Coisas que só vimos na Itália


  Itália  14574 visualizações

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 1

Em 6 meses de Itália já deu para conhecer um pouco do país, do estilo de vida dos italianos, sua cultura e algumas curiosidades que só vimos aqui.

Michelangelo, Donatello, Leonardo e Rafael, por exemplo, não são só os nomes das tartarugas ninjas, eles são grandes gênios italianos do renascimento.

Aqui a pizza é individual

Isso mesmo, aqui cada um pede a sua pizza! Diferente das pizzas brasileiras que onde mais recheio melhor, aqui na Itália o principal é uma boa massa e um bom molho de tomate fresco. O recheio tem sua importância, porém não pode ofuscar o sabor da massa, aliás o queijo não pode em hipótese alguma cobrir a massa; o molho tem de ficar aparente. E esqueça aquela mussarela que temos no Brasil, aqui as pizzas são obrigatoriamente preparadas com mozzarella di bufala fresca. Ahh, e aqui a pizza se come com a mão, capisce?!

Sim, eles comem massa todos os dias!

A primeira pergunta que eu fiz quando conheci um italiano foi “mas vocês comem massa todos os dias?” e a resposta foi “sim, e vocês comem arroz e feijão todos os dias?” rsrs. Mas se eles comem carboidrato no almoço, no jantar será só proteínas ou vice-versa.

E sim, eles também tomam vinho todas as noites

As bebidas que acompanham a comida numa mesa italiana é a água ou vinho. Muito raramente você verá um italiano bebendo refrigerante. O vinho custa menos do que um Coca-Cola na Itália.

O café da manhã doce

Nada de omelete, nem pão com presunto e mussarela e nada de bebida gelada como um suco. Aqui de prima colazione (café da manhã) eles preferem bebidas quentes como café, capuccino, chocolate quente ou chá, acompanhado de algum pão doce como cornetto (croissant) recheado com chocolate, ou biscoitos ou uma torta doce.

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 2

Gelato não é sorvete

A diferença entre o sorvete e o gelato é que o gelato é de fabricação artesanal, não contem conservantes e aromatizantes, tem menos ar na composição, é feito com produtos frescos, tem até 60% menos gordura que o sorvete e são armazenados em temperaturas mais alta o que favorece na textura (super cremosos) e no sabor. E aqui o gelato é consumido até no inverno.

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 3

Menu completo

Numa refeição tradicional italiana primeiro é servido o antipasti que costuma ser um prato de apetitivos como, fatias de queijos e salames, azeitonas, bruschettas e/ou uma porção de pães; depois vem o primi piatti que será uma massa ou risoto ou sopa; em seguida o secondi piatti que é o prato principal que será uma carne ou peixe e como acompanhamento, denominado contorni, uma salada ou legumes cozidos. Quando você acha que não aguenta mais comer ainda tem os doces. E para fechar com chave de ouro e ir embora do restaurante como um autêntico italiano…um café!

Ah…você nunca vai ver um italiano misturar alguma dessas “etapas” em um único prato.

Tomar um café logo após o almoço é quase que obrigatório

Quando você vai almoçar em um restaurante depois da comida o garçom já vem e pergunta “café?” e se você falar que não ele fica com uma cara de surpresa e depois de um tempo ele vem perguntar novamente se você tem certeza se não quer. Os italianos dizem que o café é para tirar o bafo de comida. E é café e não capuccino! Capuccino é só no café da manhã.

Os aperitivos

Aqui o happy hour é chamado de aperitivo, mas diferente do Brasil aqui raramente você vai ver um italiano pedindo uma cerveja. Aqui eles bebem um drink como Aperol, Prosecco, Campari, Spritz ou simplesmente uma taça de vinho. Entre as 17 e 20h os restaurantes/bares colocam um preço fixo que pode ser de 5 a 10 euros onde está incluso um drink e umas comidinhas à tira-gosto que também variam muito de um lugar para o outro. Em uns lugares eles colocam um balcão com vários tipos de comida (queijos, salames, mini sanduíches, pães, azeitonas, batatinhas) onde você pode pegar o quanto quiser e em outros lugares eles apenas servem um prato de petiscos na mesa.

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 4

Digestivo

Tem esse nome porque eles dizem que é para ajudar na digestão após uma refeição rica, especialmente durante finais de semana e feriados quando a comilança é maior. É tomado em um só gole (e com razão) depois do almoço ou janta e depois do café. Os italianos preferem os amargos ou a base de ervas e especiarias que se acreditam ter propriedades de sedimentação no estômago. Geralmente é o limoncello ou também pode ser a grappa, amaro, nocino ou licor.

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 5

La scarpetta

Sabe quando você come aquele prato de pasta maravilhoso e quando acaba só fica aquele molho tomate saborosíssimo no prato?! O que fazer? Fare la scarpetta!!! Este é o ato de terminar o molho que ficou no prato, pegando um pedaço de pão, para coletar o que sobrou esfregando o pão no prato. Uma delícia! A Itália é o país que mais consome pão, na Europa. Não é consumido no café-da-manhã, mas está na mesa acompanhando o almoço e jantar.

