola, as portas coloniais, cada uma de um jeito e com uma curiosidade. Os diferentes batedores de portas, leões, lagartos e outros bichos, identificavam as profissões dos moradores. E também serviam para afastar os maus espíritos da residência.
Além de muita história, existe o lado artístico de Cartagena, cidade eleita pelo escritor Gabriel Garcia Marques como moradia e cenário da maioria de seus romances.
Sou apaixonada por Botero e fiquei deslumbrada com suas esculturas em bronze espalhados pela cidade. Se quiser, você pode trazer uma lembrancinha de pequenas réplicas em esculturas e quadros dos artesãos locais.
Outro ponto forte é a gastronomia: come-se muito bem e barato. Cartagena oferece um leque de opções de restaurantes, lanchonetes e bares. Desde os de nível internacional aos pequenos restaurantes com comida típica. Além dos charmosos restaurantes contemporâneos. Na maioria deles, na hora do almoço, existe um “menu dia” por aproximadamente 6,50 dólares. Estas refeições, que variam de acordo com cada restaurante, incluem um caldo (toma-se muita sopa e caldos na Colômbia), o prato principal, um suco e às vezes, uma sobremesa.
As sorveterias são um destaque local: tanto as que vendem sorvetes tipo italiano ou as famosas “paletas” (parecidos com os nossos picolés). Além de lindos e deliciosos, são um bálsamo para o calor intenso que ocorre durante todo ano. Vale lembrar que Cartagena fica acima da linha do Equador e mesmo no inverno (entre dezembro e março), o calor é grande e a umidade alta, o que torna a sensação térmica maior. Mas seguramente é a melhor época para se visitar a cidade.
Como quase tudo se faz a pé, é importante não esquecer a garrafinha de água, chapéu e usar sempre o protetor solar.
Dica: saboreie a deliciosa limonada de coco, super gelada e refrescante. Um delírio para o paladar. Além disso, experimente as frutas colombianas: são diferentes, lindas e muito saborosas. Nas ruas, geralmente elas são vendidas por mulheres em trajes típicos.
Outra opção muito boa de um bom “regalo” (presente) ,são os cafés colombianos, que são classificados como um dos melhores do mundo.
A melhor maneira de viajar para Cartagena é pela Avianca, com conexão em Bogotá. E a melhor época é de dezembro a abril com temperaturas mais amenas e valores mais baixos. Para se hospedar, o lugar mais charmoso é dentro da Cidade Amuralhada, mas os preços são um pouquinho mais salgados. Mas na região de Getsemani (ao lado de fora da Muralha), há inúmeras opções mais baratas. Para ter uma idéia, os valores na baixa temporada em hotéis 3 estrelas variam de 80 a 120 dólares a diária do apto duplo
A Colômbia – e Cartagena em particular- é um destino cheio de historia, natureza exuberante, passeios incríveis, ótima gastronomia, bom papo e descanso.
Está esperando o que para fazer as malas? Reúna a família, os amigos… vamos viajar?
Estou à disposição para conversar e ajudar a organizar a sua viagem.
Boa Viagem!!!!!
Nanda souza
Fotos by Fernanda Souza
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Gerlee Braga comentou 7 anos atrás
QUE LINDOOOOO