A Patagônia vista pelos Lagos


  Chile  3315 visualizações

Nanda Souza adicionou foto de Chile Foto 1

Existe um passeio incrível que pode ser feito aqui na América do Sul. É indicado para todas as idades e pode ser realizado durante o ano inteiro: a travessia dos Lagos Andinos. Nesta viagem, existe a oportunidade de conhecer dois países com diferentes culturas e paisagens: o Chile e a Argentina.

Podemos começar por qualquer um dos lados. A minha opção foi começar pelo Chile. A viagem básica é de 10 dias, sendo dividida entre 2/3 noites em Santiago do Chile, uma linda capital, com tudo que uma metrópole pode oferecer: hotéis de categoria, bons restaurantes, baladas, ótima gastronomia etc. Em seguida, um vôo para Puerto Montt, na entrada da Patagônia. Puerto Montt é uma pequena cidade portuária da Região dos Lagos, que vive do cultivo de salmão e do turismo. Em Puerto Montt, sugiro um mínimo de 3 noites, pois há vários passeios a serem feitos na região.

Por exemplo, Puerto Varas, distante 21 Km e a beira do lago Llanquihueque. Puerto Varas  é conhecida como “Cidade das Rosas”, bem servida de restaurantes, hotéis boutiques e até um Cassino. A vista do lago é maravilhosa e você pode admirar o vulcão Osorno.

Não deixe de conhecer também: Chiloé, uma pequena ilha toda colorida com habitantes simpáticos e casas construídas sobre as águas, as “Palafitas”.

E Frutillar, uma linda cidadezinha, conhecida como a jóia do sul do Chile, rodeada de matas e a beira do rio Llanquihu, em frente ao cume dos vulcões Osorno (ele novamente, com seu topo eternamente branco de neve), Pontiagudo e Tronador. Frutillar é famosa pelas paisagens, ruas e casas lindas, todas floridas, possui uma das melhores confeitarias chilenas com a herança alemã, dos strudels, quiches de morango e framboesa. No verão, acontecem as semanas Musicais de Frutillar, onde você pode ouvir o melhor da música clássica e jazz no Teatro del Lago.

Nanda Souza adicionou foto de Chile Foto 2    Nanda Souza adicionou foto de Chile Foto 3   Nanda Souza adicionou foto de Chile Foto 4

Para a travessia, a melhor opção é a que dura 2 dias,com pernoite no vilarejo de Peulla que fica no meio do caminho. Esta travessia começou com Ricardo Roth, um suíço que cruzou de Peulla a Bariloche, e usou as trilhas abertas pelos jesuítas  para evangelizar os índios locais.

Esta travessia é feita intercalando ônibus e barco. A saída de Puerto Varas até o Parque Nacional Vicente Perez Rosales, onde estão os Saltos de Petrohue com suas águas cor verde esmeralda, dura 2 horas. Depois embarca-se para atravessar o Lago de Todos os Santos, sempre acompanhado de paisagens lindas. E em seguida, novamente ônibus até o hotel em Peulla. Pernoite acompanhado de um bom jantar e café da manhã para continuar a travessia no dia seguinte. Em Peulla aproveite uma tarde livre para fazer uma pequena excursão, nadar ou andar a cavalo.

No dia seguinte, saída em ônibus para Puerto Frias, aonde se faz a alfândega chilena. O caminho é sinuoso, cruzando a Cordilheira dos Andes a mais ou menos 900 metros do nível do mar.Em seguida, barco até Puerto Alegre; e depois ônibus até Puerto Blest. Aproveite para almoçar porque em seguida tem mais barco pelo Lago NahulHuapi até a cidade de Puerto Panuello. Aí, com  mais uma hora de ônibus chegamos em Bariloche , para alguns dias de descanso e encantamento. É bom lembrar que Bariloche, além de ser um famoso centro de ski, é muito disputado pelos argentinos principalmente na primavera e verão, pela beleza de suas paisagens e do  Lago Nahul Huapi e todas as possibilidades de esportes, hotéis e ótima gastronomia que a cidade oferece.

Neste link podem acompanhar como seria esta travessia, de modo interativo – clique aqui - http://www.cruceandino.com/circuitos/puerto-varas-bariloche

Nanda Souza adicionou foto de Chile Foto 5    Nanda Souza adicionou foto de Chile Foto 6    Nanda Souza adicionou foto de Chile Foto 7

Tenho certeza que vão se apaixonar por esta viajem linda e com ótimo custo x beneficio. Se quiserem mais informações estou à disposição.

Boa viagem, sempre!!!

Nanda Souza

Fotos: Claudia Maurano

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Fernanda parabéns pelo texto! Adorei, bem fácil de entender e se encantar pela Patagônia! Estou pensando em ir pra lá esse ano :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Chile,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.