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 6

Os lanches são secos, não tem ketchup e nem maionese

Umas das coisas que mais sinto falta do Brasil são dos lanches regados de muita maionese, ketchup e mostarda. Você pede um lanche no Brasil e a garçonete traz seu pedido acompanhado dos potes de maionese e ketchup para você colocar ainda mais. Aqui nem um sachêzinho eles te dão :(


O banheiro e suas curiosidades

Não existem ralos no banheiro, somente o do box. Justamente por isso é difícil de achar rodo pra comprar, normalmente se usa o esfregão, o qual é torcido no balde apropriado. Por aqui se joga o papel higiênico no vaso sanitário, por isso, nem todos os banheiros têm cestinho de lixo, principalmente se for uma casa que só tem homem (o cestinho é usado mais por mulheres por causa dos absorventes íntimos, estes que não devem ser jogados no vaso). Se usa muito mais sabonete líquido do que o em barra para tomar banho. Esses em barra são mais difíceis de achar e não tem muita variedade de marca. Aqui muitas torneiras públicas têm os pedais no chão nos quais se pisa para sair a água e lavar as mãos. Algumas vezes se usa pedais pra dar descarga também, com o pé. Muito mais higiênico não?

E as janelas do banheiro foram uma das coisas que mais me chamaram a atenção nas casas italianas. Nada daquelas janelinhas basculantes que ficam lá no alto ou apenas saídas de ventilação como no Brasil, mas aqui são janelonas e que muitas vezes dá para uma vista linda. Além de ser muito útil depois de tomar aquele banho demorado onde tudo fica embaçado e úmido ou depois de fazer o número 2, só abrir a janelona que em 5 minutos está tudo resolvido.

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 7

São dois beijinhos de “oi” e começa da direita para a esquerda

No inicio foram vários desencontros e quase selinhos até se acostumar com o lado certo de dar o beijinho. Mas o beijinho no rosto é só depois de uma certa intimidade, antes disso é só um aperto de mão mesmo. E aqui os homens quando são da família ou se conhecem a muito tempo também se cumprimentam com beijinhos no rosto.

O povo que mais fala com a mão do mundo

Dizem que se amarram as mãos de um italiano ele não consegue falar e eu acho que é verdade. São mais de 250 gestos utilizados no cotidiano da população.

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 8

O italiano não é a única língua falada na Itália

Ouvimos de muitas pessoas daqui que os italianos do Sul do país não entendem o que os do Norte do país falam e vice versa. Como assim??? Quando a Itália ainda não era um país e sim uma série de reinos e cidades-estado, cada lugar falava seu próprio dialeto (ou melhor, sua própria língua). Em cidades pequenas e as pessoas mais velhas ainda tentam preservar o dialeto local.

Assista esse vídeo e entenda a diferença de três dialetos que existem na Itália.

https://www.youtube.com/watch?v=eHQuUBMpef8watch

Aqui não tem os 10% do garçom mas tem o “coperto”

Quando você pede a conta em um restaurante observa que não tem aquele famoso 10% do garçom como no Brasil mas ao invés disso aqui pagamos o COPERTO (geralmente é por pessoa), que nada mais é do que pagar para sentar no lugar. Isso vale também para o cafézinho! Se você toma um café em pé no balcão como todos os italianos aqui fazem você paga por exemplo 1 euro, mas se você for tomar esse mesmo café sentadinho em uma das mesas ele será uns 3 euros.

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 9

Slow life mas nem tanto

Os italianos são famosos pelo “Dolce far niente” (o doce de não fazer nada) e pelo Slow food (comer devagar, apreciar a comida e a companhia) e isso é verdade. Entretanto….para outras coisas eles são tão estressados que chega ser engraçado, rs. Dirigindo os italianos são loucos, estressados e mal humorados. E outra coisa que eu acho mais bizarro: você vai num mercado fazer compras, repara que estão todos tranquilos fazendo suas compras normalmente mas na hora de ir para a fila do caixa parece que a chavinha da paz e tranquilidade na cabeça dos italianos desliga e eles começam ficar nervosos porque a fila não anda, você coloca sua compras na esteira para a caixa calcular as suas coisas e eles já estão colocando as deles juntos e te empurrando para ir logo, como se você estivesse atrasando a vida deles, rs. É uma loucura!!!

E aí o que acharam das curiosidades? Agora quando vocês vierem a Itália vão tirar de letra tudo ;)

Se quiser mais dicas como essa acesse o site https://medium.com/viagem-a-milanesa

Ahh e não esqueça de curtir e comentar se tiverem alguma dúvida! Obrigadaaaa :)

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sola no Mundo

Sola no Mundo  comentou 7 anos atrás

Uaaaaauuu Melissa! Que texto incríiiiivellll

Melissa Stella

Melissa Stella comentou 7 anos atrás

Grazie Raquel :)

Ju Pires

Ju Pires comentou 7 anos atrás

Amei o texto! Estou super ansiosa pra conhecer a Itália!!!

Melissa Stella

Melissa Stella comentou 7 anos atrás

Venha Ju Pires! A Itália é incrível!!!

Nina Silva

Nina Silva comentou 6 anos atrás

Adorei!!!

Melissa Stella

Melissa Stella comentou 6 anos atrás

Que bom que gostou Nina! Grazie!

Mari Varanda

Mari Varanda comentou 5 anos atrás

Vou para a Itália em lua de mel em outubro/18 e adorei as curiosidades, muito úteis! Obrigada!!!!!!!!

Melissa Stella

Melissa Stella comentou 5 anos atrás

Oi Mari Varanda! Entre nesse link e você verá mais dicas e roteiros https://medium.com/viagem-a-milanesa Obrigada pelo comentário.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Itália,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.